x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 14

acessos 20.078

Custos alteração MEI-EI - LTDA

Nilo Carlos

Nilo Carlos

Iniciante DIVISÃO 1, Account Manager
há 12 anos Quinta-Feira | 14 julho 2011 | 16:20

Caros amigos,
Estou em um martírio com essa MEI, cai nessa pegadinha do LULA e fiz meu cadastramento como Micro Empreendedor Individual para formalizar o negócio que não deu certo, enfim, desde a abertura eu nunca fiz NADA com essa tal firma, nunca paguei uma taxa, nunca emiti uma nota, ou seja, ela ficou esquecida aqui na gaveta, agora estou montando um negócio de grande porte e ja sei que tem como transformar essa MEI em LTDA, mas os contadores da minha grande cidade, GOIÂNIA, estão querendo cobrar entre 1500 a 1800 reais para fazer tal transformação, e notem que não consegui encontrar um bendito contador aqui que me desse CERTEZA, que ele falasse com total clareza e firmeza dessa operação...como sou um curioso no assunto, apresento aqui algumas dúvidas....

1 - O porque desse preço absurdo ? sendo que para abrir outra empresa do zero eu gastaria algo em torno de 800 reais.
2 - Gostaria somente de manter a data de abertura (1 ano e meio) visto que para trabalhos bancários isso já é um bom começo. tem como manter essa data de abertura ?

A firma esta com o código CNAE 56.20-1-04 e será mudado para 80.20-0-00 com a entrada de um novo sócio.

Olhando na JUCEG GO ví que as taxas não são tão onerosas como os contadores daqui estão dizendo !!!

TABELA DE PREÇOS
O que ao meu ver fica algo entre 400 a 500 reais todo o processo!

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Quinta-Feira | 14 julho 2011 | 17:14

Nilo Carlos

realmente é um processo bem complexo, é unânime prefiro fazer uma constituição doquê uma transformação., a maioria dos contadores prefere a segunda opção porém é nósso trabalho e temos quê fazer e pronto.

quanto aos valores cobrados r$ 800,00 está na média, dependendo do escritório em são paulo você pagaria o dobro.

e em relação as taxas cobradas infelizmente as ordem é do governo do estado.

entendo perfeitamente sua insatisfação mas nós da aréa contabil estamos pagando muito alto e em relação a mei não quero nem me pronunciar.

aconselho você procurar um contador entre em um acordo em relação a valores e com certeza seu caso vai ser solucionado.

desejo boa sorte e muito sucesso no novo empreendimento.

marcelo

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Quinta-Feira | 14 julho 2011 | 17:32

Nilo Carlos

1º opção

procure a sede da junta comercial do estado de goias, colha o maxímo de informação

2º opção

sindicato dos contabilistas do seu estado, existe em algumas cidades associações comerciais quê dão suporte gratuitamente.

3º opção

acredito quê o sebrae pode também ajuda-lo

espero ter ajudado

boa sorte

marcelo

Kel São Paulo

Kel São Paulo

Prata DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 14 julho 2011 | 22:40

Amigo Nilo

vou dar uma informação mas nao posso afirmar com 100% de certeza, mas acredito que o valor cobrado provavelente deve ser devido o escritorio fazer duas alterações, uma de MEI para ME e de ME individual para LTDA.

Mesmo assim o valor esta um pouco salgado

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 16 julho 2011 | 12:46

Não considero caro não, o processo é complexo, e depois cada um dar valor ao ser serviço, "Quem não sabe, quer fazer, paga pra quem sabe"

Tem que ser feita a transformação de empresário individual para sociedade alterando também o objetivo social, registrar no contrato na junta, preencher o DBE alterando na receita, levar na prefeitura e alterar.

Você pode fazer sozinho no próprio site da junta você consegue os modelos necessários e consegue também emitir a taxa e fazer todo o processo, é só estudar. Porque registro de empresa não é atividade exclusiva do contador, qualquer um pode fazer, embora o contador pela experiencia consegue sempre a melhor forma.

Agora para continuar sua empresa, você precisa do contador porque ela é obrigada a contabilidade.

