x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 128

acessos 758.893

Iniciação com escritório de contabilidade ou como autônomo

Elielson

Elielson

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 20:07

Realmente sem ter uma visão Prática de Escritório não tem como começar, minha avaliação é essa, é muita informação que Curso nenhum, infelizmente, dá.

Rodrigo,

A questão dos Cálculos Judiciais não tem muita a ver com a rotina de um Escritório, é um trabalho autônomo de Consultoria. Seria bom você fazer uma especialização em Calculos Atuariais para se inteirar sobre eles. Mas é sim um bom começo, desde que se especialize pois, com certeza tem seus detalhes e nuances próprios.

Boa Sorte!!

Cintia Biasini Watanabe

Cintia Biasini Watanabe

Bronze DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 20:28

Rodrigo!
Acho interessante você fazer cálculos, dessa forma você ficará atualizado na profissão!
Em relação abrir escritório eu tentei entrar em vários escritórios, para adquirir experiência porém meu currículo é financeiro e ninguém me deu abertura.
Agora depois de anos vou iniciar meus trabalhos contábeis, fechei uma parceria com um escritório de uma outra cidade que está operando a quase 10 anos, vão me dar todo o suporte, terei uma sala e vou a campo também, inicialmente os trabalhos serão efetuados lá, quando tivermos um número de clientes que cubra as despesas de um novo escritório, b como salários, aluguel vamos ampliar.
Mas se você tem esse sonho não desiste. Tudo vem na hora certa!
Mas não troque o certo pelo duvidoso.
Boa sorte!

RODRIGO

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 21:15

Hugo Ribeiro e Regina Vitoria Rastrelli Teixeira,
Realmente, sem ter um contato direto com a profissão fica muito difícil mesmo. Mas assim como a Roberta M. Gomes, vocês me auxiliaram muito e também foi bastante esclarecedor, além do apoio incondicional.
Muito obrigado pela atenção.
Abraço!

RODRIGO

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 21:32

Elielson,
Acredito que minha dúvida era essa mesmo, um trabalho autônomo de consultoria. Você acha que para eu realizar este tipo de trabalho, somente o registro do CRC, além de uma especialização são suficientes ou eu precisaria ter um CNPJ?
Desde já, muito obrigado pela atenção.

Cintia Biasini Watanabe,
Fico muito feliz por ver um depoimento como o seu, meus parabéns pelo seu empenho e dedicação. Inicialmente não pretendo sair do meu emprego mesmo, até por que eu também estou estudando pra concursos na área. Mas é que enquanto não consigo passar em um concurso, que também não tá fácil, queria poder fazer algum tipo de trabalho relacionado a área, para estar atualizado e não perder contato com a profissão. Com certeza tudo vem na hora certa, e sua hora chegou. Toda sorte do mundo pra você nessa jornada e que DEUS te abençoe.
Muito obrigado pela orientação.
Abraço!

Elielson

Elielson

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 22:43

Rodrigo,

Inicialmente você não precisará de um CNPJ, pode atuar de forma Autônoma mesmo. Apenas o CRC será suficiente. Agora, para emitir uma Nota Fiscal de prestação dos serviços, caso cobrem de você, você vai precisar registrar um CGA na prefeitura de sua cidade, pois provavelmente nessa área que quer atuar irão exigir de você um documento fiscal dos honorários. Eu sou funcionário público de um Órgão Federal, e a Empresa abri em nome de minha irmã que me contratou como responsável técnico, assim ficou melhor para emissão de notas e formalização de tudo, já que conforme a legislação o Servidor Público não pode ser sócio administrador, mas pode ser sócio normal.

Abraços.

Felipe Lorente

Felipe Lorente

Iniciante DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 20:15

Cintia Biasini Watanabe

Oi Cintia, li em sua mensagem que vc fez uma parceria para atuar na área contábil, Eu sou do RJ , sou técnico contábil formado em 2003, e pretendo agora atuar como Técnico Contábil, como um segundo emprego, pois sou servidor público Federal. Estou buscando capacitação em Cursos, Palestras e Livros. Você pode me passar alguma dica de como posso iniciar uma parceria com outros contadores, para poder adquirir suporte nessa minha empreitada. Sou graduado em Ciências Ambientais, no entanto, estou pensando em cursar um MBA em Gestão Tributária. Desde já agradeço e parabenizo-a pela sua iniciativa... Parabéns, pois o mais difícil é o primeiro passo.

