x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.151

Despesas Diferidas

CLAIR INES JACOBS

Clair Ines Jacobs

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 11:11

Bom dia!

Recebi uma a escrita de uma Microempresa, que estava em outro escritorio contábil em 2010, e no balanço patrimonial apurado em 31/12/2010 tem um saldo no Ativo Circulante/Despesas Diferidas/ Taxas Título de Capitalização (???????); " Taxas Título de Capitalização????." Já pesquisei, e não encontrei nada q. desse respaldo para esse lançamento, pois não é despesa de investimento, e até pq., pelo q. entendi, não poderia mais existir Ativo Diferido no Plano de Contas, acho q. era permitido até 2009. Ah, e tem mais um detalhe, não encontrei no movimento o documento que originou esse lançamento.
Tenho q. criar meu balanço de abertura com os saldos do balanço patrimonial, e não sei como proceder com relação ao saldo dessa conta, se devo realmente criá-la no meu plano de contas, mesmo q. esteja incorreto, e como fazer o lançamento de correção.
Se alguém puder me ajudar... obrigada!

Ary Ferreira

Ary Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 14:29

Clair Boa Tarde,

Realmente a MP449/2008, modificou a composição dos grupos patrimoniais
extinguindo o Ativo Diferido, e recomenda que os saldo existentes em 31/12/2008, que não puderem sr alocados em outras contas, poderão permanecer até a sua completa amortização.
Quanto ao saldo desta conta em que você disse não haver nenhuma documentação que comprove este lançamento, na minha opinião não deveria ser considerado.
Sem documentação hábil e idônea não pode haver lançamentos.
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.