Contábeis o portal da profissão contábil

28
Jul 2014
11:28

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

SUPER SIMPLES E O REGIME PERIÓDICO DE APURAÇÃO

10respostas
11.652acessos

POSTS RELACIONADOS

Marcos Martins Junior

Usuário Estrela Nova

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens223
pontos2.071
membro desde17/01/2007
cidadeMococa - SP
Postada:Quinta-Feira, 26 de julho de 2007 às 14:00:41
Boa tarde,

Tenho uma empresa EPP, optante pelo Simples Nacional e o Regime de Apuração no estado de São Paulo é o RPA (Regime Períodico de Apuração), que dá direito de debitar e creditar o ICMS, pergunto: Com o ínicio do Simples Nacional, continuo debitando e creditando o ICMS, gerando a Gare para recolhimento e a GIA normalmente ?

Obrigado e aguardo retorno.
Toninho Silva

Usuário 5 Estrelas Novas

profissãoContador(a)
mensagens409
pontos2.785
membro desde12/01/2007
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 26 de julho de 2007 às 14:17:11
Marcos, caso sua empresa opte pelo SIMPLES NACIONAL, não mais será necessario dbitar/creditar ICMS, bem como tbm não terá mais a GIA.

http://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=5840

Vale lembrar que vc deve verificar se havera impacto nas suas vendas, pois vc não mais irá dar credito de ICMS a seus clientes, tenho clientes que tiveram e estao tendo problemas qto isso.
Marcos Martins Junior

Usuário Estrela Nova

mensagens223
pontos2.071
membro desde17/01/2007
cidadeMococa - SP
Postada:Quinta-Feira, 26 de julho de 2007 às 15:31:17
Antonio Gomes

Fiz uma consulta no Posto Fiscal a qual esta Empresa EPP, pertence e o atendente informou-me que deverei continuar com o mesmo procedimento, destacando o ICMS (debitando/creditando) e gerando a GIA, e agora o que fazer ?

Marcos M. Júnior
Toninho Silva

Usuário 5 Estrelas Novas

profissãoContador(a)
mensagens409
pontos2.785
membro desde12/01/2007
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 26 de julho de 2007 às 15:48:15
amigo Marcos,

qdo vc falou com o atendente deixou claro que a empresa será optante pelo SIMPLES NACIONAL?

pois com essa sua consulta fiquei preocupado, a acabei de reforçar essa questão na consultoria, ECONET, da qual deixou claro que se a empresa for optante pelo SIMPLES NACIONAL, não mais será RPA como tbm não entrega GIA nem destaca ICMS.

Por favor, reforce isso em sua consulta no posto e tente falar com algum fiscal.

retorne com sua resposta por favor
Marcos Martins Junior

Usuário Estrela Nova

mensagens223
pontos2.071
membro desde17/01/2007
cidadeMococa - SP
Postada:Quinta-Feira, 26 de julho de 2007 às 16:00:26
Antonio Gomes

Irei amanhã ao Posto Fiscal, verificarei pessoalmente e depois lhe passo o que me foi informado.

Marcos M.Júnior
Marcos Martins Junior

Usuário Estrela Nova

mensagens223
pontos2.071
membro desde17/01/2007
cidadeMococa - SP
Postada:Sexta-Feira, 27 de julho de 2007 às 15:53:18
Antonio Gomes

Boa tarde

Fui ao Posto Fiscal e falei com o chefe do Posto, realmente não precisa mais gerar a GIA e nem debitar e creditar o ICMS, ele me orientou para verificar a Deca da empresa, no Regime de Apuração tem que estar " Simples Nacional " e não mais RPA como antigamente.

Tenha um ótimo final de semana.

Marcos Martins Júnior
Saulo Heusi

Usuário VIP

profissão
mensagens18.502
pontos157.366
membro desde24/07/2006
Postada:Sábado, 28 de julho de 2007 às 14:13:10
Boa tarde,

Elogiável o exemplo deixado pelo Marcos e pelo Antonio.

O primeiro por ter orientado convicto de que, corretamente, estava "transferindo" os conhecimentos que possui, deixando (ao mesmo tempo) a oportunidade ao segundo de confirmar suas informações, inclusive incentivando-o a isto.

O segundo por ter confirmado as informações recebidas e voltado aqui para dizer disto, disponibilizando e partilhando as referidas informações agora confirmadas.

São exemplos a serem seguidos, pois se todos agissem assim, com certeza muitos saberiam muito mais.

Parabéns.

...
Orlando Frutuoso Dalcin

Usuário Novo

profissãoEstagiário(a)
mensagens3
pontos19
membro desde08/04/2008
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 1 de julho de 2008 às 16:40:58
Verdade. Obrigado pela civilidade!
Americo Uemura

Usuário Novo

profissão
mensagens4
pontos37
membro desde02/07/2008
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 16 de julho de 2008 às 00:24:52
É com procedimentos desta natureza que o Forum ganha cada dia mais confiabilidade e quem ganha com isso somos todos nós profissionais desta area dificilima de trabalhar, face aos detalhes na nossa legislação tributária. Parabéns !!
Everton Avelino

Usuário 5 Estrelas Novas

mensagens425
pontos3.461
membro desde18/07/2006
cidadeGuaruja - SP
Postada:Quarta-Feira, 16 de julho de 2008 às 00:36:29
Aproveitando volto a levantar uma questão que ha tempos tento discu-la no forum e que não está ganhando atenção dos moderadores.

No caso da NF modelo 2 continua sendo Não Tributada mesmo transferindo crédito ao consumidor final?

"Os fins não justificam os meios".
mensagens8
pontos66
membro desde02/04/2008
cidadeIguape - SP
Postada:Terça-Feira, 19 de abril de 2011 às 19:12:15
Caro colega Toninho Silva, boa noite. Ao ver a ajuda dada ao colega Marcos no sentido de esclarecer a dúvida dele, vejo que este espaço é mais que pos graduação. Parabéns aos dois. Colegas preciso de uma ajuda: sobre o assunto em epígraf

1ª) qual a diferença do RPA p/ o Simples Nacional?

2ª) Exemplo: tenho uma empr no Est de Saõ Paulo e que suas atividades é: Gráfica e artigos de papelaria (canetas ,cadernos, etc....) , ela tem umj faturamento de + ou - 10. 000,00 mensal. Pregunto: qual dos regime (RPA ou Simples), melhor p/ optar e porquê? obrgado e aguardo

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

Facebook

Receba Novidades

POSTS RELACIONADOS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.51 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César