x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 82.760

Custo de um funcionario em uma empresa do simples nacional

LUIZ EUCLIDES OLIVEIRA JUNIOR

Luiz Euclides Oliveira Junior

Prata DIVISÃO 3, Professor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 19:39

Josiane Boa Noite

Bem complexa sua pergunta , pois p/ respondê - la de forma concreta é necessário saber o CNAE da empresa , faturamento , ANEXO do Simples que se enquadra a empresa.

Porém com os dados fornecidos será :

* descontado 11% INSS do funcionário
* empresa pagará de 4 à 11% ( Simples Nacional - sobre o faturamento )
* 1% SAT/RAT sobre a folha de pagamento ( de acordo com a FPAS )
* descontado de IRRF do funcionário
* Transporte o que exceder 6% transporte
* 13º sálario planejamento mensal
* Férias planejamento mensal
* FGTS 8% sobre o salário

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 08:38

Bom Dia Josiane! tenho uma planilha que faz isso no que se refere ao simples nacional.

No que se refere ao INSS, não é custo da empresa a parte do funcionário pois é descontado do funcionário e repassado ao INSS apenas. (SIMPLES NACIONAL) A parte patronal é cobrada junto com o DAS.

Minha planilha calcula os seguintes Custos Mensais:

- fgts salario
- ferias 1/12
- 1/3 ferias 1/12
- 13 salario 1/12
- fgts ferias 1/12
- fgts 1/3 ferias 1/12
- fgts 13 salario 1/12
- aviso previo 1/12
- fgts aviso previo 1/12

E no final trabalho com uma margem minima de 25% do valor que deveria ser guardado mensalmente para no caso de uma rescisão o empregador não ter surpresas no que se refere a valores.

A planilha esta anexada ao Tópico;

Para fazer o download basta clicar ao lado direito em "Tópico com arquivo(s) para download";

Abraços

Att

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 15:13

Paulo dos Santos Bom Dia;

provisão pro.vi.são sf (lat provisione)
1 Ato ou efeito de prover. 2 Abastecimento de coisas necessárias ou proveitosas.3 Abundância, cópia, exuberância de coisas destinadas ao uso futuro. 4 Decreto, disposição, ordem, prescrição, providência. 5 Documento oficial em que o governo confere cargo, dignidade, mercê, ofício, autoriza o exercício de uma profissão ou expede instruções. 6 Importância retirada antecipadamente dos lucros previstos de uma empresa para atender a uma eventualidade. P. canônica, Ecles: documento exarado pelo bispo a fim de investir um padre dos poderes de pároco, capelão ou qualquer título de caráter administrativo. Provisões de boca: mantimentos. Provisões de guerra: armamentos e munições. (grifo meu)
Fonte: Dicionário Michaelis [ clique para acessar]


19.7.6. PROVISÕES

19.7.6.1. Uma provisão deve ser reconhecida quando:

a) a entidade tem uma obrigação legal ou não-formalizada presente como conseqüência de um evento passado;

b) é provável que recursos sejam exigidos para liquidar a obrigação; e

c) o montante da obrigação possa ser estimado com suficiente segurança. (grifo meu)
Fonte: Portal de Auditoria


Neste sentido a provisão de custo do funcionário tem por objetivo estabelecer um valor aproximado (margem de segurança) para que a empresa possa provisionar seu caixa a fim de evitar problemas com caixa;

Com salário de R$ 10.000,00 apresenta uma diferença de R$ 2,77 a menos. O que representa um PERCENTUAL DE 0,0277% em relação ao salário;

Com salário de R$ 800,00 apresenta uma diferença de R$ 0,22 a mais;
O que representa um PERCENTUAL DE 0,0277% em relação ao salário;

Percentual insignificante em relação aos valores; Cito ainda que o valor é "provisionado" é relativo, pois existe outros fatores que influenciam no calculo como aumento sindical e horas-extras (devido necessidade de produção);

Caso o Sr. consiga igualar 100% (sem diferenças) apenas os valores citados, por favor envie sua planilha para @Oculto que anexo a mesma ao tópico;

Fico no Aguardo.

Agradeço a participação;

Abraços

Att

Patricia Santos de Jesus

Patricia Santos de Jesus

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 12:44

Prezados,

Tô precisando sabe qual é o real custo de funcionário, considerando salários que variam de 1200,00 a 3000,00. Minha dúvida principal é referente ao valor do INSS, quanto por cento descontamos dos salários e se realmente ele é pago totalmente pelo o funcionário ou se tem algum percentual que é pago pelo empresa.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 12:48

Patricia Santos de Jesus Boa Tarde;

Primeiramente lhe informo que, bem como a Sra. citou:

Minha dúvida principal é referente ao valor do INSS, quanto por cento descontamos dos salários e se realmente ele é pago totalmente pelo o funcionário


Este valor não é considerado custo da empresa; Pois quem paga o mesmo é o funcionário, a empresa apenas faz o repasse a previdência social;

Quanto a cota patronal, varia de acordo com o enquadramento fiscal da empresa, bem como as atividades que a mesma exerce; Sem esta informação não é possível mensurar o valor do custo da cota patronal de responsabilidade da empresa;

Abraços

Att

Marcelo Augusto Carnauba

Marcelo Augusto Carnauba

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 2 maio 2013 | 16:54

Preciso elaborar uma planilha de custos de funcionários tipo que um dia eu chegue e verifique quanto este funcionários está custando qual é custo para mim estar com ele, uma planilha que possa alimentando com informações diariamente com horas extras e tudo mais encargos ou um programa tbm seria otimo para mim???

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.