x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 128

acessos 758.914

Iniciação com escritório de contabilidade ou como autônomo

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Sábado | 22 fevereiro 2014 | 11:28

Tiago

O escritório convencional geralmente possui as divisões de departamento assim:

- Fiscal
- Trabalhista
- Contábil
- Societário
- Tributário

É interessante possuir conhecimento nestas áreas ou se juntar com pessoas que dominem cada área ou várias áreas para abrir um escritório.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 14:54

Boa tarde José

... No início pretendo trabalhar apenas com empresas optantes pelo simples e associações pois são menos complicados, e com isso aprender sobre as rotinas e com o tempo ampliar o atendimento.

Não se iluda. Se você pretende (e deve) iniciar com empresas tributadas pelo Simples Nacional pela facilidade e menos obrigações acessórias, está no "caminho" certo. Entretanto o mesmo não se aplica a Associações, pois geralmente são imune ou isentas, devem obedecer a algumas restrições impostas pela Receita Federal e desde 01/01/2014 estão obrigadas a Escrituração Contábil Digital (ECD) e a uma série de obrigações acessórias sujeitas a multas "pesadas" não exigidas das empresas do Simples Nacional.

Permaneça um ou dois anos com as do Simples Nacional e somente após este período responsabilize-se por empresas sujeitas a outros tipos de tributação. Acompanhe o Fórum. Muito se aprende aqui. Tenha certeza de que sempre que precisar terá uma centena de pessoas para lhe ajudar em qualquer área.

sucesso!.

...

JOSÉ ANTONIO ALVES NETO

José Antonio Alves Neto

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 9 março 2014 | 19:28

Muito obrigado pelo toque Saulo. Ainda estou correndo atrás, preparando um plano de negócios , planejando tudo e estudando muito. Mas quando tudo der certo seguirei o seu conselho. Com certeza se aprende muito acompanhando os debates aqui.

ROBERTA M. GOMES

Roberta M. Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 16:09

Sei que para abrir escritório de contabilidade o mesmo tem que ser registrado no CRC e ter pelo menos um sócio (em caso de sociedade) com registro no CRC.
Minha pergunta é se o CNAE principal for:
82.11-3-00 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo

e Secundário:
69.20-6-01 - Atividades de contabilidade

Mesmo assim é obrigatório ter um sócio registrado no CRC?

Ou poderia ser sócios "não contadores" e o escritório admitir um contator como responsável tecnico?

**Só completar minha pergunta acima.
Exemplo:

O Conselho Regional de Farmácia não é obrigatório que os proprietários de farmácia seja Farmaceutico.
Porém tem que registra farmaceutico tecnico no CRF para obter a Certidão de Regularidade.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 19:00

Roberta M. Gomes
Quanto a primeira pergunta ambos precisam possuir o CRC Pois envolve diretamente a atividade de Contabilidade
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo qualquer profissional pode ser sócio e possuir um contador como responsável técnico.

Interessante sua pergunta na Capital São Paulo : Uma lanchonete precisa da licença da vigilância sanitária e obrigatoriamente possuir um profissional da área de nutrição ( Nutricionista ) como responsável técnico. Na grande São Paulo em sua maioria já não faz essa exigência. Basta o funcionário ou proprietário fazer um cursinho de Boas praticas para manipulação de alimentos. entendo como uma grande falta de respeito aos profissionais dessa área.

Boa Sorte

Anderson de Moura Lopes

Anderson de Moura Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 20:14

Pessoal, trabalho há anos em escritório contábil, estou longe de dizer que estou pronto para carreira solo, mas tenho um sonho de fazer parte de um escritório contábil grande, tipo aqueles escritório de advocacia, de renome.
Acho que há espaço para todos e ficar abrindo um zilhão de pequenos escritórios me parece que desvaloriza nossa categoria, fica uma concorrência desleal, uma ganância desprorporcional e as empresas e empresários passam a respeitar menos nossa profissão.
Gostaria que fossemos mais unidos.
Posso estar enganado ou sonhando demais mas tenho essa vontade.
Boa sorte a nós.

