x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 939

Registro de livro diário antes de entrada em opera

Viviane Barbosa

Viviane Barbosa

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2011 | 21:52

Apesar de uma empresa ter sido criada em 1996, ficou inativa até 2001, quando passou a operar.
Entretanto, durante o período de inatividade, foram cumpridos os preceitos legais com relação à declaração do IR anual com valor zero e pagamento do ICM taxa mínima anual, conforme a lei.

A empresa começou a operar a partir de 2001, porém não foram autenticados/registrados os livros diários desde 2001.
Para regularizar os livros diários deve-se registrar os livros diários desde 2001 ou desde o ano da sua criação (1996), mesmo a empresa tendo ficado inativa de 1996 até 2001?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2011 | 23:26

Viviane, boa noite.

Se a empresa esteve inativa desde a sua constituição até determinado ano, não há necessidade de escriturar o livro diário daquele período.

Sobre prescrição do livro diário, sugiro leitura deste link, postada pelo professor e colega Cláudio Rufino.

Att
Hugo.



Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Rodrigo Godoy Bento

Rodrigo Godoy Bento

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 00:11

ola boa noite, sou novo aqui e estou perdido mesmo, se o moderador ver esse recado por favor me oriente, seria com finalidade do livro caixa-contas bancarias, entradas e saidas ainda estou comecando e estou perdido sem instrucao, necessito de um passo a passo pois tem 3 contas bancarias todas utilizando limites, e demais detalhes posto no local corrreto. Por favor me orientem onde devo postar e ter respotas.
Desde ja muito obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.