x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.172

Luiz Adorno

Luiz Adorno

Iniciante DIVISÃO 1, Arquiteto(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 17:05

Boa tarde.

Estou iniciando minha carreira profissional autônoma, na área de Arquitetura, e gostaria que me ajudassem com os assuntos relacionados à emissão da RPA.

Como estou iniciando, tenho muitas dúvidas com relação ao tema: para quem devo emitir a RPA, se apenas para PF ou PJ? Quais impostos devo reter e quais seus percentuais? Como, quais documenetos, eu efetuo o pagamento dos impostos e se eu devo efetuar ou a contratante (PF ou PJ)?

Em um exemplo, como seria em um caso onde eu fosse contratado e o valor do serviço fosse R$ 5.000,00 (para PF e para PJ)?

Agradeço pela atenção.

Luiz Adorno.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 18:18

Luiz Adorno
Boa tarde

Segue comentarios

para quem devo emitir a RPA, se apenas para PF ou PJ?

O RPA pode ser emitido tanto para clientes seus como pessoa fisica como pessoa juridica.

Quais impostos devo reter e quais seus percentuais?

Pela PJ, dependendo de sua inscrição nos órgãos e recolhimentos, por exemplo:
- Deverá ser retido ISS se vc não tiver a inscriçao na prefeitura
- Deverá ser retido INSS considerando o limite de contribuição
- Deverpa ser retido IRRF considerando o valor do serviço prestado

Se vc executar serviços somente para PF devera fazer o controle do carne leao e pagar o IRRF se atingir o limite na tabela progressiva.

Como, quais documenetos, eu efetuo o pagamento dos impostos e se eu devo efetuar ou a contratante (PF ou PJ)?

- Cada imposto terá o seu documento, ISS (DAMSP), INSS (GPS) e IRRF (DARF) .

Sugiro que vc busque informações com algum profissional contabil pois como autonomo vc pode também fazer a escrituração do livro caixa e reduzir sua base de calculo do IR.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.