x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.329

Contabilizaçao de IRPJ e CSLL recolhid mensalmente

WILLIAN LUIZ OLIVEIRA DE CASTILHO

Willian Luiz Oliveira de Castilho

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 11:05

Bom dia queridos colegas!

minha dúvida é uma questão bem simples, uma empresa lucro presumido que tem a apuração do IRPJ e CSLL trimestralmente, opta por fazer o recolhimento mensal, já observando a devida forma de emissão da darf que deve-se informar o período de apuração no ultimo dia do trimestre referente mas com vencimento no mês subsequente do faturamento, tendo em vista estas informações os lançamentos contábeis corretos para esta situação devem ser efetuados como?

com algum adiantamento de impostos no ativo e quando acabar o trimestre dar baixa no IRPJ e CSLL a recolher?

ou efetuar da mesma forma de pis e cofins mensalmente?

se puderem me ajudar fico muito grato.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 16:58

Willian Luiz Oliveira De Castilho

Seja bem vindo ao forum

Se não for lucro real anual - Mensal por estimativa ou por balanços de redução ou suspenção - será despesa.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 17:09

Willian,


Sendo tributado pelo regime do Lucro Presumido, e resolver antecipar os pagamentos de IRPJ e CSLL, antes do vencimento, deve lançar os valores pagos a título de IRPJ e CSLL em contas do Ativo Circulante denominadas por exemplo:


IRPJ Pago Antecipadamente (Ativo Circulante)

CSLL Paga Antecipadamente (Ativo Circulante)

Obs.: Sua colocação esta correta quanto ao preenchimento dos DARF´s, mesmo pagando antecipadamente, respeitar os Períodos de Apuração bem como os respectivos vencimentos de cada trimestre.

Não se esquecer também no momento de elaborar a DCTF que devera vincular os pagamentos aos débitos do trimestre.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.