x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 98

acessos 46.713

Encerramento Empresa

Day Cris Santos

Day Cris Santos

Bronze DIVISÃO 4, Secretária
há 14 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2009 | 08:58

Ola Pessoal.
Estou com uma duvida, como proceder a baixa da Inscrição
Estadual, Ja registrei a baixa
na JUCESP, ja dei baixa no CNPJ,
a inscricao da prefeitura tambem esta baixada, O que fazer para baixar no Posto Fiscal ? O que tem que levar lá ?
Obrigada!! quais copias de documentos, livros, enfim, tudo que tenho que apresentar no posto fiscal?

desde já agradeço
please!!!

Dai
MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Agente Turismo
há 14 anos Terça-Feira | 8 setembro 2009 | 20:30


Saudações!

Preciso de ajuda...
Uma senhora abriu em 08/77 uma empresa individual, que ja não esta em atividade (a mais de 10 anos). Porém não foi feito a baixa da mesma, que, no momento (C.N.P.J.) esta em situação cadastral inapta.
Ela esta sobrevivendo da ajuda dos filhos, pois ela não tem nenhuma renda. No momento ela tem 63 anos. Sensibilizei com caso dela, porém não sei como proceder para fazer o encerramento da firma.
A respeito de documentos da empresa, ela tem o cartão do CGC, qual hoje é C.N.P.J., a guia de recolh da prefeitura, referente ao licenciamento, a declaração cadastral no Estado, o registro de firma individual e a ficha de inscrição do estabelecimento CGC.
Quero saber tb se há um meio dela não precisar pagar nada para os orgãos, ja que simplesmente baixou as portas e, como ja mencionei, depende dos filhos para sobreviver.
Por favor, espero que possam me ajudar a ajudá-la!

Desde ja agradeço

Att.

Marcia M.

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL
Marcos Teixeira

Marcos Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 8 setembro 2009 | 23:03

Boa noite Marcia,

Se a empresa fosse ME ou EPP, vc poderia fazer o processo de baixa da empresa sem a necessidade de tirar as devidas CND´s, porem como trata-se de uma empresa antiga , sem atividade , uma opção seria declarar a empresa como inativa ,durante 5 anos consecutivos, e após este período fazer a baixa da respectiva empresa, assim as CND´s estariam em dia.

Lembre-se que tem tb CND da Previdencia.

Abs, boa sorte.

Marcos Teixeira
Contador e Professor
Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2009 | 17:29

Boa Tarde

Alguem poderia me ajudar estou dando baixa numa empresa desde 2007 ela encerrou suas atividades em 04/2007, ela estava enquadrada no simples antigo, e sua baixa na Junta comercial data de 30/10/2007, preciso fazer a declaração de baixa da empresa, ja o fiz ate 04/2007, porem a receita esta exigindo uma declaração de inatividade de 05/2007 a 10/2007, porem nao consigo fazer atraves do site da RFB, pois ela teve movimento parte do ano. como devo proceder alguém ja viu um caso assim? me ajudem por favor?
Agradeço desde já

Sandra

Obrigada pela atenção.
Sandra
Marcos Teixeira

Marcos Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 12:18

Bom dia Sandra,

Nâo entendi sua pergunta pois vc disse " preciso fazer a declaração de baixa da empresa, ja o fiz ate 04/2007 " e depois " pois ela teve movimento parte do ano " .

Afinal a empresa esta encerrada em que data ? O movimento foi qual meses ?

Minha sugestão é ir pessoalmente na RFB.

Abs

Marcos Teixeira
Contador e Professor
fabiula daniele coelho de moraes

Fabiula Daniele Coelho de Moraes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2009 | 16:35

ola. tudo bem?

estou precisando dar baixa numa empresa que nunca teve movimento, quais os documentos que preciso para dar baixa? e qual os procedimentos em cada orgão? pois sou nova nesta area, e não sei nem por onde começo.


obrigada fabiula

Mari Tedeschi Nogueira

Mari Tedeschi Nogueira

Iniciante DIVISÃO 5, Advogado(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 15:03

Boa Tarde.
Tenho uma empresa inativa desde 1998, e estou providenciando baixa em todos os órgãos, inclusive, já o tendo feito na JUCESP.
Entrei no site da Fazenda Estadual e através de pesquisa no SINTEGRA, no campo: informações complementares, consta como Situação Cadastral Vigente: NÃO HABILITADO. O que isso significa, PRESCRIÇÃO? Se for isso mesmo, por gentileza, pode me enviar os anexos para preencimento de baixa?
Também enviei pedido de baixa para a RFB e ao consultar o pedido para emissão da DBE vejo a seguinte msg:
DATA - HORA [06/10/2009 - 23:00:02]
ÓRGÃO RFB
STATUS

"Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada".