Glauber Costa

Glauber Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 20:29

Boa noite colegas,

Acho que hoje em dia somente o feijão com arroz não cabe mais ao mercado que estamos vivenciando. A cada dia me convenço que deixamos de ser contadores e somos consultores, pois somente oferecer serviços na área contábil, fiscal, trabalhista e societária não basta. Até porque com a tecnologia, sistemas de fiscalização (SPED, NFe e etc...) a exigência da qualidade do serviços prestados deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigatoriedade, com tudo, quando este sistema estiver funcionando nosso trabalho irá diminuir.

O que quero dizer que chegou o momento de avançarmos para área de custos, financeira, estratégica trazendo serviços de controladoria para dentro das empresas.

Hoje eu trabalho desta maneira, a tributação trato de confeccionar um planejamento tributário para o cliente, começo da forma mais simples e conforme os resultados colhidos vamos melhorando e aprimorando o planejamento. Configuro e reviso os cadastros de impostos e tributação dos sistemas ERPs dos meus clientes, busco sempre a integração entre sistemas (cliente x escritório) e ofereço serviços de apoio administrativos.

Os fatos acontecem é no cliente, por isso é importante estarmos trabalhando lá dentro, para que possamos acompanhar o dia a dia da empresa.

Somos consultores !!!!!!!!!!!!!!!!

Glauber Costa
Bel. Ciências Contábeis
CRC/RS 079455
Email: [email protected]
Anderson de Moura Lopes

Anderson de Moura Lopes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 20:41

Glauber Costa fico feliz em ver um colega expressando com convicção sua situação.
Parabéns, você está certíssimo, foi-se o tempo de enviar guias de impostos, somos seres pensantes, mãos a obra.

Abraços

Glauber Costa

Glauber Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 20:58

Anderson de Moura Lopes tenho certeza que profissionais que pensam igual, parecido ou á frente desta nossa postura (você e eu) vão construir um profissão contábil nova. Aproveita para convidar ao amigo a pensar comigo, neste tópico que acabei de publicar:

www.contabeis.com.br

Abraço.

Glauber Costa
Bel. Ciências Contábeis
CRC/RS 079455
Email: [email protected]
FERNANDO MENDES

Fernando Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 21:24

É muito boa a ideia de se abrir um escritório, e ser dono do seu próprio negócio, porém devemos atentar para os custos de nosso negócio, temos de ter o cuidado de não contrairmos muitas dívidas e engessar nossa receita, um estudo de viabilidade econômica é essencial para a saúde de nossa empresa.
enfim a todos que tem essa visão eu desejo muita sorte e prosperidade, porque só se tem duas formas de ficarmos ricos, a primeira é economizando e a outra é ganharmos o dobro do que gastamos.

ROBERTA M. GOMES

Roberta M. Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 08:37

Marcelo Oliveira Mendes

Então no caso um escritório que presta serviços apoio adm. (82.11-3-00 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo) começar a trabalhar com contabilidade poderá registrar no CRC este escritório (apresentando um responsável técnico ) ?

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 12:31

Roberta M. Gomes
Conheço diversos escritórios de apoio administrativo, todos tem contadores como qualquer outra empresa. mas nenhum deles executam serviços contábeis para terceiros...Conheço grupos que possuem diversas empresas muitos constituem este tipo de escritório. exclusivamente para tratar das questões das empresas do próprio grupo sempre com o respaldo de um contador.

Sucesso

Camila Zandona

Camila Zandona

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 16:44

Boa tarde a todos!

Sou formada e tenho 8 anos de experiência em contabilidade e fiscal, e há 6 meses abri, com uma sócia que sabe tudo de RH, um escritório contábil, porém temos até agora 2 clientes, alguém tem alguma dica ou pode compartilhar sua experiência de como conseguir clientes?

O Danilo que começou o tópico algum tempo atrás pode compartilhar o que mudou de lá pra cá?

Obrigada
Camila Zandona

Glauber Costa

Glauber Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 17:03

Camila Zandona


Eu trabalho com o comercial de nosso escritório, e posso te dizer que vender este serviço não é fácil. É um contato de mais de 6 meses, com no mínimo 8 interações. Você precisa visitar empresas, apresentar sua empresa, oferecer serviços gratuitos de estudo, encaminhar informações a respeito do negócio do cliente, ter um diferencial dos seus concorrentes - seu serviço precisa ser diferente e principalmente não ser um contador que fica sentada atrás de um mesa esperando que o cliente traga as informações, visite seus clientes mensalmente, lá irá te surgir novos negócios.

Participe de reuniões com seus clientes com fornecedores, parceiros e etc... porque será os outros vendo seu trabalho que você irá conseguir clientes.

