x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 5.335

Contrato de Mútuo

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2011 | 17:51

Sou contador de duas empresas de sócios distintos, porém existe uma parceria entre eles, entre as quais o pagamento de despesas de uma empresa pela outra e vice versa.
Acredito que a melhor solução para isso talvez seja um contrato de mútuo, porém sou leigo sobre assunto e gostaria de tirar algumas dúvidas.
1º Realmente a solução é o contrato de mútuo?
2º Esse contrato tem que ser registrado em cartório ou em algum órgão competente por isso?
3º É obrigatório a cobrança de juros?
4º O mútuo gera algum tipo de imposto, como exemplo IR?

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 08:18

Bom dia!

Então M Messias Douradas, de fato já foi discutido no fórum, porém pesquisei em inúmeros tópicos antes de postas e nenhum deles sanaram em 100% essas 4 dúvidas minhas!

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 09:19

Rodrigo Ruiz

Como voce foi ironico, te responde dizendo que estás 4 perguntas tuas são matérias normais no curso de contador e, que, no banco de dados do forum existem respostas para elas. Voce como um bom contador sabe garimpar, . Não espera que te entreguem em suas mãos o ouro.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 11:32