x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 7.456

Que natureza de operação e CFOP usar?

Henrique Nicolas

Henrique Nicolas

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2012 | 14:28

Em nosso caso revendemos diversos componentes elétricos para a construção civil. Ao vender um pacote grande, geralmente fazemos diversas entregas que podem durar até 6 meses no total. Nossa empresa é em São Paulo/SP, e vamos considerar que a venda é para São Paulo também.

Queremos receber 25% do valor total quando o pedido é feito(devido a inadimplência na construção civil). Já obra, ao receber o material, quer que os componentes descritos na nota sejam exatamente os que estão recebendo.

Outro problema é que efetuar a venda(inicio dos 6 meses), não temos todos os componentes da venda ainda, já que alguns vão demorar meses para ser entregue.

Qual seria a melhor solução no meu caso? Devo usar VENDA MERC.-SUBSTITUÍDO? VENDA PARA ENTREGA FUTURA?

Espero que tenha conseguido ser claro. Agradeço a atenção.

Henrique

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2012 | 19:57

Caro Henrique, bem vindo ao Fórum.

No caso a operação deverá ser com a natureza "Simples Faturamento" com a CFOP 5.922 no valor total da venda, e conforme for saindo a mercadoria você deverá emitir as DANFES com os valores correspondentes a saída do momento com a natureza "Venda para entrega futura" com a CFOP 5.117.

Cabe ressaltar que na emissão da DANFE com a CFOP 5.117 você deverá por em "Informações complementares" a NF-e que originou esta operação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.