Abraço.

Glauber Costa
Bel. Ciências Contábeis
CRC/RS 079455
Email: [email protected]
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 06:13

Como já foi dito não pode ficar atrás de uma mesa, tem de ir atrás.

Eu atuo há quase 9 anos e durante a semana só fico 2 ou 3 disa no escritório o resto é batalhando na rua.

Visitar clientes, participar de palestras, seminários e cursos levando o cartão de visita.

A internet também é uma ferramenta ótima para captação.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Carlos Henrique de Oliveira

Carlos Henrique de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Consultor(a) Tributário
há 9 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 16:35

Boa tarde pessoal,

Ainda estou concluindo minha graduação em C. Contábeis, porém já tenho uma certa experiência na área tributária.

Agora fui emprestado para a área contábil, e já aprendi bastante coisa.

Já prestei auditoria trabalhista algumas vezes pela empresa, etc.

Meu final de semana sempre é vago, e sei que poderia estar "trabalhando" algumas horas durante o sábado por exemplo, passou o período de imposto de renda, consegui um bom dinheiro.

E agora ? O que eu como formando poderia fazer (sem CRC), e como conseguir cliente, ou até mesmo uma maneira de chegar em algum escritório contábil e oferecer serviços como autônomo?

Aqui no RJ tem "N" escritórios contábeis, sei que tem vários precisando de ajuda, ainda mais com o período de DIPJ chegando, etc.

Desde já, agradeço ..

"Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes"
Carlos Drummond de Andrade

Fui útil ? Dê uma curtida na resposta ;)
EUVALDO BASTOS SOUSA

Euvaldo Bastos Sousa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 18:03

Pessoal, boa tarde!
Sou contador aqui no Rio de Janeiro e tenho um pequeno escritório autônomo e estou querendo juntar forças com algum colega que esteja na mesma situação para impulsionarmos o negócio. Quem estiver disposto a fazer uma parceria (sociedade), pode entrar em contato comigo para conversarmos.

E.B.S. Consultoria Contábil e Tributária
https://www.ebscontabil.com.br
E-mil: [email protected]
Tel: (21) 2482-2292
Cel: (21) 99799-2481
Marcelo Martini

Marcelo Martini

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 21:29

Boa noite aos colegas.

Estou me formando em Ciências Contábeis e atuo na Administração Pública, há 1 ano e meio, no setor de Contabilidade do Regime Próprio de Previdência da minha cidade.

Pretendo continuar como servidor público na área, porém, se for preciso atuar na iniciativa privada, os amigos sugerem que eu faça algum estágio antes? Pois me parece que a Contabilidade Pública é bem diferente da Contabilidade Societária.

Obrigado.

KÁTIA MICHELE

Kátia Michele

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 junho 2014 | 14:28

Wiviany Gabriela Lobão Azulino , e ai, como esta sendo no escritorio contabil? Estou iniciando o meu junto a uns colegas ,e estou com as mesmas duvidas que voce há 1 ano atras? Me conte da sua experiência!!! Obrigada.

Getúlio Rocha Júnior

Getúlio Rocha Júnior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 9 junho 2014 | 10:53

Olá colegas!
Gostaria de saber se para abrir um escritório contábil em sociedade, os 2 sócios precisam serem contadores e possuírem CRC, pois, tenho um sócio que irá entrar com o capital e eu serei o responsável técnico.

Detalhe, ele não é formado e nem possui curso superior, podemos abrir o escritório em sociedade?

Outro detalhe, iremos também fazer outros serviços como administração de condomínios e demais serviços administrativos, mesmo assim o meu sócio deve ter formação superior ou CRC?

Getúlio Rocha Júnior
ROCHA Contábil
(19) 98225-5006 / [email protected]
https://www.rochacontabil.net.br
JOSE INACIO DE FRANÇA

Jose Inacio de França

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 13 junho 2014 | 11:09

Getúlio, bom dia.

O ideal são os dois serem contadores, pois só assim se beneficia como sociedade UNIPROFISSIONAL, perante o ISS. Nada impede que tenha um sócio não contador ele só não vai poder ser responsável pela empresa e assinar alguns documentos, ou seja, a responsabilidade estaria toda nas suas costas, aconselho arrumar um sócio contador.
Para administração pode ser exigido do CRA (conselho Regional de Administração) o nível tecnico ou superior.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 1 julho 2014 | 00:18

Getúlio,
boa noite.

