Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 98

acessos 46.715

Encerramento Empresa

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 17 julho 2007 | 15:01

Anapaula e Claudio.

Anexei um arquivo sobre baixa de empresa, quem puder acrescentar mais informações a comunidade agradece.

AnaPaula, se restar dúvidas poste novamente no forum.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 17 julho 2007 | 15:10

Tá ai o que consegui extrair aqui nas minhas anotações espero que seja útil.

A baixa de inscrição no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ) de sociedade limitada será procedida pela entrega da seguinte documentação:

- FCPJ, transmitida exclusivamente pela Internet por meio do programa ReceitaNet;
- dos documentos abaixo relacionados, que devem ser entregues pelo contribuinte diretamente na unidade da RFB de sua jurisdição:
- original do DBE, assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ, preposto anteriormente indicado ou procurador, com firma reconhecida em cartório. No caso de DBE assinado por procurador, deverá acompanhar cópia autenticada da procuração pública (registrada em cartório) ou particular (firma reconhecida do outorgante);
- cópia do recibo de entrega da declaração de encerramento, se for o caso;
- cópia autenticada do ato de extinção registrado no órgão competente (distrato social registrado na Junta Comercial, se sociedade empresária, ou no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, se sociedade simples) , observando-se que a autenticação da cópia poderá ser feita, à vista do original, pelo servidor a quem deva ser apresentado o documento, conforme estatuído no parágrafo único do art. 5º do Decreto nº 83.936/1979.

Em tempo é sempre bom checar a legislação pertinente a fim de atestar a veracidade das informações. (Arts. 8º e 28 e Anexo II - Eventos de Baixa - da Instrução Normativa RFB nº 568/2005)

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 17 julho 2007 | 16:38

Ana Paula.

Esse procedimento é tranquilo pois Contabilmente, liquidar uma empresa significa realizar (transformar em dinheiro) o Ativo, saldar as obrigações com terceiros (Passivo) e restituir aos sócios a parte que cabe a cada um no Patrimônio Líquido remanescente.

É preciso que os sócios tenham informações adequadas sobre a situação patrimonial da empresa no momento em que decidirem dissolver a sociedade(tal inormação você já deve ter certo?)

Ora, de posse dessas informações é so seguir com as contabilizações, ok? havendo dúvidas nessa questão das contabilizações, disponha do forum.

Hábraços!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
ANAPAULA SALOMON

Anapaula Salomon

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 17 julho 2007 | 16:50

Sr. Claudio

Realmente tenho dúvidas de como proceder a contabilização, já me informaram que tenho que zerar as contas do ativo e passivo e lançar na conta dos sócios, procede esta informação? esta conta dos sócios fica onde no plano de contas? Desde já agradeço.

ANAPAULA SALOMON

Anapaula Salomon

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2007 | 08:54

Bom dia Claudio

Muito obrigada pelo material, fiz como estava no material, mas agora surgiu uma dúvida na impressão do livro diário, na impressão do livro diário normal do ano é composto por (diário, balanço ,dre, delpa,doar e mutação do patrimonio) e no livro diário de baixa da empresa também é assim? aguardo retorno, desde já agradeço.

Ninha

Ninha

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 28 agosto 2007 | 15:30

Boa Tarde Cláudio,
Tenho que contabilizar a baixa de uma empresa e também tenho as mesmas duvidas que a Ana Paula, vi que você ia disponibilizar para ela, um material via e-mail e gostaria de pedir , se possivel, que também me enviasse. Desde Já agradeço e aguardo um retorno.
Tania

Ninha

Ninha

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 28 agosto 2007 | 16:51

Boa tarde novamente Sr Cláudio,

Baixei o arquivo e com relação a documentação ficou ok.
Realmente tenho dúvidas de como proceder a contabilização, já me informaram que tenho que zerar as contas do ativo e passivo e lançar na conta dos sócios, procede esta informação? esta conta dos sócios fica onde no plano de contas? Essa empresa foi aberta em 02/09/2004 e desde então não houve fechamento. Tenho que fechar ano a ano? E com relação aos livros, essa empresa está enquadrada no Simples, preciso só imprimir o livro caixa? Nossa tenho muitas dúvidas. Se vc puder me ajudar vou ser muito grata. Um abraço

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 28 agosto 2007 | 17:25

Realmente tenho dúvidas de como proceder a contabilização, já me informaram que tenho que zerar as contas do ativo e passivo e lançar na conta dos sócios, procede esta informação?

Esse procedimento é tranquilo pois Contabilmente, liquidar uma empresa significa realizar (transformar em dinheiro) o Ativo, saldar as obrigações com terceiros (Passivo) e restituir aos sócios a parte que cabe a cada um no Patrimônio Líquido remanescente.

