x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.955

Conta fornecedores em aberto, saldo fictício.

Aline Mirtes

Aline Mirtes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 16:21

Boa tarde a todos.

Como posso baixar um saldo antigo da conta de fornecedores? Posso simplesmente dar baixa pelo montante do saldo contra o caixa? Existe alguma base legal para proceder neste casos?

desde já obrigada.

Aline Mirtes
Empresária - Mirtes Treinamentos e Consultoria Tributária
skype: aline.mirtes

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar."  Jeremias 29:11
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 10:03

Aline, bom dia.

Diferentemente da exposição do Ary, o RIR/99, em seu artigo 281-III, traz o seguinte destaque a respeito do assunto:

Omissão de Receita Saldo Credor de Caixa, Falta de Escrituração de Pagamento, Manutenção no Passivo de Obrigações Pagas e Falta de Comprovação do Passivo

Art. 281. Caracteriza-se como omissão no registro de receita, ressalvada ao contribuinte a prova da improcedência da presunção, a ocorrência das seguintes hipóteses (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 12, § 2º, e Lei nº 9.430, de 1996, art. 40):

I - a indicação na escrituração de saldo credor de caixa;
II - a falta de escrituração de pagamentos efetuados;
III - a manutenção no passivo de obrigações já pagas ou cuja exigibilidade não seja comprovada.
(Grifei)

Diante do exposto, não há como contabilizar quitação a fornecedores sem documentação hábil e idônea. O mero e simplista lançamento a crédito da conta caixa, conforme sugere mensagem acima, por motivos óbvios, não encontra respaldo legal.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.