x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 7.753

contabilização de peças em garantia

ALESSANDRA RIBEIRO SPINOLA

Alessandra Ribeiro Spinola

Iniciante DIVISÃO 2, Chefe Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 13 setembro 2011 | 09:34

Bom dia a todos,

gostaria de uma ajuda, tenho duvidas qto a contabilização de peças em garantia , segue abaixo a situação:
a empresa que faço a contabilidade faz venda de partes de peças de carro, caso esta peça apresente defeito o cliente envia a peças enitindo NF cfop 5949 remessa em garantia, a empresa ao receber esta peça a mesma não é consertada é sucateada , e então envia uma peça nova sem custo para o cliente cfop 5949 . Tambem tenho uma conta de provisão de garantia no PC . Neste caso como faço para contabilizar a entrada a saida desta peça e dar baixa na provisão e estoque .

Marcos A. Canavezzi
Articulista

Marcos A. Canavezzi

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 13 setembro 2011 | 14:19

Caro Alessandro,

Nesse caso não há o que contabilizar a não ser o envio de uma nova peça ao cliente dando baixa no estoque contra a conta de provisão de garantia (se entendi a função desta conta).

Tal operação de envio e devolução de peças de terceiros (veja que neste caso o que foi vendido já não pertence a empresa e portanto trata-se como terceiro) contabilizava-se usando contas de compensação.

De acordo com a norma ITG 2000 itens 30/31 esse é procedimento não é mais obrigatório, exceto se algum órgão regulador obrigar.

A norma você pode ver no site do CFC neste link CFC

espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.