x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 116

acessos 73.535

Planilha Price X Planilha Gauss

Birde de Aquino Barroso Junior

Birde de Aquino Barroso Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 30 junho 2011 | 14:07

Amigos,

Estou precisando de uma planilha onde demonstre a diferença de juros cobrados pelo método de Price, geralmente utilizado pelos bancos, com os juros cobrados pelo método de Gauss, geralmente utilizados por contadores e advogados.
Parece que o método de Gauss é o mais justo em se tratando de juros cobrados pelo financiamento de veículos.
Por acaso alguém tem alguma planilha que demonstre de uma forma bem clara a diferença entre os dois métodos, para comprovação de juros abusivos perante a justiça?

Obrigado desde já.

Birde.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Domingo | 3 julho 2011 | 19:38

Birde De Aquino Barroso Junior

Seja bem vindo ao forum.

Na internet ou mesmo aqui no forum voce irá encontrar planilhas sobre o Método Price. Quanto ao Método Gauss, embora não eu concorde com o mesmo, porque, na minha ótica, o que é abusiva é taxa de juros e não modo de como se cálculo o mesmo, vou solicitar a um moderador para anexar uma planilha de amortização no sistema Gauss elaborada por mim. Na planilha inclusive mostro o desenvolvimento matemático do sistema.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Eduardo da Silva Pereira

Eduardo da Silva Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 julho 2011 | 10:42

Acho que tem um bug na planilha...
quando alteramos os dados, por exemlo: alterar a taxa de juros, alterar o prazo de finaciamento e o valor financiado o valor da prestação está dando um número relativamente alto.

expemplo: alterei o valor financiado para 30.000
prazo para 48 meses
taxa de 1,65% a.a.
Segundo a planilha, o valor da prestação fica em : R$ 3.228,25.

EVANDRO CARREON

Evandro Carreon

Bronze DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 julho 2011 | 10:56

Eduardo, eu confesso que também achei estranha esta situação e pensei na mesma hipótese de BUG.
Alguém pode nos auxiliar?
E sobre uma tabela price nos mesmos moldes da presente tabela, alguém consegue?
Obrigado

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 13 julho 2011 | 16:12

Pessoal

Propositadamente mostrei o desenvolvimento matemático. Se há BUG use o desenvilmento matemático e monte a sua planilha. Só que 1,65% a.a não o mesmo 1,65% a.m. Cuidado na capitalização composta quando se trabalha com taxa de juros, 10% ao mês não igual a 30% ao trimestre ou vice-verso.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Tamara ancelmo dos santos

Tamara Ancelmo dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 julho 2011 | 19:11

por favor alguem pode me ajudar, sou nova por aqui.
bom a pergunta é a seguinte: tenho um cliente que vende para o paraná o produto tem o ncm 94049000 travesseiro, aliquota interna sobre esse produto é 18%, a aliquita interna do paraná é de 18%. qual é o calculo do icms por substituição tributaria? se a aliquota interna sobre este produto é 18% porém existe o protocolo com estado do paraná.???

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 14 julho 2011 | 07:49

Após o alerta dos companheiros Eduardo e Evandro fiz uma análise na planilha e verifiquei que de fato a um erro.

Façam a seguinte correção:
1-Desproteja a Planilha;
2-Prestação,na coluna E, Linha 7;
3-Formula =(E3*(1+(E4+E6)*(E5)))/((1+((E5-1)*(E4+E6))/2)*12)

Altere o 12 no final da formula para E5. Irá ficar assim:

=(E3*(1+(E4+E6)*(E5)))/((1+((E5-1)*(E4+E6))/2)*E5)

Portanto, no financiamento apresentando acima a prestação será de R$ 807,06

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
EVANDRO CARREON

Evandro Carreon

Bronze DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 julho 2011 | 19:50

M Messias Santos, pelo que vi a sua tabela está bloqueada por senha, e não sabemos qual é a senha.
Tem como o Sr. realizar tal correção e postar novamente a tabela para nós?
Espero que sim.
Obrigado.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 14 julho 2011 | 20:16

Evandro Carreon

A senha é 123 ta logo no inicio das explicações.

Siga as orientações acima

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Eduardo da Silva Pereira

Eduardo da Silva Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 15 julho 2011 | 15:12

Ok
Planilha 100%.
Parabéns e acredito que ela irá contribuir consideravelmente em processos de revisionais de contratos de financiamento. Lembro que diversos julgamentos já declararam como inconstitucional a utilização da tabela price no sistema de financiamento e que, segundo a CF, a taxa máxima a ser utilizada é de 12% a.a., equivalente a 1% a.m.

