x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 45

acessos 10.311

Eliz

Eliz

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 17:45

Boa Tarde Colegas....

É a primeira vez que estou fazendo a declaração do ITR.....

Já baixei o programa da DITR 2011, já li o manual, também já deu uma olhada na internet sobre o assunto, mais ainda restam muitas dúvidas, se alguem tiver algum material que pode me auxiliar agradeço?? O documento necessário para fazer a declaração é a escritura do terreno?? Quais documentos precisam???

Agradeço a atenção!!!

Abçs

Att,,,

"A corrida para a excelência não tem linha de chegada." (David Rye)
Eliz

Eliz

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 14:03

oiee colegas

Estou começando a preencher a declaração ITR, porém na escritura só consta o n° do INCRA e não o Nirf que solicita na declaração, onde posso obter, como proceder???

"A corrida para a excelência não tem linha de chegada." (David Rye)
SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 14:42

Boa tarde Béti, o NIRF é obtido na Receita Federal, isso quando ainda não existe, acredito o seu caso já existe um nirf cadastrado, seria isso?

no aguardo

Sergio

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
Eliz

Eliz

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 15:03

Boa Tarde Sérgio

Isso já tenho o n° do Nirf, pois consta na declaração de 2010 que foi outro escritorio que fez, porém quando abre o programa da declaração do ITR 2011 pede o n° do Nirf, so que na escritura só consta o n° do incra, onde consigo verificar se o n° do Nirf que o outro declarante informou esta correto??

o NIRF é obtido na Receita Federal


Só com o n° do INCRA não consigo fazer nada???

Agradeço a atenção

"A corrida para a excelência não tem linha de chegada." (David Rye)
SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 15:22

Béti tenta emitir a certidão negativa de imoveis rurais no site da receita federal , se conseguir emitir vai constar os dados!

@Oculto (msn)

Sergio

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
Eliz

Eliz

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 16:10

Ok, Sérgio deu certo

Deu certo,,,, obrigadão

Então só consigo o n° do Nirf se tirar uma certidão atualizada da matricula do terreno????? estou perdida

"A corrida para a excelência não tem linha de chegada." (David Rye)
SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 16:13

Béti.....geralmente na matricula do imóvel tem o nirf!!!! se você tem em mãos uma matricula antiga, nela deveria constar, mas...


Espero ter ajudado....deixei o msn...de vc precisar!!!

até!!!!

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
Eliz

Eliz

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 16:23

Nesta matricula que tenho não consta, mais valeu;;;

obrigadãoo

Té ++

"A corrida para a excelência não tem linha de chegada." (David Rye)
Eliane Silva

Eliane Silva

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 12 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 18:09

Boa tarde,

Estou precisando da relação do sistema de preço de terra para ITR/2011, alguém utiliza?e aonde posso encontrar essa realção?

SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 18:47

olá Eliane , você esta se referindo ao valor de pauta?

S@Oculto (msn)

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
Eliane Silva

Eliane Silva

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 12 anos Terça-Feira | 6 setembro 2011 | 14:57

Olá Sergio, provavelmente deve ser a mesma coisa, valor de pauta e sistema de preço de terra acredito eu, sabe onde encontro?

SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 6 setembro 2011 | 15:03

Eliane, é bem provavel que a prefeitura da sua cidade tenha divulgado uma pauta para a sua cidade, pois aqui na região os municipios já divulgaram esta pauta, através da secretaria de fazenda.


até mais

Sergio

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
Solange

Solange

Prata DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2011 | 14:30

Boa tarde pessoal, estou fazendo um ITR, onde consta o titular, porém tem mais pessoas na escritura que tbem sao proprietaria de pequena parte juntamente com o titular, como devo preencher o ITR, coloco o titular e o restante como condôminos, são mais de 30 pessoas. E a parte que pertence a cada um nao ultrapassa o limite da gleba rural, Posso colocar como isento ou nao^?

Att
Solange

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2011 | 16:27

Solange,

Art. 39. O imóvel rural que for titulado a várias pessoas, enquanto for mantido indiviso, deve ser declarado por somente um dos titulares, na condição de condômino declarante

Fonte: IN SRF 256/2002

Portanto, o imóvel será declarado pelo condômino declarante, e os demais, serão indicados na ficha "Condôminos".

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
William Marchl

William Marchl

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 09:11

Bom dia Pessoal,

Tenho uma dúvida:

Estou preenchendo a ITR de um cliente que vendeu este imóvel em março/2011 (venda total). porém não consigo informar esta venda na declaração, já li o manual da ITR 2011 e nada me ajudou. Alguém sabe como informo esta venda na declaração? Ou se é o caso do envio de uma outra declaração?

Obrigado desde já pela atenção de todos,

Att;
William

William Marchl
Adler Contabilidade & Consultoria
E-mail: [email protected]
Site: http://www.adlercc.com.br/
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 14:33

William,

É o adquirente do imóvel é que vai fazer a declaração do ITR e na mesma vai constar aquisição do mesmo imóvel em tal data, e o mesmo vai usar o o mesmo nirf usado p/você, por se tratar de aquisição total.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2011 | 17:43

Boa tarde Cláudio,


Pode baixar os programas para geração das declarações, no site da Receita Federal do Brasil, no link a seguir:

Baixar também, o programa Receitanet, para transmissão das declarações.

www.receita.fazenda.gov.br


http://www.receita.fazenda.gov.br/Pessoafisica/receitanet/default.htm

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
CLAUDIO DE SOUZA CHAYN

Claudio de Souza Chayn

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática
há 12 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2011 | 17:53

oi muito obrigado mais já estou com todos os itr de 2006 a 2011
quando tento envia da a seguite mensagem ERRo Validador do itr esta declaração foi gerada por uma verão antiga do programa ....
ai manda eu entra no site e baixa a versão atualizada mais não fuciona..

muito obriga pela sua ajuda

Maurozan

Maurozan

Iniciante DIVISÃO 3, Suporte Técnico
há 11 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 15:22

Boa Tarde, quero acessar a area do itr 2008 so que quando vou tenar abrir um arquivos que ja esxise ele demora, demora e não abre.

O que pode ser?

luiz carlos manganelli

Luiz Carlos Manganelli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 11:38

Estou precisando de ajuda, tenho um ITR no qual a area era 34,6 hectares, porem foi vendido para o filho 16,9 ha e foi feito escritura e esta registrado em cartorio como area em comum, nao foi aberto nova matricula em cartorio, a minha duvida é se eu coloco o filho na condição de condômino com percentual de 49%? ou mantenho na mesma condição que eswta até que seja aberto nova matricula no cartorio separando as áreas....

Maurozan

Maurozan

Iniciante DIVISÃO 3, Suporte Técnico
há 11 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 11:43

Boa Tarde, Luiz Carlos Manganelli para essa situação oriento que você primeiro procure um contador para fazer a sua contagem da area e em seguida voce vai fazer o cadastro de um novo documento porque se torna um novo terreno.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 08:52

Luiz,
Neste caso, duas areas continuas com uma só matricula, é sim condominio, não há dúvidas.

Agora;
Se você não quiser deixar o problema p/frente, deve procurar o cartório para fazer a dissolução de condominio(vão pedir mapa, memorial descritivo e etc), e vão fazer uma nova matricula para o novo adquirente.

Procure o cartório de registro que ele te informa.


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.