x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.505

Venda Imóvel Imobilizado - Atualização de Valor

João Sossela

João Sossela

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2011 | 17:18

Dúvida - Atualização de Valor de Imovel do Ativo Imobilizado.
Tenho uma empresa que pretende vender um imóvel com valor acima do que está contabilizado e que por sua vez se encontra defasado em relãção ao preço de mercado. É possível atualizar o valor contabilizado através de laudo técnico de empresa especializada para corrigir essa diferença?

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 00:31

Sim, é possível.

No caso de imóveis você pode atualizar pelo valor de mercado.

Obs: Não confunda na hora da reavaliação o valor de mercado com o valor efetivo de venda, são situações distintas.

Se for para um melhor auxílio, dê uma leitura simplificada nestes links, cada qual com sua importância:

Link 1
Link 2
Link 3
Link 4

seja Bem vindo ao Fórum Contábeis.

João Sossela

João Sossela

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 08:37

Olá, Felipe. Fico grato pela sua resposta. Agora surgiu outra dúvida. O referido imóvel tem valor contabilizado de R$ 430.000,00 e a Prefeitura da cidade onde ele se localiza o avaliou para efeito de cálculo do ITBI em R$ 4.000.000,00 - essa avaliação por parte desse órgão pode ser usada no lugar de se contratar uma empresa especializada para esse fim ou não?

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 10:48

Colega Felipe,

Nunca tive este caso, mas é uma novidade para mim, atualizar o valor de um bem, sem qualquer documento fiscal e inclusive só na hora da venda do mesmo para evitar ganhos de capital, me desculpe, mas é isso mesmo?


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.