x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.767

Procedimentos contabéis x encerramento d atividada

Jacqueline Mota

Jacqueline Mota

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 4 julho 2007 | 14:00

Boa tarde!


Quais os procedimentos contabéis a ser adotados se tratando de encerramento de atividades de uma empresa (baixa)? (lançamentos, etc,)

Agradecida desde já

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 4 julho 2007 | 21:03

Boa noite Jacqueline,

A contabilidade já tem em mãos o Distrato Social da empresa em questão? Quais os termos deste distrato? Quais os percentuais constantes do Quadro Societário? Há lucros ou prejuízos acumulados? Há que se ter em conta inúmeras informações antes de qualquer lançamento contabil referente a baixa.

As perguntas se deve ao fato de que os lançamentos contábeis devem seguir o disposto no Distrato Social elaborado de conformidade com os preceitos, clausulas e condições pactuadas no Contrato Social Consolidado.

A bem da verdade, tão logo os sócios decidam pela extinção da sociedade, deve ser levantado Balanço Patrimonial e demais Demonstrações Contábeis e com base nas informações dali extraídas, elaborar o Distrato Social, para a partir daí efetuar os registros contábeis atinentes a extinção da empresa.

Por oportuno e para que você tenha uma idéia mais ampla acerca do assunto, consulte o link: https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=4210

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.