x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 871

Profissionais Liberais - Escritório Especializado

Thiago Ribeiro dos Santos

Thiago Ribeiro dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 23:09

Boa Noite caros colegas.

Me formei em dezembro último e estou com planos de montar um escritório contábil especializado em atender os profissionais liberais (dentistas, psicólogos, arquitetos, etc). Andei pesquisando bastante aqui no forum e consegui muitas informações. Abaixo segue um resumo do que eu encontrei:

- O profissional liberal pode ser pessoa física ou jurídica. Nesses casos escolher a melhor maneira de tributação.

- Sendo pessoa física, basta fazer o livro caixa e o recolhimento do IR será baseado na tabela progressiva. Para contratar funcionários, a pessoa física precisa ter o CEI no INSS. E também deverá emitir recibos devidamente numerados e em duas vias para seus clientes.

* Uma dúvida, pelo que eu li as atividades hospitalares podem ser tributadas com aliquota base de IRPJ reduzida no Lucro Presumido: odontologia e psicologia/ psiquiatria são consideradas atividade hospitalar?

* Outra dúvida, no caso de pessoa física, como fica a questão do iss? Varia de prefeitura para prefeitura a isenção?


Desde já eu agradeço os colegas!

Abrçs!

att;

Thiago Ribeiro dos Santos
Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 12:14

Thiago Ribeiro dos Santos, essa sua ideia é muito boa, escritorio de contabilidade para profissionais liberais...
Acredito que isso é uma boa, pois esses clientes pagara os honorarios em dia e mandarão os documentos contabeis e fiscais direitinho...

Parabens... que seu negocio de certo!!!

Sucessos...

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.