x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 868

Ajuda - conciliação bancária

NANDA

Nanda

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 16:19

Por favor caso alguém possa me responder:
preciso saber como contabilizar (lançamento temporário) saidas e entradas do banco que não estão identificadas, preciso contabilizar e qndo a empresa me mandar os comprovantes farei o acerto das contas

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 17:38

Nanda
Boa tarde


Geralmente qdo não se tem a origem da informação é contabilizado, mas o ideal é orientar a empresa a identificar sempre que possivel, principalmente em se tratando de empresas do lucro real que terão que enviar o sped contábil.

+ Entrada
D - (A) Banco
C - (P) Adiantamento de clientes

+ Saida
D - (A) Adiantamento de despesas
C - (A) Banco


Heloisa Motoki

MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 17:54

Boa tarde, vou relatar meu procedimento..ok

Tenho uma conta tanto no ativo como no passivo circulante com o nome 'conta corrente", assim como tenho as sub-contas como o nome do banco ou outra situação a resolver...ok

A cada lançamento desconhecido faço o seguinte (exemplo um deposito desconhecido)

Debito = Banco tal (Saldo do banco fica certo)
Credito = Banco tal (conta corrente - Passivo circulante)

Na identificação da origem do fato contabil eu faço o lançamento correto..ok
Mas não esqueça de sempre verificar este grupo (conta-corrente) antes de qualquer fechamento de resultado, pois seus saldos podem movimentar as contas de resultados, certo?
Bem espero ter colaborado, Marcos

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 09:56

Bom dia !!

Realmente encontramos várias situações em que o empresário não controla seu fluxo financeiro corretamente e principalmente não tem o cuidado de documentar todas as operações realizadas.

Em casos assim, sugiro uma reunião com o cliente, explanar todos os erros e orientar da forma correta.

Esta situação descrita acima pela Nanda, gostaria de salientar que são lançamentos "provisórios" que precisam de uma solução contundente antes do fechamento do balanço, definindo contas que possam demonstrar uma operação coerente.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.