x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.742

Classificação indevida de imobilizado

MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Agente Turismo
há 12 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2011 | 22:13

Saudações caros colegas!

Em 2010 houve imobilização indevida, ou seja, deveria ser contabilizado em expediente e foi em imobilizado. Foi entregue a DIPJ2011 com esta classificação erronea. Preciso saber como faço para acertar. Posso reclassificar para despesa? e quanto a DIPJ? Por favor me ajudem! Desde ja agradeço

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2011 | 08:22

Marcia Maria dos Santos, bom dia.


Relativamente a pessoa jurídica que cometer um erro efetivo em sua escrituração contábil(como ocorreu com você), por deixar de computar determinadas receitas ou despesas para efeito fiscal, ou então, por aplicar um coeficiente indevido ou até por interpretação errônea da legislação, e só constatá-lo após o encerramento do balanço, deverá fazer o acerto contábil como "Ajuste de Exercícios Anteriores"

Esses ajustes devem ser feitos diretamente à conta Lucros ou Prejuízos Acumulados (vale lembrar que a partir da adoção da lei 11.638/2007 a conta de lucros acumulados deixou de figurar no balanço patrimonial) líquido dos efeitos tributários que incidem sobre o lucro (Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social) ou do faturamento (PIS-Pasep e Cofins) .

Se o ajuste implicar acréscimos legais, multa e juros de mora, todos esses encargos devem ser segregados e analisados em relação ao período a que pertencem e, como ajustes de exercícios anteriores, só podem ser lançados valores que já deveriam ter constado em balanço(s) anterior(es).

Quando se tratar de Sociedade Anônima, a Lei nº 6.404/1976 determina, em seu art. 176, § 5º, "h", que devem ser mencionados nas notas explicativas os ajustes de exercícios anteriores, devido ao fato de referirem-se a erros cometidos pela empresa e que precisam ser comentados e justificados ou, então, pelo fato de decorrerem de mudanças deliberadas pela sociedade, que também necessitam de uma explanação.

Boa sorte.

(Lei nº 6.404/1976, art. 186, § 1º)

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Agente Turismo
há 12 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2011 | 14:41

Boa tarde!
Claudio, agradeço sua resposta! Desculpa, pois eu deixei de informar q se trata de sem fins economicos, ou seja, igreja.
Qual é o tratamento? é o mesmo? ou a ITG 2000 trata sobre isso?

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.