x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.740

Contabilização devolução em garantia

Carmem Vaz

Carmem Vaz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 16:54

Tenho a seguinte situação:

Um cliente recebe produtos como devolução em garantia e ao inves de devolver novo produto ele paga o valor da venda para o cliente dele.

Pergunta como posso contabilizar isso se não é uma nf de devolução de venda e ainda muitas vezes já foi pago pela compra o produto.

Obrigada

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 15:19

boa tarde,

Para essa operação ficar completa o cliente dele deveria emitir uma nota fiscal de venda da peça substituida em garantia.

O cliente dele deverá emitir alem dessa nota de venda uma outra nota de "remessa de mercadoria defeituosa em virtude de garantia" CFOP 5915/6915 ou 5949/6949.

Esses procedimentos são de minas gerais e, portanto, deve ser consultado no seu estado, mas é um procedimento comum com a revenda de veiculos onde geralmente as fabricas não enviam uma peça nova para o cliente e sim paga ao concessionario a peça que este retirou do seu estoque para atendimento de garantia do cliente.

Espero ter ajudado.

Carmem Vaz

Carmem Vaz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 14:20

Francisco boa tarde,

Obrigada pela explicação... mas no meu ver nesse caso teriamos duas nfs para o mesmo produto... venda e substituição em garantia?

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.