x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.225

Cristina Bispo

Cristina Bispo

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 2 julho 2007 | 15:00

Preciso saber se ao fechar um balanço poderia lançar deposito e cheques tarifas tudo de uma vez só, no final do mês se fizer o que pode acontecer.
Obrigada!
Cristina

Cristina Bispo
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 2 julho 2007 | 21:08

Boa noite Cristina,

A NBC T 2.1 - que trata "Das Formalidades da Escrituração Contábil" dispõe que:

2.1.5 - O "Diário" e o "Razão" constituem os registros permanentes da Entidade.

Os registros auxiliares, quando adotados, devem obedecer aos preceitos gerais da escrituração contábil, observadas as peculiaridades da sua função. No "Diário" serão lançadas, em ordem cronológica, com individuação, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, incluídas as de natureza aleatória, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.

2.1.5.1 - Observado o disposto no "caput", admite-se:

a) a escrituração do "Diário" por meio de partidas mensais;

b) a escrituração resumida ou sintética do "Diário", com valores totais que não excedam a operações de um mês, desde que haja escrituração analítica lançada em registros auxiliares.


Pelo exposto, fica claro que a contabilização por partidas mensais não é admitida (a não ser que mantenha livros Auxiliares). A falta destes submete sua empresa ao risco de ter a contabilidade desclassificada e (por consequência) o lucro arbitrado.

Por outro lado, convenhamos, se você tem que manter a escrituração analítica em Livros Auxiliares revestidos das exigências legais, por que não adotar a contabilização analítica?

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.