Contábeis o portal da profissão contábil

20
Dez 2014
05:11

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


Saque mensal FGTS - aposentado

8   respostas
7.569   acessos
  

POSTS RELACIONADOS

Lilian

Usuário Frequente

postada em: Quarta-Feira, 21 de setembro de 2011 às 12:01:34
Olá!

Um funcionário que já era aposentado quando foi admitido, tem direito a sacar o FGTS mensalmente?
Kennya Eduardo

Consultor Especial

postada em: Quarta-Feira, 21 de setembro de 2011 às 13:13:10
Sim, ele pode se assim quiser.

O fato de estar aposentado voluntariamente não impede de ter ele descontado a contribuição previdenciária (INSS) e ao recolhimento do FGTS.

Quanto a Contribuição da Previdência o aposentado não poderá requerer integração a sua aposentadoria pois o sistema é contributivo, ele recolhe um valor que irá financiar a aposentadoria e pensão dos demais trabalhadores, assim como a aposentadoria dele hoje é financiada pelos trabalhadores na ativa que recolhem a contribuição previdenciária.

Quanto ao saldo FGTS em caso de rescisão, independente do empregado aposentado sacar os depósitos mensalmente, a CAIXA os mantêm em memória para que seja calculada a multa de 40% sobre o saldo se a rescisão for sem justa causa.

Espero ter ajudado.
Lilian

Usuário Frequente

postada em: Quarta-Feira, 21 de setembro de 2011 às 13:28:29
Obrigada, Kenya.
Realmente a tratativa de encargos é como funcionário normal. A minha dúvida é que eu sei que o funcionário, quando está trabalhando e se aposenta, pode ir sacando mensalmente o FGTS, mas isto apenas quando ele continua na mesma empresa em que se aposentou.
Aqui neste caso, o funcionário passou a ter o contrato de trabalho, depois que já estava aposentado, e na CEF não é claro se ele pode ir sacando mensalmente ou se terá que aguardar o término do contrato, aí eu sei que ele poderá sacar independete de ser sem justa causa ou pedido de demissão, tendo direito inclusive a multa.
Kennya Eduardo

Consultor Especial

postada em: Quarta-Feira, 21 de setembro de 2011 às 21:06:44
Sim, Lilian.

Ele poderá ir sacando o FGTS mesmo que já esteja em novo vínculo empregatício, em nova empresa, após aposentar-se.

O FGTS é na verdade uma poupança (compulsória) de parte do salário do trabalhador, o dinheiro é dele, mas somente poderá usar em extrema necessidade. Por isso o aponsentado tem livre acesso ao Fundo em virtude de já contar com uma fonte de renda que é a aposentadoria, o que significa que ele não precisa se preocupar com aquela poupança para as horas de maior aperto.

Abraços!!!!
Leander Cesar do Amaral

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 22 de setembro de 2011 às 12:20:57
Olá,

Gostaria de saber qual o procedimento para ele da entrada para sacar esses saques mensalmente?

Ele tem que ir na CAIXA ou no INSS?
Marcio Wagner Pereira da Silva

Usuário 5 Estrelas Novas

postada em: Quinta-Feira, 22 de setembro de 2011 às 13:03:26

leander cesar.

o fgts e administrado pela caixa economica federal ok, portanto, tudo em relação a fgts e com a caixa, basta o trabalhador aposentado comparecer a uma agencia da caixa, munido de toda documentação e carta de aposentadoria, abrir uma conta na caixa, pode ser poupança, que o credito e feito automaticamente todo dia 20 ok.
Renata Barbieri Rufino

Usuário 2 Estrelas Novas

postada em: Quinta-Feira, 22 de setembro de 2011 às 13:20:41
Lilian, na CEF me informaram a mesma coisa que você disse, que ele só poderia sacar, se estiver na mesma empresa em que se aposentou, caso tenha iniciado o vinculo já aposentado, não seria possível... Porém, em um outro contato que fiz na Caixa, me disseram que era só ele apresentar os documentos, juntamente com a carta de concessão do beneficio de aposentadoria que ele conseguiria realizar o saque mensal...

O dificil saber o criterio deles...rs
Marcio Wagner Pereira da Silva

Usuário 5 Estrelas Novas

postada em: Quinta-Feira, 22 de setembro de 2011 às 13:42:59


renata, isto acontece porque hoje o numero de estagiarios na caixa e grande, nao sei ai em sao paulo, mais aqui, em recife, temos um atentimento exclusivo para empresas, funcionarios antigos, bem treinados, que sabem trabalhar, o correto e assim mesmo ok.....

mande ele ir a uma agencia da caixa, com toda a documentação, inclusive e principalmente a carta de concessao de beneficio, abri uma conta poupança na caixa e pedir que o deposito mensal fgts seja creditado nesta conta, este credito e feito todo dia 20 ok.

tenho so em um cartorio aqui em recife 6 funcionarios nesta situação e recebem todo mes, fiz, todos pessoalmente ok.
Kennya Eduardo

Consultor Especial

postada em: Quinta-Feira, 22 de setembro de 2011 às 21:00:30
Confirmo o relato do amiga Renata, que basta ao aposentado empregado ir a uma agência da CAIXA com a documentação que liberou sua aposentadoria para se habilitar ao saque mensal (se assim quiser, caso contrário pode ir deixando lá) de seu novo FGTS.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades


Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.2 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César