Informe-se no site, leia tudo, tome informação na sua junta e registre a alteração. Depois ficará mais fácil você apenas escolher um contador para o serviços mensais.


Bons estudos

abraços,

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 19:09

Kel,

Solicita sim, mas passa sem esta informação. Porque empresas optantes pelo simples nacional são obrigado pela legislação federal apenas ao livro caixa, entre outros. É livro caixa pode ser preenchido porque qualquer pessoa. O que obriga é quando há contabilidade regular. O que acontece que quando a empresa é obrigada a Inscrição Estadual, a AF obriga também a utilização do contador, porque precisa de escriturar o livro fiscal, é para a receita estadual isso é privativo do contador. Então o que acontece você pode abrir sem o contador, mas necessariamente vai precisar dele para continuar.

Observação: Não considero caro o valor pago a um profissional sem ele qual for, cada um dar o preço pelo seu serviço.

Como eu disse antes o processo é complexo, de repente o barato sai caro, a pessoa sem experiência vai tentar e o processo vai voltar.

Gisele Lima

Gisele Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 17:33

Olá, Boa tarde!

Desejo mudar de MEI para ME, somente pelo fato da ME poder vender no atacado. Voces sabem se eu vender embalagens descartaveis em grande quantidade no CNAE:

4789-0/99 - ARTIGOS PARA DECORAÇÃO DE FESTAS; COMÉRCIO VAREJISTA
4789-0/99 - EMBALAGENS EM GERAL - EXCETO DE PAPEL E PAPELÃO

Os produtos serão barrados pelo fisco se vender em grande quantidade pelo fato de ser MEI? È que irei vender pela internet, então tenho essa duvida quanto a quantidade

Outra consideração: trabalho em casa, mudando para ME poderei continuar usando meu alvara recente e continuar trabalhando em casa?

Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 20:33

Gisele,

Sinceramente falando, esse MEI é a maior furada que o governo já criou.Quem pretende ter um estabelecimento fixo, crescer, com planos, abre empresa optante do Simples Nacional. Não perca tempo com esse MEI.

Empresa a visibilidade é bem melhor tanto no mercado quanto para as instituições financeiras, cujo capital de giro oferecido é bem maior.

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)
Gisele Lima

Gisele Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Sábado | 1 setembro 2012 | 16:02

Jupira, fico muito agradecida por aceitar o convite para participar deste tópico.

Não consigo ver o enquadramento do Micro Empreendedor Individual como uma grande "furada", vejo uma oportunidade para começar um negócio, como no meu caso por exemplo não tenho capital para investir no pagamento dos honorarios de um contatador e as taxas para abertura, sem contar o beneficio de poder iniciar em casa. Apos conseguir alcançar as vendas como MEI e poder mudar para ME com certeza contarei com o profissional contador.

Me sinto ingenua quando dizem ser o enquadramento do Micro Empreendedor uma grande furada, gostaria de poder contar com o compartilhamento de experiencias para saber do que realmente se trata esta expressão

Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 1 setembro 2012 | 22:36

Gisele,

Mas infelizmente é essa a única expressão possivel mesmo, ou seja, furada. Esse MEI foi uma forma que o governo arrumou para aumentar a arrecadação para o INSS.

Se você almeja crescer e ir ganhando mais visibilidade no mercado, ter um capital de giro maior e poder chegar a fornecedores maiores, e também clientes maiores, a empresa é a melhor forma.

Mesmo porque, não é questão de honorários e nem pelo fato de ser Contabilista. Mas é a realidade do mercado. Tanto que se você for analisar bem, até o MEI precisa sim de Contabilista. Justamente para ficar atendo a entrega das declarações, e não é somente a de imposto de renda pessoa juridica.Muitos que abriram e abrem como MEI estão se enrolando até na emissão dos impostos. Ou abrem o MEI apenas para ter CNPJ, e aos poucos vão ficar mais enrolados do que já estão, como por exemplo dividas de impostos. Aí é o pior. Então para que tudo comece certo desde o inicio, a melhor forma é abrir empresa. E principalmente optante so Simples Nacional.