Camila Chiqueto

Camila Chiqueto

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 5 dezembro 2014 | 12:33

Boa tarde pessoal!
Sou formada em técnico em contabilidade desde 1.998, e formada na faculdade desde 2.010.
Trabalho em uma industria, porém gostaria muito de ter experiência em toda rotina de escritório.
Sou de Americana-SP, se tiver alguém que possa me ajudar, fornecendo trabalhos em casa para eu fazer durante a noite, coisa parecida, para eu que possa adiquir mais experiência, eu agradeço!
Camila.

Sylvia

Sylvia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 13 dezembro 2014 | 11:26

Olá Lucila,

Estou na região do Sacomã - Ipiranga - SP. Por enquanto estou trabalhando em casa, até ter condições de locar um imóvel.

Luiz Fernando Finazzi Santos

Luiz Fernando Finazzi Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 15:16

Olá pessoal, meu caso é mais ou menos parecido com o do Rodrigo de Ilha Solteira - SP, em que sou funcionário público do Estado, terminei a graduação em contábeis neste ano, não tenho experiência na área e procuro alguma parceria para trabalhar. Gosto de controladoria e assim, pretendo fazer uma pós na área. Difícil arranjar emprego por não ter experiência, todos nós sabemos da responsabilidade que recai tanto na área civil quanto a penal e assim, ninguém me credita algo para que eu possa começar. A Sylvia aqui do Sacomã (tô no Cambuci), pretende abrir um escritório, interessa-me, pois disponho de sala para escritório. Tenho longa experiência em vendas, meu último negócio foi com ótica por conta própria, desenvolvendo as vendas em empresas e governo, algo inédito neste ramo; fui diretor de vendas durante 20 anos numa empresa atacadista; a estrada me fez conhecer todo e qualquer tipo de cliente, portanto, sou hábil em empreendimentos de qualquer natureza no quesito venda de prestação de serviços e como contador, os conhecimentos necessários para atrair o cliente.

contatos - Luiz Fernando F. Santos - @Oculto
tels. Oculto - CLARO
Oculto - VIVO

maria jacinta

Maria Jacinta

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 23:25

Meu nome é Jacinta, sou contadora a muitos anos, trabalhei sempre como empregada de empresas de médio a grande porte, utilizei diversos sistemas, mas agora, sinto que chegou a hora de montar meu home office, não quero muitos clientes pois a intenção é trabalhar sozinha, mas apesar de ter conhecimentos das atribuições contábeis, não tenho a experiencia de como inicial meu negócio. Pode me dar algumas sugestões.
Não tenho idéia de honorários e nem de como conseguir clientes, a não ser o boca a boca.

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 08:18

Maria Jacinta, o boca a boca eficiente, mostrando suas qualidades, sua experiência já serão de grande valia para conseguir clientes, faça contatos para que saibam que agora você tem um escritório.

Na questão de honorário, você tem o sindicato da categoria que lhe fornecerá uma tabela, fora isso, faça uma pesquisa com outros colegas de profissão para tomar informação de quanto você poderá cobrar.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Luis Antonio Oliveira Batista

Luis Antonio Oliveira Batista

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 13:07

A alguns anos eu tinha muitas dúvidas sobre como abrir um escritório.

Depois de tanto procurar informações na internet, encontrei um curso muito bom onde obtive todas as informações necessárias para abrir um escritório.

Atualmente, ele é bastante rentável, e graças a Deus, ele está bem consolidado.

Mando o link para quem se interessar:

Curso Como Abrir Um Escritório de Contabilidade

Na verdade, estamos em outro nível. E hoje estamos buscando formas de alavancar nosso negócio. E aí, encontrei, desse mesmo profissional, outro curso excelente.

Ainda estou assistindo os vídeos, mas já coloquei algumas coisas em prática, e já consegui 7% de aumento no número de clientes.

