x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 787

sociedade por conta de participação

Marcelo Nascimento

Marcelo Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 14:34

Tenho um cliente do ramo da construção civil que vai fazer uma sociedade em conta de participacao para uma determinada obra, que vai funcionar do seguinte modo:

- a scp vai ser composta por 02 empresas.
Empresa 01 - meu cliente (socio ostensivo)
Empresa 02 - terceiros (socio oculto)

Opção pelo lucro presumido

De acordo com o contrato estipulado entre as 02 partes, inicialmente cada empresa injetara 10.000,00 cada uma para pagamenteo das despesas iniciais, ou seja, de acordo com as despesas que forem ocorrendo (empregados, impostos, etc) vai sendo debitado esse valor inicial ate termina. Dai em diante conforme forem surgindo novas despesas cada empresa vai injetando dinheiro na sociedade para quita-las. Nossa duvida se isso é correto?

Quando começar a entrar as receitas dessa obra, podemos deduzir as despesas mensais inclusive as iniciais e dividir o que sobrar para as empresas, ou somente apos a apuracao do lucro?

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 16:07

boa tarde,
Os sócios podem a qualquer momento entrar com novos recursos na sociedade como acrescimo do capital social. Porém a cada entrada de capital deve-se alterar o contrato e registrar no cartorio.
Apos apuração das receitas e despesas, se houver lucro, este dpoderá ser distribuido aos socios normalmente. Porém os recursos investidos no capital social nao podem ser devolvidos sem alteracao contratual.

Francisco Avelino

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.