"Sua solicitação foi enviada para a Sefaz-SP"

Será que fiz algo errado ou é assim mesmo? Demora para saber se está tudo ok para emissão da DBE?

Por favor, me ajudem.

Antecipadamente agradecida.

Mari

Marcos Teixeira

Marcos Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 15:17

Boa tarde a todos,

Fabiula,

Se a empresa for ME ou EPP esta dispensada da apresentação das CND´s para baixa , caso contrario vc precisa ter em mãos:
01)CND Receita
02)CND Previdencia
03)CRF - CND da CEF , Caixa Economica Federal
04)CND do Municipio

Se vc quiser uma ajuda mais detalhada , favor falar municipio da empresa e se é ME ou EPP , se esta no Simples Nacional ou não

_______________________________________________________

Marielza,

"Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada".

"Sua solicitação foi enviada para a Sefaz-SP"

Quer dizer que seu DBE esta em analise na Sefaz-SP , precisa aguardar a resposta.

A disposição

Marcos Teixeira
Contador e Professor
Mari Tedeschi Nogueira

Mari Tedeschi Nogueira

Iniciante DIVISÃO 5, Advogado(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 15:37

Marcos
Agradeço a atenção. Vou aguardar para ver o que diz a RF.
Ah, aproveitando, antes de iniciar as baixas, fui orientada pelo funcionário da RFB a dar baixa primeiro na JUCESP, depois no CNPJ, no Estado e por último no Município. Por esse motivo coloquei no programa o evento 517. Está correto?
Tomara que sim, estou ansiosa demais para encerrar essa empresa que já me deu muito nó no cérebro.

Att,

Mari

Marcos Teixeira

Marcos Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 16:37

Marielza,

Vc foi orientada corretamente , faça a baixa da empresa na Jucesp, depois envie atraves do CNPJ 2.7 o evento 517 , pois a data do evento precisa ser a data da baixa na Jucesp .

Caso contrario o processo voltará por ter incompatibilidade de datas.

A disposição, se prepara que o processo é trabalhoso mesmo......, mas fica tranquila, pode bombardear as perguntas que farei o possivel para ajudá-la.

Abs

Marcos Teixeira
Contador e Professor
Marcos Teixeira

Marcos Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 17:08

Boa tarde Fabiula,

01) Baixa na Junta Comercial , nao precisa de CND´s
02) Baixa na RFB , data do evento é a data da baixa na junta comercial
03) Baixa no Municipio

Qquer duvida , vamos conversando ...

Marcos Teixeira
Contador e Professor
Mari Tedeschi Nogueira

Mari Tedeschi Nogueira

Iniciante DIVISÃO 5, Advogado(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 11:28

Marcos Teixeira

Olá Marcos. Hoje ao verificar a situação do pedido de baixa da empresa, verifiquei o seguinte:
Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):

ÓRGÃO SEFAZ-SP
MOTIVO


"A empresa nao pode ser baixada a pedido do cadastro de contribuintes, por estar na seguinte situacao cadastral: SITUACAO CADASTRAL: INAPTA".

Por favor, se puder, me oriente sobre o que fazer diante desse resultado.

Antencipadamente agradeço a atenção.

Mari

Jodiscley Cassol

Jodiscley Cassol

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 10:36

Olá, estou baixando uma empresa. Já tenho todas as informações patrimoniais necessarias, mas tenho dúvidas em relação aos registros contábeis, e ao zeramento das contas de ativo e passivo. Se for possível, gostaria de ter acesso ao material citado anteriomente. desde já agradeço.

Marcos Teixeira

Marcos Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 10:40

Bom dia Mari,

Quando aparece situação cadastral " INAPTA " quer dizer que a empresa esta irregular com RFB , ou seja , vc precisa solicitar uma pesquisa fiscal da empresa na RFB para saber se a mesma esta com pendencias de declarações ou tributos em atraso.

