x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 14

acessos 5.030

conciliação bancaria

marcelo dos santos

Marcelo dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 16:59

ola pessoal do contabeis, gostaria de ajuda de quem for possivel...entrei numa empresa a pouco tempo c/aux.contabil e me pediram para fazer a conciliação da empresa..mais sao 4contas banc. e cada conta mensalmente contem mais de 10folhas de extrato.
Minha ajuda é a seguinte, sempre trabalhei com licitação e ate entao nao tinha feito conciliação bacaria e contabil de empresa...hpa alguma maneira simples ou planilha q possa me ajudar nesta questao, alguem pode me dá uma dica de como fazer?

Juan Gustavo Lorente Gaston

Juan Gustavo Lorente Gaston

Prata DIVISÃO 1, Assistente Auditor
há 12 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 09:39

Bom dia,

Normalmente os programas contábeis fazem a importação dos arquivos bancários e alguns outros importão de xls.
Fica muito mais rápido.

Sobre a conciliação, é grande, mais não é esse bicho de sete cabeças que parece a primeira vista.

As dicas são:
Não lançar primeiro os débitos e depois os créditos, lance tudo sequencial do primeiro ao ultimo lançamento, é muito mais rápido.
Antes de lançar os bancos, procure no Razão do mês quais lançamentos já foram efetuados a fim de diminuir as falhas.
Quase todos os programas contábeis tem um programinha interno que ajuda a conciliação bancária, ele te mostra o valor de D/C e o saldo da conta Banco no final do Dia, facilita muito na hora de conciliar.
Quando você acabar de lançar um dia, confira se esta certa, pois é mais fácil conferir poucos lançamentos em poucos do que muitos.
Antes de começar tente pegar e separar todos os documentos pagos pelo banco, a fim de facilitar seu trabalho.
Preste atenção com aplicações automaticas, as vezes você pode confundir os saldo, pois normalmente a movimentação vem consolidada com o extrato.

Basicamente é isso.

Normalmente, em um dia no máximo dois, você consegue lançar.

Eu às vezes confiro conciliação Bancaria de empresas que tem mais de 40 bancos (No balanço consolidado), é trabalhoso.

Juan Gaston
Consulcamp Auditoria e Assessoria
Campinas - SP
https://www.consulcamp.com.br
Alexandre Cesar

Alexandre Cesar

Iniciante DIVISÃO 4, Chefe Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 14:38

Marcelo dos Santos
boa tarde , gostaria de saber se a conciliaçao bancaria feita de forma resumida estaria correta , ja que consigo enviar o sped contabil , entendido que tem que ser efetuada de forma detalhada , porem como estou seguindo com o serviço do meu pai antigo contador , estamos trabalhando dessa forma , repasso os saldos bancarios mensalmente para o balanço , e dou baixa nas despesas, conforme documentos pagos que sao emitidos via contas pagas (relatorio) incluindo desp com adm de cartoes fornecidas pelos bancos , no caso dos recebimentos , trabalho com a unica receita da empresa ou seja revenda de mercadorias , que por ventura é escriturado no registro de sáidas , entao basicamente faço um lançamento de saldo bancario por mes e qto as despesas sao baixadas todas do caixa , gostaria de saber se essa forma pode ser considerada uma conciliaçao bancaria já que todos dados qto a saldo de bancos e receitas e despesas batem de acordo com a dre e balanço?

CAMILA LIMA

Camila Lima

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 15:33

Ola Pessoal!

Gostaria de tirar algumas duvidas a respeito de conciliação bancária. Eu estou com a planilha que disponibilizaram no site, mas ainda não sei como lançar os valores não identificados no extrato... e como esses lançamentos serão incluídos no razão?

Desde já agradeço!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 11:02

Olá Camila, bom dia!

Olha, todos os lançamentos do extrato bancário precisam ser identificados e de preferência ter comprovante da operação.

Procure o empresário, solicite os comprovantes, se ele não possuir, peça para ele solicitar no banco.

Na verdade, o extrato serve somente para conferência, os lançamentos devem ser feitos pelos comprovantes de depósito, pelos cheques emitidos e os avisos de débito e crédito emitidos pelo banco.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
EDSON HASS

Edson Hass

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 11:16

Camila, caso ocorra a demora dos devidos documentos normalmente se utiliza saque/deposito utilizando a conta caixa. E apos os laçamentos enviar uma notificação ao empresario solicitando os devidos documentos. Esta forma não é muito correta mas assim você consegue deixar a contabilidade em dia ate que chegue os devidos documentos.

Atenciosamente

Edson Hass
Fone (44) 99274355
[email protected]
CAMILA LIMA

Camila Lima

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 11:23

Oi Edson! Muito Obrigada pela sugestão,será muito útil visto que a maioria das empresas nao costuma enviar todos os comprovantes...

Mais uma vez, agradeço pelo respaldo!

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 15:54

Boa tarde a todos

Wesley faz o favor de colocar essa planilha disponível no site. no topo desta página tem um link enviar arquivos.

Obrigado.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 14:45

Parabéns pela iniciativa a planilha é melhor do que eu esperava.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.