O Art. 3º da Resolução CFC 1390/12 esclarece os casos em que permite associação de um escritório de com profissionais de profissão regulamentada:

Art. 3° As Organizações Contábeis serão integradas por contadores e técnicos em contabilidade, sendo permitida a associação com profissionais de outras profissões regulamentadas, desde que estejam registrados nos respectivos órgãos de fiscalização, buscando-se a reciprocidade dessas profissões.

Vale lembrar que alguns CRCs orientam que antes de fazer o registro do Contrato Social dos escritórios de contabilidade, seja a minuta analisada pelo setor de cadastros desses CRCs.

Att


Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Elielson

Elielson

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 10 agosto 2014 | 00:50

Há dois anos comecei a prestar serviços Contábeis, como autônomo, mas sozinho para realizar as rotinas do Contábil, Fiscal, Pessoal e Registro mercantil é correria de mais. Loucura. Primeiro estagiei dois meses e fiz vários cursos práticos para me especializar pois a Faculdade não prepara nada!!! infelizmente. Hoje faço tudo, mas sozinho não dá para crescer, estou tentando abrir um escritório de fato, montar uma equipe e departamentalizar. Estou em Salvador se tiver alguem interessado em firmar parceria me contacte.
Abraços.

Vanessa Vasconcelos

Vanessa Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 18 agosto 2014 | 17:50

Pessoal,

Gostaria de compartilhar minha pequena experiência com vocês e já adianto que a área Contábil não é facil, mas não é impossível. Acredite em você e no seu sonho que tudo se torna possível.

Trabalhei por alguns anos na área administrativa de algumas empresas ( multinacionais e de pequeno porte), mas não estava satisfeita e iniciei o Téc de Contabilidade no Senac SP, nos primeiros meses de aula já tinha certeza que tinha descoberto a minha profissão, que tudo nesse área era complexo mais que eu conseguiria, porquê amei a "Contabilidade" , mesmo sendo cheia de complicações, como todo Amor..rs!!

Logo, tomei a decisão e me planejei, 01 a 02 anos no mercado Contábil como funcionária e depois montar meu próprio negócio, não seria fácil, mas se fosse não teria graça.
E antes mesmo do curso terminar me inscrevi e fiz a prova do CRC ( fui aprovada), mas para Técnicos, não é liberado registro para quem ainda não esta formado. Logo conclui o curso e fiz outra prova e fui aprovada novamente.

Nesse meio tempo, comecei a trabalhar num escritório de Contabilidade na área de Dpto Pessoal, já faz 1 ano e meio, atualmente ainda estou empregada mais de Licença Maternidade ( mais uma surpresa, no meio dos meus planos fui abençoada por Deus, por uma gravidez de gêmeos).

Paralelo a tudo isso, montei um home office contábil, faço tudo ( Societário, Fiscal, Trabalhista, Contábil),inclui meu esposo no negócio, ele não tinha nenhuma noção da área (me ajuda muito, principalmente nos serviços externos), já temos clientes com honorários que cobrem as nossas despesas e em mais um ano vamos sair do home office para um estabelecimento fixo.

É isso ai colegas, dúvidas surgiram para todo o sempre, mas temos que ser humildes e sábios para correr atrás do que precisamos e Reciclagem sempre!!!

Boa sorte à todos nós!!

RODRIGO

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 12:03

Olá pessoal, sou novo no fórum e gostaria de sanar algumas dúvidas com vocês. Conclui a graduação no ano passado e de lá pra cá, venho estudando pra concursos, já sou funcionário público, (mas não tem nada haver com a área). E como não tenho experiência alguma na área a não ser a do estágio obrigatório, que por sinal, eu gostei muito; nunca levei em consideração a possibilidade de ter um negócio próprio ou trabalhar na iniciativa privada. Porém, na semana passada, um colega de trabalho ficou sabendo que eu sou contador, e ele é advogado e tem um escritório em que trabalha no período noturno, e me procurou pedindo pra que eu fizesse alguns cálculos trabalhistas para ele, inclusive ele me orientou a ir no fórum da cidade, e entregar uma carta de apresentação ao Juiz, para que eu pegasse algumas perícias pra fazer, pois o contador que faz as perícias aqui vem de outra cidade, e os cálculos são normalmente de juros abusivos contra bancos. Essa semana fui atrás do registro do CRC. Gostaria de saber de vocês, se seria realmente um bom começo ou se seria exatamente um começo? Desde já, muito obrigado a todos!

