x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 43.189

Balconista X Vendedor

Si Ferreira

Si Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Supervisor(a) Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 16:37

Boa tarde,
preciso saber qual a diferença entre balconista e vendedor(a), a convenção não trata sobre o assunto... se eu registrar como vendedor me vejo obrigada a pagar comissão? Existe alguma legislação que trate sobre o assunto? Agradeço a atenção de todos.

Carlos Alberto Barreto

Carlos Alberto Barreto

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 17:48

Olá boa tarde Sigrid, eu te aconselho a entrar neste site https://www.mtecbo.gov.br, e verificar primeiramente as atividades que o funcionario irá desenvolver, ali neste site tu podes pesquisar os cargos que melhor se encaixem nas atividades executadas por ele, eu ao menos sempre faço isto e nunca tive problemas, também ha a possibilidade de cadastras ele como vendedor sem o salario misto, ou só comissões, e sim com o salario fixo, no sindicato do comércio daqui de Porto Alegre, a esta possibilidade.

Espero ter ajudado.

Att.

Carlos Barreto

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 14:34

Não existe obrigação de pagar comissão só pelo fato de contratar como vendedor. O CBO do ministério usado para balconista é o mesmo que vendedor, são sinonimos, o que pode diferenciar a nomeclatura é do CBO é vendedor varejista ou atacadista, mais isso também não alteraria a remuneração.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.