Eduardo da Silva Pereira

Eduardo da Silva Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 17 julho 2011 | 14:22

Concluso a planilha do método Gauss, há necessidade de remeter um "laudo técnico" ao cliente que comprove a metodologia price no contrato objeto de revisão e, ainda, que aponte o método Gauss como mais adequado.
Desenvolvi, à partir da planilha deste tópico, uma outra que compara as duas metodologias. Adicionei gráficos comparativos, contudo necessito de uma modelo de "laudo" ou "parecer" para concluir esse trabaho.
Alguém pode postar um modelo de laudo para essa finalidade para podermos fazer uma espécie de modelo padrão para processos de revionais de contrato de financiamento?
Agradeço...
PS: Assim que concluir, solicitarei ao moderador que também poste a "planilha final".

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 06:49

Senhores

Não é meu hábito fazer propaganda aqui no forum. Portanto peço que se assim for entendido que este poste seja excluido.

O livro abaixo é especifico sobre o tema em questão.

Prática de Direito Processual Bancário - na Visão do Consumidor Bancário

Autor: Mauro Sérgio Rodrigues

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
EVANDRO CARREON

Evandro Carreon

Bronze DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 12 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 21:29

Eduardo,
Eu tenho o livro indicado pelo M Messias, e no livro realmente consta o laudo para apresentação.

PS*** Na sua planilha tem os campos de dedução da TAC, Tarifa de boletos e outras taxas imbutidas?

neusa vil

Neusa Vil

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 23:47

Ola,
Substitui o numero 12 pela célula E5, mas o resultado final se manteve o mesmo de R$ 884,68, nao foi alterado para R$ 807,06. Segui todos os passos, a tabela esta identica.

Observei que a célula E5 é correspondente ao numero 12, como é possivel o valor diminuir em R$ 77,62 ?

O que faço para resolver esse problema ?

Desde ja, agradeço.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 06:42

Luiz Carlos Marcolino

A célula E5 não é 12. Veja acima que é pra substitui em E7, o 12 por E5.

Estes são dados apresentados pelo Eduardo:
Valor a ser Financiado 30.000,00
Taxa de Financiamento 1,65% a.m
Prazo de Financiamento 48 meses

Fazendo a alteração acima e lançando estes valores na planilha, será calculado uma prestação de 807,06.

Se voce colocar 12 na célula E5 com o mesmo valor financiado e a mesma taxa a prestação será de 2.745,82. Portanto, nao sei como voce chegou a 884,68

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Eduardo da Silva Pereira

Eduardo da Silva Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 09:39

Evandro Carreon

Inclui todos campos constantes do contrato de financiamento em separado:
Valor Principal, TAC, IOF, Despesas Administrativas e outros.
O samatório compões o montante financiado.
Na tabela que estou desenvolvendo estou comparando 03 tipos de sistemas de amortização: PRICE, GAUSS e SAC. Dessa forma, poderá ser utilizada até para processos revisionais de financiamento imobiliário que utilizam o método SAC de financiamento.
Está em fase de teste e devo conluir até o final de semana, aí vou solicitar a postagem para todos.
Caso tenham postado o modelo de laudo, incluiriei um macro para impressão final do relatório já na planilha.

EVANDRO CARREON

Evandro Carreon

Bronze DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 16:28

Eduardo,
Tudo bem?
Não sei se você já viu o exemplo de laudo que postei aqui no tópico, e se o mesmo serviu de parâmetro para você.
Qualquer dúvida eu me coloco à disposição para auxiliá-lo naquilo que for possível.

Eduardo da Silva Pereira

Eduardo da Silva Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 16:30

Visualizei sim Evandro Carreon... já estou trabalhando para concluir a planilha... deve concluir no final de semana, pois estou com muita demanda de trabalho para esta semana, então vou trabalhar no final de semana para postar ok?
Abraços...

neusa vil

Neusa Vil

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Domingo | 7 agosto 2011 | 17:41


Evandro, boa tarde, acompanho, desde a primeira discucão referente a planiha, como tambem estava precisando dela, e o Eduardo solicitou ajuda e os amigo enviou a ele o laudo, ele pediu para aguardar, então nem entrei pra solicitar ajuda dos amigos, para tal planilha, mas continuo no aguardo do Eduardo.

Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.