Quem quiser dar uma conferida no curso, segue o link:

Técnicas de Negociação para Escritórios de Contabilidade

Abraço!

Luis Batista
Consultor, Contador, Auditor
Criador dos sites:
https://www.empregocontabilidade.com
https://www.comocontabilizar.com.br


Camila Rodrigues Silva

Camila Rodrigues Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 11:54

Bom dia, pessoal!

Olha, ando procurando informações de como abrir e gerenciar um escritório também, e por coincidência hoje mesmo havia decidido fazer este mesmo curso citado acima, agora que li seu comentário tenho ainda mais certeza de que vou fazer!
Mais alguém já fez o curso? Realmente ajuda a tirar nossas dúvidas?
Me formei em 2013 e trabalho há 3 anos numa indústria metalúrgica como assistente contábil, faço os lançamentos e conciliações e um consultor vem uma vez por semana aqui.
Tenho um amigo formado em Direito que também trabalha aqui na área fiscal da empresa. Ele já trabalhou em alguns escritórios de contabilidade antes de vir trabalhar aqui. Nós estamos pensando em começar um negócio juntos. Tem também meu irmão que está afim de investir seu capital no negócio.
Podemos montar uma sociedade assim? Eu como a contadora, um sócio advogado e meu irmão como investidor?

Se puderem dar suas opiniões sobre como começaram, das dificuldades, dicas, etc. ficarei muito agradecida!

Luis Antonio Oliveira Batista

Luis Antonio Oliveira Batista

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 9 março 2015 | 12:28

Camila,

Posso afirmar que os cursos são excelentes.

Faça primeiro o "Como Abrir Um Escritório de Contabilidade"

É a melhor opção para seu atual estágio.

Sobre sua dúvida, vamos ver o que diz o CFC:

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.390, DE 30 DE MARÇO DE 2012

Art. 3ºAs Organizações Contábeis serão integradas por contadores e técnicos em contabilidade, sendo permitida a associação com profissionais de outras profissões regulamentadas, desde que estejam registrados nos respectivos órgãos de fiscalização, buscando-se a reciprocidade dessas profissões.

§ 1º Na associação prevista no caput deste artigo, será sempre do Contador e do Técnico em Contabilidade a responsabilidade técnica dos serviços que lhes forem privativos, devendo constar do contrato a discriminação das atribuições técnicas de cada um dos sócios.

§ 2º Somente será concedido Registro Cadastral para a associação prevista no caput deste artigo quando:

I - todos os sócios estiverem devidamente registrados nos respectivos conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas;

II - tiver entre seus objetivos atividade contábil; e

III - os sócios Contadores ou técnicos em Contabilidade forem detentores da maioria do capital social.

§ 3º A pessoa jurídica poderá participar de sociedade contábil desde que possua Registro Cadastral ativo e regular em Conselho Regional de Contabilidade.

§ 4º É permitida a participação de sócio que não figure como responsável técnico da sociedade contábil, na condição de sócioquotista, desde que seja Contador ou Técnico em Contabilidade ou de outra profissão regulamentada, devidamente registrado no respectivo conselho de fiscalização e que, no mínimo, um dos sócios Contadores ou dos técnicos em Contabilidade figure como responsável técnico.

§ 5º É permitido que os profissionais da contabilidade, empregados ou contratados, figurem como responsáveis técnicos por Organização Contábil, desde que, no ato do requerimento do registro cadastral, essa situação seja comprovada por meio de contrato na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) , ou contrato celebrado entre as partes, e declaração de responsabilidade técnica assinada pelos interessados.

Espero ter ajudado.

Abraço!

