x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 67

acessos 79.503

ABERTURA DE CLINICA ODONTOLOGICA

priscila

Priscila

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 5 junho 2013 | 09:50

bom dia, a junta comercial de minas faz o registro de clinica odontologica , gostaria de saber se registrando na junta a empresa corre algum risco de nao ser registrada no cartorio? sao 4 dentistastem alguma forma menos burocratica de regularizar o registro? me falaram que eles podem trabalhar juntos como sociedade de profissionais liberais se fizerem assim como fica o registro?

Marco Aurélio dos Santos

Marco Aurélio dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 23:55

Alguem pode me ajudar?

Para abrir uma clínica odontológica este procedimento ainda deve ser seguinto? ou mudou alguma coisa?


O profissional deve ficar atento se a a sociedade de dentistas possui características/elementos de empresa. Esses requisitos para elementos de empresa vão determinar se estamos falando de uma sociedade empresária ou simples.

A sociedade simples não necessariamente precisa ser registrada no Cartório, sendo que dois dentistas podem sim ratear as despesas, ter uma funcionária (o) atendendo os clientes, sem que haja a constituição de uma pessoa jurídica.

No Estado de São Paulo os profissionais devem ter um alvará sanitário, popularmente conhecido como SIVISA (http://www.cvs.saude.sp.gov.br).

Devem ser preenchidos os formulários Anexo XI-A e Anexo XI-B. Este último sendo necessário somente quando os profissionais tiverem uma aparelho de Raio-X.

Quem quiser mais detalhes sobre o preenchimento dos anexos, entre em contato.

Se você estiver falando de uma clínica odontológica com sede na capital de São Paulo, deverá observar o Decreto Municipal nº 50.079/08.
Na capital, eles adaptaram o alvará sanitário, mas contiuam sendo os mesmos anexos daqueles comentados anteriormente.

Acesse o site abaixo:
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_saude/0023

No âmbito municipal, além do CMVS (Capital), você precisará do alvará de licença (CCM).

Em relacao a tributacao federal, voce precisa verificar qual a melhor opção tributária para a realidade da empresa: Lucro Real ou Lucro Presumido.

Em relacao ao ISS, faça a pergunta sobre tributação municipal para sociedade profissional no fórum de legislação. Mas adiante os seus estudos no link abaixo:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/iss/

Grato,
Marci Aurélio

Atenciosamente,

Marco Aurélio dos Santos
CRC:SP279975/0-6

Marco Assessoria Contábil
Telefone: 011 4113-4253
Celular: 011 98147-8684 OI / 96365-3139 TIM
https://www.marcoassessoriacontabil.com.br
Lucas G. G.

Lucas G. G.

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 10:20

Juliana, que eu saiba ninguem vai la fiscalizar, o responsavel tecnico nao precisa estar no quadro societario, pode ser autonomo sim.

Denise Pereira Barbosa

Denise Pereira Barbosa

Iniciante DIVISÃO 3, Analista
há 9 anos Sábado | 20 setembro 2014 | 13:14

Boa tarde, preciso de ajuda urgente, sou nova no ramo de abertura e tenho dois clientes que farão sociedade de clinica odontológica, a questão é a seguinte: Eles vão colocar dentistas autônomos como arrendatários para trabalhar com eles, não terão vínculos empregatícios, devo abrir sociedade simples ou Empresária? Qual a responsabilidade dos sócios com relação a esses dentistas e serviços executados por esses dentistas?

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 09:34

Bom dia...

Estamos abrindo uma empresa alguém saberia o CNAE de Clinica de Odontologia ???

Realizamos a abertura e foi colocado o CNAE 8630504 - atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos.

Mas a JUCESP devolveu com Exigência aonde foi solicitado assim: Venha como CLINICA DE ODONTOLOGIA...........ai minha duvida qual seria o CNAE correto a ser usado .

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 16:59

BOA TARDE,Luis Urtado,colega eu abri uma empresa para dentista desta forma em sp,e deu certo ,Cnae 8630504 normal a abertura como clinica odontológica,porem em sp a prefeitura em abertura esta exigindo a licença covisa,mas a prefeitura faça o anexo i e 5 ira dar certo caso o dentista tenha algum aparelho não descrimini o mesmo somente a prestação,pode ser incluído no simples nacional 16,93% sobre a saída,

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.