x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.980

Contabilização de parcelamento ordinário

Neimar dos Santos Moreira

Neimar dos Santos Moreira

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2011 | 16:58

Boa tarde!

Pessoal, preciso de ajuda.

Um cliente fez um parcelamento ordinário administrativo de contribuições previdenciárias junto a Receita Federal.Ele começou a pagar as parcelas imediatamente, sendo que a 1ª parcela foi paga no ato de assinatura do parcelamento.
Necessito saber como contabilizar esse parcelamento?A receita não forneceu nenhum documento a empresa demonstrando o que era juro e multa.A guia já vem com valor total a pagar, sem detalhar os acréscimos sobre a parcela.

Neimar

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 09:22

Bom dia Neimar,

Quando da solicitação do parcelamento ordinário, você teve a oportunidade de verificar (na sua simulação) o valor da multa e dos juros a serem cobrados. Se acaso não guardou tais informações, não lhe resta outra alternativa que não a de buscá-las junto a Secretaria da Receita Federal mais próxima.

Caso não consiga, resta-lhe a alternativa de considerar a "diferença" entre o total dos débitos e o do parcelamento como se juros fossem sem considerar os valores das multas. Para tanto multiplique o valor da primeira parcela pela quantidade destas.

Uma vez encontrados tais valores, aponte-os aqui para que possamos auxiliá-lo na contabilização. Sem valores, ainda que hipotéticos, torna-se inviável demonstrar os registros contábeis, pois a transação envolve vários lançamentos.

...

MARIA V.M

Maria V.m

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 12:00

BOM DIA!
Estou com a seguinte duvida: o meu cliente, fez o parcelamento de uns debitos( INSS, CSLL. ..) pela a lei 11.941. peguei o balanço do antigo contador, no qual estava registrado tudo no passivo nao circulante. o valor e de R$ 1.934.232,73, no qual o antigo contador me falou que era o Refis e parcelamento de INSS. so que em 07/2011, teve um repacelamento, no qual nao foi consolidado todo o valor e apenas 3 dos sete parcelamento anteriores. A Minha duvida é, como vou fazer essa contabilizacao? O novo parcelamento foi:
debitos com reducao lei 11.941 de 2009 R$ 58.247,72
(-) antecipação pagas lei 11.941 de 2009$ 1.864,28
(=) saldo consolidado em valores de 18/11/2009 R$ 56.383,44,
numero de prestacao remanescentes 160,
prestacao basica R$ 352,39,
Juros R$ 58,18,
Total da prestacao R$ 410,57.

Se me ajudarem a fazer a contabilizacao nesse primeiro reparcelamento, os outros dois eu deserolo. Sera que tenho que pegar os valores desses repacelamento e colocar no passivo circulante e dando baixa nas parcelas pagas? e os juros do mesmo jeito????


desde de ja obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.