x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 778

Empresa a ser Vendida

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 16:49

Boa Tarde, Claudia Dione Lazzarin.

1) Uma empresa pode ser vendida sob duas formas:

a) Pela venda das quotas/ações. Neste caso não há nenhum registro contábil a fazer na empresa. Se for limitada, há necessidade de fazer Alteração Contratual pela alienação das quotas para os novos sócios; se for sociedade anônima, há a necessidade de fazer a transferência das ações no Livro Registro de Ações para os novos acionistas.

b) Se houver a venda dos ativos e passivos da empresa, aí sim teremos registros contábeis pela venda do patrimônio da empresa (os direitos e assumpção das obrigações). Os registros contábeis deverão ser efetuados conforme com o que foi pactuado no Contrato de Compra e Venda entre as partes.

2) Ocorrendo a venda da sociedade, deverão ser apurados os Ganhos e Perdas para efeito de tributação na Pessoa Física (aplicar o programa Ganhos e Perdas de Capital 2011 disponível no site da RFB; sobre o ganho apurado haverá tributação de IR alíquota de 15%).

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.