x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.143

depreciação de carro usado

Daniela

Daniela

Iniciante DIVISÃO 2, Promotor(a) Vendas
há 12 anos Quarta-Feira | 12 outubro 2011 | 01:57

me ajudem!!!! trabalho com meu carro prestando serviços a 2 anos e 4 meses, ele é usado do ano 2001 no valor de 14.500,00 ate hoje a empresa nunca me pagou pela depreciaçao gostaria de saber se posso pedir esses atrassados e quanto seria o valor a receber?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 12 outubro 2011 | 10:37

Bom dia Daniela,


Normalmente, quando utiliza o carro próprio a serviço da empresa e a mesma paga por quilometro rodado, teoricamente, esta incluso no valor unitário do quilometro rodado, todas as despesas necessárias para cobrir os gastos do proprietário do veículo, tais como combustiveis, manutenção e inclusive a depreciação.


Más se mesmo assim quiser saber a taxa de depreciação de veículos usados, para fins fiscais, ver a seguir

A taxa normal para veículos novos é 25,00% ao ano.


Depreciação de Bens Usados

Art. 311. A taxa anual de depreciação de bens adquiridos usados será fixada tendo em vista o maior dos seguintes prazos:

I - metade da vida útil admissível para o bem adquirido novo;

II - restante da vida útil, considerada esta em relação à primeira instalação para utilização do bem.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Daniela

Daniela

Iniciante DIVISÃO 2, Promotor(a) Vendas
há 12 anos Quarta-Feira | 12 outubro 2011 | 12:41

me descupe mas ainda nao entendi, e também me esqueci de mencionar que a empre me paga referente ao carro somente combustivel. Eu trabalho externo, na rua prestando serviço com meu carro e transportando materias para clientes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.