Luis Batista
Consultor, Contador, Auditor
Criador dos sites:
https://www.empregocontabilidade.com
https://www.comocontabilizar.com.br


Carlos Bruno Verçosa de Lima

Carlos Bruno Verçosa de Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 8 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 09:02

Lendo as mensagens aqui no Tópico, vejo que, muitos falam sobre entrar em um escritório contábil para adquirir experiencia, vamos lá, Você hoje entra em um escritório como um singelo estagiário, qual seria sua função? Seria a de Realmente Aprender toda a rotina do Escritório Contábil, Como dizemos aqui Ser o "Chumbeta" do contador, mas o que realmente acontece é, pegar os estagiários para trabalhar como Auxiliar de Escritório, Passar o dia apenas escriturando, ou cadastrando empregado, ou importando NFe, isso não entra na minha cabeça, vejo muitos escritórios com profissionais totalmente desqualificados, "Contadores" que não sabem o que é ativo nem passivo, e muito menos o que é uma conta de resultado, outros que se prostituem, prejudicando toda a classe, pessoas preguiçosas que o que buscam é um Sistema Contábil que faça tudo automático, agora me pergunto, qual a vantagem de passar 2 anos em um escritório pra pegar "experiência" em apenas um setor e apenas uma parte desse setor, acho que, nossa vitória depende do quanto desejamos nos arriscar, creio que o conhecimento prático é essencial, mas sabemos da dificuldade, então acho que se nós ficarmos esperando uma vaga em um escritório para depois abrir o nosso é perca de tempo, Se qualifiquem, busquem, a chande de dar errado é grande mas a de dar certo também é muito grande.

Luiz Fernando Finazzi Santos

Luiz Fernando Finazzi Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 19:41

Olá Sérgio Marcelino Silva seja bem vindo, sou contador e também novato no ramo e tenha certeza que aqui você encontra respostas para dúvidas, caso não encontre não se preocupe, basta postar que logo algum colega mais experiente vai ajudá-lo.

Getúlio Rocha Júnior

Getúlio Rocha Júnior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2015 | 10:21

Amigos,
O que é mais vantajoso: ter um CEI? Abrir um MEI? Abrir ME?

Sou de Hortolandia/SP e acho muito caro ser contador e ainda ter que pagar uma anuidade mensal se abrir um cnpj. A minha dúvida é se sendo CEI, terei problemas com INSS, pois, ainda sou CLT.

Enviei uma pergunta ao SESCON se sendo MEI teria desconto na contribuição sindical patronal, e até agora nada, e o CRCSP já me informou que terei que ter registro do MEI como escritório individual. Alguém poderia me orientar ou sugerir algo?

Fico no aguardo.

Abraços!

Getúlio Rocha Júnior
ROCHA Contábil
(19) 98225-5006 / [email protected]
https://www.rochacontabil.net.br
GLEIDSON DE OLIVEIRA CUNHA

Gleidson de Oliveira Cunha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2015 | 16:10

Boa tarde,


Minha dica é fazer um orçamento bem detalhado dos itens para a abertura do escritório, fazer o plano de negócio, estudar o melhor ponto (conta muito), fazer-se conhecido e não pode faltar conhecimento das áreas de atuação, se não domina os principais, chame um amigo que domine essa parte, faça uma parceria.
Obs: não sei anexar arquivos se alguém puder mandar uma dica.
Abraço!

Att,

Gleidson O. Cunha
Contador CRCMG 110666/O
Edlaine Karine Stabele

Edlaine Karine Stabele

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2016 | 05:46

Olá a todos.
Durante o curso de bacharel em ciências contábeis trabalhei em alguns escritórios mas devo dizer que fique assustada na falta de organização e a quantidade de erros básicos cometidos por alguns contadores a ponto da dona do escritório não saber o que era o CPC.
Me formei em dezembro e estou pensando e trabalhar como autônoma apenas com MEI e simples. Embora tenha experiência em rotinas de escritórios pensei em contratar também uma consultoria para me orientar nos primeiros meses afinal ninguém sabe tudo. As questões tributárias são o que mais me preocupam principalmente na hora de emitir notas fiscais. O que acham?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2016 | 08:05

Bom dia Edilaine!

Sim, você está correta em contratar uma assessoria. Aqui tenho uma que custa barato R$ 200,00 e nos orientam muito, mas se sua preocupação é apenas em notas fiscais, sugiro que você faça cursos voltados para suas dúvidas, principalmente Depto. Pessoal (que é muito complexo) e também as obrigações acessórias tanto da parte fiscal, trabalhista e contábil.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Página 4 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.