x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.752

Escrituração de Livro Diario e Razão em Associação

LEANDRO SILVA FORTES

Leandro Silva Fortes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 15:28

boa tarde!!

Gostaria de saber se associação deve fazer inscrituração do Livro diário e razão? Tenho um cliente que faço apenas o livro caixa com a movimentação financeira. Estou procedendo de forma correta ou não? Caso não seja obrigado a inscrituração do livro diário e razão podem me informar um embasamento legal. de já agradeço
sem mais.

Iran Couto Chalub

Iran Couto Chalub

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 21:28

Leandro, de acordo com o Decreto nº 2.536 de 06/04/1998, exige, para fins de concessão do Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos, que a pessoa jurídica apresente as seguintes " demonstrações contábeis e financeiras" ( art. 4º):
"I) - balanço patrimonial;
II - demonstração do resultado do exercício;
III - demonstração de mutação fo patrimônio;
IV - demonstração das origens e aplicações de recursos; v- notas explicativas" - Fonte: Contabilidade para Entidades sem Fins Lucrativos (Terceiro Setor) de Paulo Arnaldo Olak e Diogo Toledo do Nascimento -Editora Atlas - 2º Edição.
Entendo ser necessário a Escrituração do Diário e do Razão.

Espero ter ajudado.

Iran Couto Chalub - E-mail(@Oculto)

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 10:16

Bom dia Leandro,

Lê-se na letra "c", § 2º, Artigo 12º da Lei 9532/1997 que:

Art. 12. Para efeito do disposto no art. 150, inciso VI, alínea "c", da Constituição, considera-se imune a instituição de educação ou de assistência social que preste os serviços para os quais houver sido instituída e os coloque à disposição da população em geral, em caráter complementar às atividades do Estado, sem fins lucrativos.

§ 2º Para o gozo da imunidade, as instituições a que se refere este artigo, estão obrigadas a atender aos seguintes requisitos:

c) manter escrituração completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatidão


...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.