x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 8.186

Comissão Vendedores.

Silvana Silvestre Dias

Silvana Silvestre Dias

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 09:46

Olá,

Alguem pode me ajudar?
Tenho em uma empresa que estou contabilizando, pagamentos de comissões a vendedores, estes não emitem Nota Fiscal e até Junho deste ano eles não vão me fornecer NF destes valores, em que conta posso estar contabilizando estes pagamentos a estes vendedores, sem NF ou recibo?

Agradeço a ajuda!
Silvana.

Ary Ferreira

Ary Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 10:08

Olá Silvana,

Sem uma documentação hábil, seja NF ou RPA, não tem comprovação de pagamento efetuado, portanto não pode ser contabilizado aquilo que não tem comprovação idônea.

disponha.

Silvana Silvestre Dias

Silvana Silvestre Dias

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 11:34

Obrigado pela atenção. Mas olha só os pagamentos saem do banco, impossivel tenho que contabilizar para alguma conta, fiquei muito na duvida quando minha chefe falou pra eu contabilizar em uma conta de despesas, por exemplo despesas com viagens, vai ficar enorme um super valor nesta conta todo mes, o que eu faço?

Obrigado.

Bruno Colbachini

Bruno Colbachini

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 11:40

Esse valor deveria estar no passivo como comissões a pagar, portanto a baixa seria:

D - Comissões a pagar
C - BANCO

Lembrando que a comissão ja foi para o resultado por competencia do faturamento, segue exemplo:

EMISSAO DA NF
D- Despesa com comissão
C- PROVISÃO COMISSÃO 10.000

RECEBIMETNO DA DP
D-PROVISAO COMISSAO
C-COMISSOES A PAGAR 10.000

PELO PAGAMENTO
D- COM. A PAGAR
C-CAIXA 10.000

neste caso o pagamento é realizado no recebimento da DP.

e é preciso documento fiscal para contabilização!

Silvana Silvestre Dias

Silvana Silvestre Dias

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 11:46

Oi obrigado..

Olha os vendedores que emitem NF estão feito corretamente porque tem documento fiscal, eu só quero saber o que eu faço com os pagamentos aos vendedores que não emitem NF nem nada, sendo que o pagamento a eles sai do banco da empresa.. esta é minha duvida onde lançar estes valores sem documento fiscal?..

Obrigada.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 20:49

Silvana, boa noite.

eu só quero saber o que eu faço com os pagamentos aos vendedores que não emitem NF nem nada, sendo que o pagamento a eles sai do banco da empresa..


Cfe postagem do Ary, não há como contabilizar despesa sem documentação idônea para acobertamento.

Na verdade, existe aí omissão da fonte pagadora em se permitir efetivar tal transação nos moldes por voce citados.

Na falta de nota fiscal de serviços, o correto seria emitir RPA, pagando todos os impostos e contribuições incidentes sobre tais pagamentos.

Quaisquer procedimentos que fujam dessa linha de pensamento não terão contemplação na legislação vigente, ferindo assim, os princípios da contabilidade, com indícios de caixa 2.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.