x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.271

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 2 agosto 2011 | 10:09

Eliana,

O livro caixa é só para entrada ou saída de dinheiro, só as notas fiscais pagas ou pagamento de duplicatas a fornecedores.

P.ex; Compras a prazo não entra no caixa, só quando fazer os pagamentos de duplicatas, estes vão entrar no caixa(saída de dinheiro).

P.ex; venda a prazo não entra no caixa, só venda a vista(entrada de dinheiro).


Espero ter ajudado,

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Grasiela Vieira

Grasiela Vieira

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 11:23

Bom dia.

Aproveitando o insejo:
Uma empresa mudou em meados do exercício de Livro Caixa para escrituração Contábil, e hávia alguns valores a receber de seus clientes devido a vendas a prazo. Como faço a contabilização destes valores agora na contabilização da entrada deste valor? Em qual conta devo creditar esta entrada?

Grata

Grasiela Vieira
Edmundo Marques

Edmundo Marques

Bronze DIVISÃO 5, Dentista
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 17:22

Rogerio e demais ...


Sou profissional autônomo e faço a escrituração do meu livro-caixa. Uma das empresas de quem compro (material de trabalho, dedutível) manda o material pra mim por correios. Vem ou outra, a nota fiscal vem com o endereço da minha residência, ao invés do consultório.

Existe algum problema nisso ? Entendo que não, pois as despesas são MINHAS e não necessariamente do meu consultório. Mas, gostaria de ter essa tranquilidade.

Da mesma empresa, existem notas com o endereço do consultório e notas com o endereço residencial. As duplicatas (boletos) são sempre no endereço do consultório.

Alguém poderia me ajudar com essa dúvida ?


Um abraço e obrigado.


--
Edmundo

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 11:06

Edmundo,

Se você conseguir provar para fiscalização que as despesas lançadas no seu livro caixa são realmente suas, não vejo maiores problemas, mas te aconselho alterar o seu endereço junto a seus fornecedores, para evitar futuros problemas com a fiscalização.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Edmundo Marques

Edmundo Marques

Bronze DIVISÃO 5, Dentista
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 14:15

Rogério,


Acho que não terei problemas com isso. Alguns motivos:

1) O endereço na nota, mesmo quando é o residencial, é meu. Inclusive, é o mesmo da minha DIRPF;
2) A nota tem meu nome e CPF;
3) As despesas são específicas do meu trabalho;
4) O boleto correspondente a nota tem o meu endereço de trabalho, com o mesmo CPF e nome;
5) Tenho várias notas do mesmo fornecedor, a maioria com o endereço de trabalho e algumas com o de casa.

Ou seja, não há dúvidas que a despesa é minha e relacionada ao meu trabalho. Pensei mais em uma questão técnica, de regrinha. Mas o livro-caixa, até onde sei, diz que a despesa é do profissional e não do estabelecimento (para pessoas físicas).

O que acha ?


Um abraço e obrigado ..


--
Edmundo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.