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FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

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MURILLO LEME BARROS

Murillo Leme Barros

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2011 | 13:03

Boa Tarde,

O projeto está em fase de estudos na Receita Federal e nos demais entes públicos interessados, tendo como objetivo abranger a escrituração da folha de pagamento e, em uma segunda fase, o Livro Registro de Empregados.

A pretensão do Governo com a nova obrigação integrante do Sistema Público de Escrituração Digital é se despedir do CAGED, RAIS, DIRF, GRRF, GFIP, Livro e Registro de Empregados.

O SPED Social, também chamado de e-FOPAG (uma alusão à Folha de Pagamento Eletrônica) promete intensificar ainda mais todas as rotinas de fiscalização da Receita Federal, inclusive das obrigações Previdenciárias.


Mas à partir de quando será obrigatório? Quem serão as primeiras empresas a ter que se adequar a essa realidade? Como vai funcionar na prática?

Desde já agradeço.

MURILLO LEME

ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL / CONTABILISTA
DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2011 | 16:22

Murillo


Até onde todos sabemos é apenas essa informação que você nos trouxe, nada além disso, o que se fala é apenas informações de boca a boca sem fundamentação legal.
Em um curso que fiz sobre conectividade social icp o encarregado por ministrar o curso, comentou também sobre este assunto e pelo que entendi este projeto deverá promover a integração do Ministério do Trabalho, Justiça do Trabalho, Previdência Social, Receita Federal e demais entidades, para padronizar o compartilhamento das informações.
Porém nada além disso foi divulgado.


Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
lorrane barros

Lorrane Barros

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 17:35

Boa tarde, gostaria muito de saber também a respeito do sped na folha. A partir de quando será obrigatório? Quem serão as primeiras empresas a ter que se adequar a essa realidade? Como vai funcionar na prática?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 08:50

Caros, Bom dia.

Veja uma matéria simplificada a respeito do Sped Social, já é possível ter algumas diretrizes de como será a sistemática das informações e apuração do arquivo.

Com implantação prevista para o ano que vem, a Escrituração Fiscal da Folha de Pagamento e das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais - mais conhecida como Sped Social - vai afetar a rotina das empresas. O sistema reunirá em um só arquivo informações hoje prestadas em separado a diversos órgãos, como Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Receita e INSS.

Amauri Liba, professor do curso de Ciência Contábeis da Fecap (SP), explica que o Sped Social vai ser exigido, em um primeiro momento, somente para as empresas que fazem parte dos setores que obtiveram desoneração da folha de pagamentos em 2012 - e aí não importa se elas são de micro ou grande porte. Entre esses setores está o têxtil, de tecnologia da informação e de móveis, por exemplo. "Em longo prazo, o sistema digital de prestação de contas do governo será estendido para todas as empresas e segmentos", afirma o professor.

O objetivo é eliminar, em uma primeira fase, o papel usado na impressão de folha de pagamento. Depois, o livro de registros deverá ser banido. As ações facilitam o trabalho do Fisco, já que os créditos previdenciários e trabalhistas serão reunidos em base única. "As empresas, especialmente as de contabilidade, terão custos para adequar sua estrutura administrativa, pois o programa do escritório terá de ser compatível com o do governo", alerta Amauri.

As informações que farão parte do Sped Social são as seguintes: eventos trabalhistas - tais como admissões, afastamentos, comunicação de aviso prévio etc -, folha de pagamento e retenções de contribuições previdenciárias.

Benefícios para as empresas

O professor da Fecap acredita que o fato de a sonegação de impostos no Brasil ser muito alta acaba impactando todas as empresas. "Uma das razões de os impostos serem altos é o fato de haver muita sonegação também. Por ser um sistema digital, que não permite um acompanhamento humano, as chances de fraude serão quase extintas", diz.

Para Amauri, em longo prazo, é esperado uma diminuição na sonegação de impostos, o que favorece uma concorrência mais leal entre as empresas. "Com a melhoria da arrecadação, há a possibilidade de desoneração maior na folha de pagamento das empresas", avalia. Segundo dados da Receita, o Sped Social visa também reduzir a informalidade na relação de emprego.

É importante que mesmo os empreendedores que terceirizem a área de contabilidade - realidade na maior parte das micro e pequenas empresas - tenham conhecimento sobre o Sped Social. "O empresário precisa saber do que se trata até para poder cobrar de maneira mais efetiva o seu escritório de contabilidade. A multa para quem não se adequar ao sistema está prevista em R$ 5 mil por mês a partir da dada de implantação", explica Amauri.

Fonte: Portal Terra

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