É preciso que os sócios tenham informações adequadas sobre a situação patrimonial da empresa no momento em que decidirem dissolver a sociedade(tal inormação você já deve ter certo?)

esta conta dos sócios fica onde no plano de contas?

O capital pertence aos socios.

Essa empresa foi aberta em 02/09/2004 e desde então não houve fechamento. Tenho que fechar ano a ano?

Veja bem: Esse é o procedimento correto sim, fechamento ano a ano.

E com relação aos livros, essa empresa está enquadrada no Simples, preciso só imprimir o livro caixa?

Isso é uma decisão do contador e/ou responsável pela empresa, se você optar em fazer apenas o livro caixa, ainda assim é mister que seja feito desde 02/09/2004 até a liquidação da empresa ok?

Caso faça opção em fazer escrituração contábil o procedimento será o mesmo, fechamento ano a ano, lembrando que para esta modalidade de escrituração, para cada periodp encerrado deverá emitir o livro diário e registrar no orgão competente.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Celso Oliveira

Celso Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Sábado | 1 setembro 2007 | 16:18

gostaria que me enviasse um modelo de distrato social onde um dos sócios da empresa já falaceu e é representado pela inventariante, como fica no preambulo do distrato e ainda a empresa há de cinco anos encontra-se inativa.

aguardo atenção ao exposto.

@Oculto

Elaine Cristina

Elaine Cristina

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2008 | 10:03

Ana, tenho um material aqui que te servirá por toda a vida, me escreva nesse e-mail que te enviarei:


Bom dia Claudio Rufino. Gostaria se possivel que me enviasse esse material que foi enviado a Ana no dia 17 de julho de 2007, referente aos lançamentos contábeis sobre o encerramento de firma. Meu email @Oculto.Sem mais , agradeço muitissimo.

Márcia Coutinho Oliveira de Moraes

Márcia Coutinho Oliveira de Moraes

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2008 | 16:42

Boa Tarde
Tenho dúvidas com relação a uma baixa efetuada em uma empresa, cuja situação é a seguinte :

Ativo: Caixa 4.559,77
Imobilizado 894,00

Passivo
Simples a Recolher 3,19
Capital 6.000,00
Prejuízos Acumulados 549,42

- Como são feitos os lançamentos do Ativo? São distribuidos ao sócios? Ou jogados contra o passivo?
- Tenho um Imposto a pagar, mas nao pode emitir um DAS nesse valor, considero esse imposto pago e depois resolvo Receita quando for baixar o CNPJ?

Obrigado
Márcia

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 2 agosto 2008 | 11:03

Bom dia Nilton.

Em relação aos empregados alocados exclusivamente nos anexos I, II ou III, a empresa recolherá o INSS dentro da tabela do Simples Nacional aplicável para suas atividades, o qual será calculado sobre a receita daquela atividade. Para este recolhimento a empresa fará um DAS com o INSS incluído e para o recolhimento da parte descontada dos segurados fará uma GPS com código 2003;

Em relação aos empregados alocados exclusivamente nos anexos IV ou V, recolherá o INSS fora da tabela do Simples Nacional. A empresa fará um DAS, sem o INSS incluído, e fará uma GPS no código 2100, onde recolherá a parte patronal, 20% + SAT, e a parte descontada de todos os segurados.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
donizetti bge

Donizetti Bge

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 21:59

com relação a este assunto tenho tambem uma duvida, que é quanto a DIRPJ, a empresa sendo simples o declaração deve ser tambem como simples ou normal

Day Cris Santos

Day Cris Santos

Bronze DIVISÃO 4, Secretária
há 14 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 10:15

Ola Pessoal.
Estou com uma duvida, como proceder a baixa da Inscrição
Estadual, Ja registrei a baixa
na JUCESP, ja dei baixa no CNPJ,
a inscricao da prefeitura tambem esta baixada, O que fazer para baixar no Posto Fiscal ? O que tem que levar lá ?
Obrigada!! quais copias de documentos, livros, enfim, tudo que tenho que apresentar no posto fiscal?

desde já agradeço

Dai
Marcos Teixeira

Marcos Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 17:12

Boa tarde,

Estou fazendo um distrato social e tenho algumas dúvidas:

01) Somente os socios assinam, não precisa de adv e nem de testemunhas ?
02) Um dos sócios é casado, precisa informar a esposa ou apenas o regime de bens do casamento.

Se possivel, gostaria de receber este material citado sobre encerramento de empresas e procedimentos contábeis.

Muito obrigado
(@Oculto)

Marcos Teixeira
Contador e Professor
Marcos Teixeira

Marcos Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 17:33

Celeste,

A empresa é Ltda, pesquisei alguns modelos e não vi exemplos de assinatura de adv ou testemunha.

Abs

Marcos Teixeira
Contador e Professor
Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.