ROBERTA M. GOMES

Roberta M. Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 15:55

Amigo Rodrigo,
Você já foi aprovado no exame de suficiência?
Se você não tem experiência alguma na área acho complicado abrir um escritório contábil.
Pois contabilidade na realidade é diferente da contabilidade da sala de aula (Na sala de aula tudo é Lindo e perfeito).
Eu também formei pouco tempo. Em 2012 fui aprovada do exame de suficiência do CFC e em 2013 colei grau (UFF).
Estou trabalhando em um escritório mas abrir um escritório hoje eu não penso. Pelo meno sozinha não.
Pois dominar todos os departamentos (Fiscal, Contábil, pessoal..) não é fácil e achar gente capacitada na área não é fácil também (estou dizendo aqui no interior).
Temos muitas obrigações, tudo tem prazo (caso não cumprir com os prazos temos que pagar as multas) e dependemos de clientes para realizar o serviço e nem sempre eles colaboram.
Agora se for trabalhar apenas com empresas pequenas ( Simples Nacional) é um pouco mais fácil.
Converse com mais profissionais da área., pergunte sobre a rotina de um escritório.
Contabilidade é uma boa área (porém de muita responsabilidade).
Boa sorte para você!
Corra atras que terá sucesso.
Abraço


RODRIGO

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 16:51

Oi Roberta M. Gomes,
Sim, eu fui aprovado no exame de suficiência, inclusive já dei entrada na documentação para retirada do registro, e estou aguardando a chegada do mesmo. Quanto a abrir um escritório, não penso nisso, pois sou funcionário público e não teria como me dedicar de forma exclusiva para o escritório; embora, se eu tivesse conhecimento prático sobre contabilidade, não pensaria 2 vezes, largaria meu emprego, pra investir nesse negócio. Gostaria de saber de vocês que são mais experientes, se essa possibilidade de fazer cálculos trabalhistas para um advogado e também fazer alguns trabalhos de perícia, seria um bom começo ou se seria realmente um começo, pra que eu possa começar a me familiarizar mais com a contabilidade na prática, pois como você mesma colocou, em sala de aula é tudo muito lindo e perfeito.
Desde já, muito obrigado pela atenção.
Abração!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 17:03

Rodrigo, concordo plenamente com a exposição da Roberta.

Só resumindo o que ela falou, não consigo vislumbrar a idéia de alguém abrir um escritório de contabilidade sem antes ter trabalhado em um escritório de contabilidade por meses, anos a fio, a fim de captar conhecimentos nas área do DRH, Fiscal e Contábil, sem contar as que tratam dos IRPF, Juntas Comercais, ITR. E agora, os speds da vida. E por aí vai.

E a experiência só vêm após botar a mão na massa, e lógico, dependerá muito do discernimento de cada profissional em estudar,pesquisar, fazer cursos e principalmente, contar com uma boa equipe de apoio.

A responsabilidade é muito grande, serviços mal executados acarretam multas pesadíssimas ao responsável técnico.

Há de se ter uma boa estrutura para começar, para que não seja "apenas mais um na praça".

Quem não têm essa estrutura mínima, não está apto a começar com o seu negócio individualmente.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 19:04

Rodrigo, boa noite.


Concordo com as opiniões da colega Roberta M. Gomes e do nosso moderador Hugo Ribeiro.
Terminei o Técnico de Contabilidade em 1974 e atuei como contadora em empresas de metalurgia, confecção, moveleira e de transformação de material plástico. Também atuei em escritório contábil como auxiliar contábil e fiscal.
Foi a partir de 1987 quando o mercado não estava a meu favor por não ter nível superior que decidi trabalhar por conta própria.
Até hoje não consegui pagar uma faculdade. Mas com a experiência adquirida estou conseguindo sobreviver.

Você tem a vantagem do nível superior. Porém irá precisar de muita experiência para poder voar com segurança.
Trabalhar em escritórios contábeis é fundamental para o seu aprendizado.
Foi num deles que aprendi muito e sou grata por isso.

Desejo muito sucesso em sua jornada.

Boa sorte!




Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
Página 3 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.