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)
Gisele Lima

Gisele Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Domingo | 2 setembro 2012 | 00:10

Jupira,

Analisando o fator INSS citado por voce e a quantidade de MEIs inscritos realmente faz sentido.

Mas sendo a minha atividade voltada ao comercio pago o DAS no valor de R$32,10 (R$31,10 INSS e R$1,00 ICMS) ,Devo enviar anualmente a declaração do faturamento.

Devo estar atenta a declaração do imposto de renda.

IRPF

O lucro líquido obtido pelo Empreendedor Individual na operação do seu negócio é isento e não tributável no Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF.

No entanto, a parcela da receita bruta que pode ser considerada como lucro líquido, de acordo com o art. 14 da LC 123/2006 fica limitada aos percentuais previstos para o lucro presumido. Exemplos:

8% para comércio, indústria e transporte de carga;
16% para transporte de passageiros;
32% para serviços em geral.

Além disso, o EI, na qualidade de contribuinte, nos termos da legislação do Imposto de Renda, não está isento de apresentar a declaração anual de ajuste de IRPF.


Nas notas devo estar atenta ao correto preenchimento de CFOPs e CST.

Sendo assim quais possiveis dívidas de impostos podem acontecer além dessas?

Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Domingo | 2 setembro 2012 | 11:02

Gisele,

Quanto ao imposto de renda fisica. Sempre que tiver CNPJ aberto é interessante entregar sim, mesmo que a sua renda não atinja aquele valor exigido. Mesmo porque, se você tiver um problema no seu código de acesso do Simples e precisar gerar outro. Sem o recibo de imposto de renda pessoa fisica não se consegue, uma questão prática. E outra questão, é o imposto de renda como comprovante de renda, se for fazer algum financiamento, ou algo assim, algumas instituições financeiras pedem ele. Por isso mesmo que como empresa optante do Simples Nacional, e não como MEI, principalmente no que tange o imposto de renda pessoa fisica o seu rendimento tem a possibilidade de ser bem maior. Ou seja, entrará o pro labore como rendimento tributável, e mais a distribuição de lucro que entra como rendimento isento.

E o imposto de renda pessoa juridica, que se deve apresentar todo ano.Não esquecendo que os valores declarados no juridico tem que ser os mesmos no fisico, principalmente no que tange a pessoa fisica do empresário. Aí também fica a seguinte questão: muitos quando pagam apenas aquele carnezinho de autonônomo do INSS já acabam se enrolando em algum periodo, imagine então tendo que gerar imposto através de site de órgão público e ainda tendo que ficar atentos aos periodos e entrega dessas declarações??!!! O que vai acabar acontecendo, é que muitos vão acabar se enrolando com esse MEI, e gerando dividas de impostos com o governo. Ou seja, até o momento que o CNPJ passar a ficar inapto (com problemas). E gerando multa por falta de entrega de declarações.Então, como já foi dito lá atrás, se realmente não quer ter problemas como mudanças de papelada, de falta de informações no mercado, abra empresa. Jamais se deve trocar o certo pelo duvidoso. Pense nisso??!!!

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)
Gisele Lima

Gisele Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 10:44

Jupira, bom dia!

Então entendo que o maior problema esta na preparação e organização dos MEIs para correto preenchimento e entrega destas declarações. Buscar o conhecimento e orientação é uma responsabilidade do MEI. Se alguem dizer que não é necessario o auxilio de um contabilista, concordo que será um equivoco, ao menos que esta pessoa tenha conhecimento equivalente.

Para atentar a correta data de entrega, existem muitos canais comunicativos, gratuitos ou pagos, onde o MEI pode se increver para receber alertas de alterações e observações das declarações que precisa preencher, agora para evitar erros no preenchimento das declarações uma saída é pagar para um escritório de contabilidade para fazer apenas estas declarações.

Voce provavelmente tem muitas experiencias na prática, e entre elas tem percebido os pontos negativos do MEI. Mas pela sua explicação ainda penso que é uma questão de organização e busca de conhecimento pelo MEI.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.