x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.797

Ativo Imobilizado - Nova Lei

Eduardo Augusto Melere

Eduardo Augusto Melere

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 6 setembro 2011 | 07:55

Bom Dia pessoal!
Estamos fazendo a conversão de nossa contabilidade para as novas leis.
Estou interpretando a legislação que fala a respeito do Imobilizado e preciso saber se, na hora de se fazer o ajuste a valor presente, a empresa pode fazer por si só, e evidenciar depois os métodos utilizados nas demonstrações, ou se obrigatoriamente há necessidade de contratação de terceiros especializados para essa questão.

Obrigado.

Juan Gustavo Lorente Gaston

Juan Gustavo Lorente Gaston

Prata DIVISÃO 1, Assistente Auditor
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 08:09

Não vi até agora nenhuma empresa ajustar o ativo sem um laudo.
Eu entendo que é muito mais exequível a utilização de alguém especializado, por três razões:
- Como a empresa estaria habilitada para fazer tal analise dos seus ativos? A menos que ela exerça atividade nessa área.
- Se a empresa passa por auditoria, a mesma vai querer saber qual comprovante a empresa tem para justificar tais valores, o que só se comprovara através de um laudo de uma empresa habilitada para o mesmo.
- Nas notas explicativas que a empresa ira apresentar junto ao balanço, como ela ira citar o ajuste? Simplesmente falando que ela "achou" o valor X o mais apropriado e o tempo Y de vida útil o melhor, é muito mais plausível ela citar, "conforme laudo n°X da empresa Y.

Lembro que esse é a minha visão sobre o assunto.

Juan Gaston
Consulcamp Auditoria e Assessoria
Campinas - SP
https://www.consulcamp.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.