x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 6.102

Custo Serviços Prestados

Fernanda Silva

Fernanda Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 14:52

Boa Tarde,

Como devo calcular o Custo sobre os Serviços Prestados por um escritório de Advocacia e como devo faze r o lançamento desse custo?

Foi emitido de Notas Fiscais de Prestação de Serviços o Valor de R$ 241.249,00. Como devo calcular?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 07:19

Fernanda Silva

O custos de serviço são os gastos inerentes á atividade do serviço prestado. Ou seja, Luz, Telefone, pro-labore, aluguel, transporte, salarios e encargos funcionarios, etc.etc.....Um meio de se calcular o custo por emissão de nota fiscal seria dividir o total das despesas pelo total do faturamento e multiplicar pelo valor da NF. Cabe alerta que este custo só poderá ser contabilizada a credito das contas de despesas

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
MAITÊ DE OLIVEIRA ASSUNÇÃO

Maitê de Oliveira Assunção

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 07:53

Fernanda,

Dependendo do seu controle e organização dos serviços prestados, pode calcular esses custos baseando-se nas horas trabalhadas para conclusão de cada serviço individualmente, inclui-se horas do advogado, da assistente, estagiários, etc.
Nesse caso seria necessário estimar valores.
Por exemplo: Do início ao fim de um processo trabalhista foi necessário 10h do advogado, 6 horas do boy, 4h da telefonista. Daí poderia fazer um rateio com as despesas como foram ditas por Messias.

Espero que tenha ajudado....

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 11:04

Bom Dia Fernana

Trabalho custos na area industrial, porem com presatação de serviços os principios é o mesmo.
a forma de calcular vai muito da organização do escritorio.
1º O escritorio emite NF para todos os serviços?
2º O controle inerno do escritorio, eles tem ?
me passa um email para trocarmos uma ideia.
@Oculto

Att

neusa vil

Neusa Vil

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 11:45

Anderson Bom dia


Se possivel , trocar email no forum que foi feito para discutir, e trocar ideias para que os colegas que necessitam, tomam conhecimento e posteior conhecimento do assunto, conforme regra do forum , nao trocar email particular,

Fernanda Silva

Fernanda Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 14:37

Anderson,

Meu e-mail: @Oculto.

Emito todas as notas de PS. Estou controlando todos as despesas corretamente, já que tenho só os ultimos meses de 2010 para contabilizar, a abertura foi em 10/2010. Gostaria de saber como faço para calcular o custo e como contabilizo.

Obrigada.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 13:46

Boa tarde Fernanda

Acho que para começarmos, sugiro a vc caso não tenha muita experiencia em custo , de alguma lida em algum livro.
Outra coisa, vc precisa saber a diferença entre CUSTO FIXO eVARIAVEL.

Os Custos Fixos no escritorio são os seguinte:

- Salario Recepcionista;
- Estagiarios;
- Funcionarios + Encargos
- Luz, Agua, Telefone;
- Aluguel do predio
- Se for Imovel proprio tem a Depreciação;
OBS.. ai vc ve conforme o escritorio os custos Fixos.


Em relação aos Funcionarios e Estagiarios se receber alguam remuneração a parte pelos serviços executados
é considerado Custo Variavel.

Custo Variavel

- Fotocopias, Certidões;
- Despesa com Viagens
- se Houver nesessidade de cobrar
Ligações Telefonicas;
- Entre outas mais.



Para Controle, não sei o porte do escritorio e nem o volume de serviço , se for pouco vc podera controlar isso com planinha
e controlar cada serviço como se fosse uma O.S. ( Ordem de serviço ) , e nessa planilha vc controla cada um dessas ordens
e lançado todos os custos varivel relacionado ao serviço prestado , caso venha uma NF para mais de um serviço , não esqueça de fazer o Rateio
Caso o volume seja muito grande, vc poderia incluir um programa de O.S. , isso podera ajudar a vc a controlar os seus custos.
So uma duvida, a contabilidade desse escritorio é interna ou externa ?



OBS.. Verificar uma maneira de ratear os custos Indiretos ao serviços prestados.
Indico usar o Métdo ABC


Caso tenha mais duvidas favor entrar em contato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.