x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 15.650

Saque mensal FGTS - aposentado

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 13:13

Sim, ele pode se assim quiser.

O fato de estar aposentado voluntariamente não impede de ter ele descontado a contribuição previdenciária (INSS) e ao recolhimento do FGTS.

Quanto a Contribuição da Previdência o aposentado não poderá requerer integração a sua aposentadoria pois o sistema é contributivo, ele recolhe um valor que irá financiar a aposentadoria e pensão dos demais trabalhadores, assim como a aposentadoria dele hoje é financiada pelos trabalhadores na ativa que recolhem a contribuição previdenciária.

Quanto ao saldo FGTS em caso de rescisão, independente do empregado aposentado sacar os depósitos mensalmente, a CAIXA os mantêm em memória para que seja calculada a multa de 40% sobre o saldo se a rescisão for sem justa causa.

Espero ter ajudado.

Lilian

Lilian

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 13:28

Obrigada, Kenya.
Realmente a tratativa de encargos é como funcionário normal. A minha dúvida é que eu sei que o funcionário, quando está trabalhando e se aposenta, pode ir sacando mensalmente o FGTS, mas isto apenas quando ele continua na mesma empresa em que se aposentou.
Aqui neste caso, o funcionário passou a ter o contrato de trabalho, depois que já estava aposentado, e na CEF não é claro se ele pode ir sacando mensalmente ou se terá que aguardar o término do contrato, aí eu sei que ele poderá sacar independete de ser sem justa causa ou pedido de demissão, tendo direito inclusive a multa.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 21:06

Sim, Lilian.

Ele poderá ir sacando o FGTS mesmo que já esteja em novo vínculo empregatício, em nova empresa, após aposentar-se.

O FGTS é na verdade uma poupança (compulsória) de parte do salário do trabalhador, o dinheiro é dele, mas somente poderá usar em extrema necessidade. Por isso o aponsentado tem livre acesso ao Fundo em virtude de já contar com uma fonte de renda que é a aposentadoria, o que significa que ele não precisa se preocupar com aquela poupança para as horas de maior aperto.

Abraços!!!!

MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 13:03


leander cesar.

o fgts e administrado pela caixa economica federal ok, portanto, tudo em relação a fgts e com a caixa, basta o trabalhador aposentado comparecer a uma agencia da caixa, munido de toda documentação e carta de aposentadoria, abrir uma conta na caixa, pode ser poupança, que o credito e feito automaticamente todo dia 20 ok.

Renata Barbieri Rufino

Renata Barbieri Rufino

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 13:20

Lilian, na CEF me informaram a mesma coisa que você disse, que ele só poderia sacar, se estiver na mesma empresa em que se aposentou, caso tenha iniciado o vinculo já aposentado, não seria possível... Porém, em um outro contato que fiz na Caixa, me disseram que era só ele apresentar os documentos, juntamente com a carta de concessão do beneficio de aposentadoria que ele conseguiria realizar o saque mensal...

O dificil saber o criterio deles...rs

MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 13:42



renata, isto acontece porque hoje o numero de estagiarios na caixa e grande, nao sei ai em sao paulo, mais aqui, em recife, temos um atentimento exclusivo para empresas, funcionarios antigos, bem treinados, que sabem trabalhar, o correto e assim mesmo ok.....

mande ele ir a uma agencia da caixa, com toda a documentação, inclusive e principalmente a carta de concessao de beneficio, abri uma conta poupança na caixa e pedir que o deposito mensal fgts seja creditado nesta conta, este credito e feito todo dia 20 ok.

tenho so em um cartorio aqui em recife 6 funcionarios nesta situação e recebem todo mes, fiz, todos pessoalmente ok.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 21:00

Confirmo o relato do amiga Renata, que basta ao aposentado empregado ir a uma agência da CAIXA com a documentação que liberou sua aposentadoria para se habilitar ao saque mensal (se assim quiser, caso contrário pode ir deixando lá) de seu novo FGTS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.