x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 40.180

SUPER SIMPLES E O REGIME PERIÓDICO DE APURAÇÃO

MARCOS MARTINS JUNIOR

Marcos Martins Junior

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 26 julho 2007 | 14:00

Boa tarde,

Tenho uma empresa EPP, optante pelo Simples Nacional e o Regime de Apuração no estado de São Paulo é o RPA (Regime Períodico de Apuração), que dá direito de debitar e creditar o ICMS, pergunto: Com o ínicio do Simples Nacional, continuo debitando e creditando o ICMS, gerando a Gare para recolhimento e a GIA normalmente ?

Obrigado e aguardo retorno.

MARCOS MARTINS JUNIOR

Marcos Martins Junior

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 26 julho 2007 | 15:31

Antonio Gomes

Fiz uma consulta no Posto Fiscal a qual esta Empresa EPP, pertence e o atendente informou-me que deverei continuar com o mesmo procedimento, destacando o ICMS (debitando/creditando) e gerando a GIA, e agora o que fazer ?

Marcos M. Júnior

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 26 julho 2007 | 15:48

amigo Marcos,

qdo vc falou com o atendente deixou claro que a empresa será optante pelo SIMPLES NACIONAL?

pois com essa sua consulta fiquei preocupado, a acabei de reforçar essa questão na consultoria, ECONET, da qual deixou claro que se a empresa for optante pelo SIMPLES NACIONAL, não mais será RPA como tbm não entrega GIA nem destaca ICMS.

Por favor, reforce isso em sua consulta no posto e tente falar com algum fiscal.

retorne com sua resposta por favor

MARCOS MARTINS JUNIOR

Marcos Martins Junior

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 27 julho 2007 | 15:53

Antonio Gomes

Boa tarde

Fui ao Posto Fiscal e falei com o chefe do Posto, realmente não precisa mais gerar a GIA e nem debitar e creditar o ICMS, ele me orientou para verificar a Deca da empresa, no Regime de Apuração tem que estar " Simples Nacional " e não mais RPA como antigamente.

Tenha um ótimo final de semana.

Marcos Martins Júnior

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sábado | 28 julho 2007 | 14:13

Boa tarde,

Elogiável o exemplo deixado pelo Marcos e pelo Antonio.

O primeiro por ter orientado convicto de que, corretamente, estava "transferindo" os conhecimentos que possui, deixando (ao mesmo tempo) a oportunidade ao segundo de confirmar suas informações, inclusive incentivando-o a isto.

O segundo por ter confirmado as informações recebidas e voltado aqui para dizer disto, disponibilizando e partilhando as referidas informações agora confirmadas.

São exemplos a serem seguidos, pois se todos agissem assim, com certeza muitos saberiam muito mais.

Parabéns.

...

Americo Uemura

Americo Uemura

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 16 julho 2008 | 00:24

É com procedimentos desta natureza que o Forum ganha cada dia mais confiabilidade e quem ganha com isso somos todos nós profissionais desta area dificilima de trabalhar, face aos detalhes na nossa legislação tributária. Parabéns !!

Everton Avelino

Everton Avelino

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 16 julho 2008 | 00:36

Aproveitando volto a levantar uma questão que ha tempos tento discu-la no forum e que não está ganhando atenção dos moderadores.

No caso da NF modelo 2 continua sendo Não Tributada mesmo transferindo crédito ao consumidor final?

"Os fins não justificam os meios".
BENEDITO APARECIDO DE AGUIAR

Benedito Aparecido de Aguiar

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 19:12

Caro colega Toninho Silva, boa noite. Ao ver a ajuda dada ao colega Marcos no sentido de esclarecer a dúvida dele, vejo que este espaço é mais que pos graduação. Parabéns aos dois. Colegas preciso de uma ajuda: sobre o assunto em epígraf

1ª) qual a diferença do RPA p/ o Simples Nacional?

2ª) Exemplo: tenho uma empr no Est de Saõ Paulo e que suas atividades é: Gráfica e artigos de papelaria (canetas ,cadernos, etc....) , ela tem umj faturamento de + ou - 10. 000,00 mensal. Pregunto: qual dos regime (RPA ou Simples), melhor p/ optar e porquê? obrgado e aguardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.