A disposição

Marcos Teixeira
Contador e Professor
Mari Tedeschi Nogueira

Mari Tedeschi Nogueira

Iniciante DIVISÃO 5, Advogado(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 14:13

Boa Tarde Marcos.
Tenho todas as certidões da RFB e parece-me que está tudo ok na Receita Federal e também no INSS (CND).
O problema é que ao pedir baixa na RFB, o pedido foi negado eis que, segundo a SEFAZ, está inapta.
Eu tenho todas as declarações de IRPJ inativa, desde o ano de 1.999.
Pode acontrecer de ser algum problema no Posto Fiscal apenas?
Se for, o que fazer para resolver o problema?
Aqui em Itu está difícil, pois até o início deste ano, tínhamos o Posto Fiscal instalado em nossa cidade, porém, depois mudou para Sorocaba, aí é que a coisa piora.
Conforme eu citei em outra mensagem, minha empresa é ME.

Antecipdamente agradeço a sua atenção.

Mari

Marcos Teixeira

Marcos Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 17:30

Boa tarde Mari ,

VC precisa ir pessoalmente na RFB , pois o cadastro do SEFAZ e RFB são interligados.

Tem RFB em ITU ?

Se precisar de algo aqui em Campinas , manda um email @Oculto

Abs

Marcos Teixeira
Contador e Professor
Mari Tedeschi Nogueira

Mari Tedeschi Nogueira

Iniciante DIVISÃO 5, Advogado(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 18:06

Boa Tarde Marcos.
Tem RFB aqui em Itu e já fui lá, e conforme citei acima, tirei todas as certidões negativas e está tudo ok. Segundo orientação da funcionária da RFB, o próximo passo seria pedir a baixa pela net (programa CNPJ 2.7), conforme já fiz, e me informaram que, se não houvesse problemas na SEFAZ, seria emitida a DBE para, junto com os documentos de baixa na JUCESP, e declarações da RFB, dar entrada na baixa.

Não sei o que fazer, mas sei que acharemos o caminho certo.

Agradeço demais a sua atenção. Vou adicionar seu e-mail.

Abs

Iria Liane Strohm

Iria Liane Strohm

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 11:53

Anapaula Salomon
Anapaula, terias como enviar este material que o Cláudio enviou à você sobre contabilização de encerramento de empresa? Obrigada

Marcos Teixeira

Marcos Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 14:33

Boa tarde Keila,

Faça o procedimento padrão :

01)Baixa na Junta Comercial
02)Baixa na RFB
03)Baixa no Estado
04)Baixa no Municipio.

Se for ME ou EPP esta dispensada da apresentação das CND´s .

Abs

Marcos Teixeira
Contador e Professor
Vera Lúcia Tavares Andersen

Vera Lúcia Tavares Andersen

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2010 | 14:38

Gostaria de saber se algum colega, pode ajudar me. Preciso fazer a alteração de um contrato social. Ocorre, que não haverá mais objetivos sociais, ela encerrou as atividades físicamente, ou seja fechou as portas. Porém, não poderá encerrar legalmente por conta de pendências. Penso em colocar no objetivo da nova alteração, mudança de endereço para depósito fechado apenas para guarda de documentos.(endereço...). Alguém teria um caso parecido?

SUSY ANDRIELLY FERREIRA DE SOUZA

Susy Andrielly Ferreira de Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2010 | 12:20

Oi gente.

Também preciso de um auxílio.
Quero fechar uma filial, ME optante de SN mas no preenchimento do CNPJ não sei se opto por extição: tratamento às ME EPP SN ;
liquidação voluntária ou por unificação da inscrição filial que realmente não sei dizer o que significa.
Grata.

Sebastiam martins correia

Sebastiam Martins Correia

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 17 março 2010 | 01:36

Bom dia!
Estou com dificuldades para baixar uma empresa e gostaria da ajuda dos colegas do forum.

Fico muito agradecido desde já.


Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
Ao usuário Celso Martins Correia: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

joyce

Joyce

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 17 março 2010 | 13:02

Bom sou sócia de uma empresa , essa empresa praticamente faliu, não tem serviço desde 2007 só tem dívidas e dívidas, não temos dinheiro para pagar as dívida, nem endereço a empresa não tem mais, só existe mesmo o nome, sei que para dar baixa na empresa tem que pagar os impostos, prefeitura etc , agora o que quero saber como é o procedimento para abrir falência quais os gastos onde que tenho que solicitar a falência, por que é isso que aconteceu , a empresa faliu, e não tem como se recuperar, não tem mais serviços e contratos, por favor me ajude, com essa dúvida, preciso resolver isso o mais rapido possivel, agradeço desde já.

Página 2 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.