x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 130.364

Estagiário tem direito a 13° ?

Kátia Dias

Kátia Dias

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 12:55

Pessoal, boa tarde!

Estou fazendo a folha de 13º salário, primeira parcela de uma empresa e lá tem um estagiário.

Eu li a lei nova do estágio, mas lá só diz que estagiário tem direito a férias.
Não trata de 13º.

Assim que processei a folha, saiu 13 proporcional para o estagiário.
Sendo assim, estou com dúvidas.
Se alguem puder me ajudar, agradeço! :)

Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 13:48

Kátia

A lei garante ao estagiário o seguinte:

A jornada diária não deve ultrapassar a 6 (seis) horas diárias e semanal de 30 (trinta) horas;

A duração do estágio, na mesma concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência;

É compulsória a concessão de bolsa e auxílio-transporte para os estágios não obrigatório;

Fica assegurado às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas pela parte concendente do estágio;

O estudante poderá inscrever-se e contribuir como segurado facultativo do Regime Geral de Previdência Social;

É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. O recesso deverá ser remunerado quando o estagiário receber bolsa e no caso de o estágio ter duração inferior a 1 (um) ano a contraprestação será concedida de maneira proporcional;

Aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho;

É obrigatório a contratação de seguro de acidentes pessoais para o estagiário por parte da concedente;

Profissionais Liberais podem contratar estagiários desde de que regularmente registrados em seus Orgãos de Classe.

Tendo em vista que a lei define o estágio como atividade sem vínculo empregatício, significa que a unidade concedente não tem encargos trabalhistas como 13° salário, fundo de garantia e aviso prévio. O estagiário também não está obrigado ao aviso prévio, ou seja, o vínculo entre o estagiário e a organização concedente de estágio pode ser interrompido a qualquer momento, por uma das partes. A unidade concedente de estágio deve garantir aprendizagem e o respeito pelas atividades acadêmicas e sob nenhuma hipótese o estagiário deve arcar com qualquer despesa na realização do estágio.

Atenciosamente

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.