x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 707

Despesas 2010 contabilizadas a menor

Carlos Alexandre da Silva

Carlos Alexandre da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 13:58

Boa tarde pessoal. Fiz varias pesquisas no forum, li varios topicos, mas ate agora nao encontrei nenhum resposta para minha duvida.
Em dezembro de 2010 foi provisionado na contabilide valores a menor de INSS e FGTS e só conseguimos identificar isso agora. Como em janeiro houve os pagamentos e foi a maior as contas no passivo ficaram com saldo devedor INSS 247,25 e FGTS 166,07. Alguem poderia me explicar como devo proceder para corrigir esse erro?

Agradeço toda e qualquer ajuda.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 14:09

Carlos,

Esta diferença que você deixou de lançar em 2.010 deu diferença a maior no lucro do ano passado, mas não vejo problemas é só você lançar como despesa ou então provisionar agora em 2.011 a diferença e lançar os pagamentos normalmente.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Carlos Alexandre da Silva

Carlos Alexandre da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 15:23

Rogerio,

Consegui entender sim as duas formas como voce explicou. Mas as duas formas são corretas? Por que vou passar balancetes ao cliente e com certeza ele vai questionar isso, entao ja quero estar preparado para dar uma resposta convincente para esse ajuste. Na sua opiniao qual voce considera "mais" correto a ser feito? E tipo um argumento, ai tiro por base o que vc falar para repassar ao cliente.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 09:03

Carlos,

Eu acredito que o metodo mais correto seria tirar dos lucros acumulados.
Mas se fosse comigo, eu abriria uma conta de especial p/ INSS e FGTS só para lançar estes pagamentos nas despesas em janeiro de 2.011, para evitar maiores problemas, levando em consideração que são valores pequenos. Sendo assim as despesas INSS e FGTS entrariam no movimento deste ano. A não ser que você volte em dezembro, faz a provisão e conserte o seu balanço também, é uma opção.

No meu caso aqui, são empresas menores.



Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Marcos Roberto Ghislandi

Marcos Roberto Ghislandi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 11:03

Carlos,

O Rogério tem razão, o correto é tirar de Lucros Acumulados, como Ajuste de Exercícios Anteriores, pois estas contas transitariam pelo Resultado do exercício.

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.