x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.077

Vale gás como contabilizar?

Poliana Berkenbrock

Poliana Berkenbrock

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 16:22

Boa tarde, tenho uma revendedora de gás (GLP), trabalho com vale-gás... estou com dúvidas com relação a emissão de NF. Recebo esse vale-gás do meu fornecedor com CFOP 5949. Posso emitir NF para um supermercado como vale-gás com CFOP 5922 ou mesmo como 5949 ? A utilização desses CFOP´s não gera contabilização certo? E o recebimento deste vale-gás emitido para o supermercado posso gerar faturamento com esses CFOP? Visto que posteriormente o supermercado fornece o vale-gás para seu cliente e depois a revendedora vai entregar o GLP, gerando ai a venda efetiva para o consumidor. Gostaria de orientações com relação aos CFOP´s para cada situação e saber se meu raciocínio esta correto? E onde eu poderia buscar maiores informações a respeito desse assunto?! Muito obrigada. Aguardo resposta.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 3 julho 2011 | 01:20

Poliana
Bom dia


Geralmente operações com segundo número 9 nao gera contabilização, no entanto é necessário avaliar a essencia da operação, pois ao emitir a nota fiscal ao supermercado ele possui um valor em seu poder que é importante levar em consideração.

Quanto as operações do CFOP sugiro que pode na sala de Legislação Estadual e Municipal e/ou consulte diretamente a SEFAZ de sua região.



Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.