x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.661

contabilização

ALEXANDRE PINHEIRO DE AZEVEDO

Alexandre Pinheiro de Azevedo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 13:10

gostaria de saber como fazer contabilização quandoo os socios tem duas empresas com CNPJ diferente.

1º - eles usão dinheiro de uma para fazer pagamentos de despesas no mês da outra, ai no mês seguinte ai eles devolve o dinheiro, isso abro uma conta no balanço de emprestimo no ativo, e da outra abra uma conta no no balanço no passivo.

2º quando os socios emprestam dinheiro para empresa, faço contrato de mútuo.

Grato

Alexandre

Bruno Colbachini

Bruno Colbachini

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 13:38

Entre empresas também deve existir um contrato de mútuo. Lembrando que de sócio para empresa nao tem incidencia de IOF. No entanto entre empresas terá incidencias de IOF.
Essas empresas são "partes relacionadas" um da outra.

Abs.

Zilda Maria Maia Jatobá

Zilda Maria Maia Jatobá

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 13:22

Sou contabilista e tenho meu CRC ativo, só que não trabalho nesta área, pois trabalhei por muitos anos em Instituição Financeira de grande porte, assim que eu me aposentei montei uma loja de modas e acessórios. Hoje eu pago um contador, só que eu mesma gostaria de estar fazendo a contabilidade deste comércio, pq os meus gastos estão mutios e esta seria uma forma de conter um pouco as minhas despesas.
Gostaria de saber qual o 1º passo que tenho que fazer?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.