Contábeis o portal da profissão contábil

23
Dez 2014
02:20

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


Criação de EIRELI - Modelo do Contrato

196   respostas
128.140   acessos
  

mostrando página 1 de 7

POSTS RELACIONADOS

Thyago Antonio de Souza

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 9 de janeiro de 2012 às 09:12:16
Gostaria de saber se alguém já possui o modelo do contrato de empresa individual com resposabilidade ltda ?

CONTATO: (62) 8162-7039
GOIANIA - GO
CONTABILISTA

ver Anexos (2)

Jacyara Alves da Silva

Usuário Estrela Dourada

postada em: Segunda-Feira, 9 de janeiro de 2012 às 16:40:28
Thyago,

Dê uma olhada nesse modelo:


INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

Pelo presente instrumento particular de Constituição de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, Jose da Silva Araujo, brasileiro, casado sob o regime da comunhão parcial de bens (se solteiro, nascido em …/.../...), empresário, portador do RG nº …....-SSP-AL e do CPF nº …......, residente e domiciliado nesta Capital de Maceió, Estado de Alagoas, à Rua …... CEP …..., resolve constituir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, que reger-se-á pelas seguintes cláusulas e condições:

Cláusula 1ª – A empresa girará sob o nome empresarial J. DA SILVA ARAUJO CONSTRUÇÕES EIRELI, e terá sede à Rua ….............. CEP....
§ ÚNICO - Para consecução de seus objetivos sociais, a empresa poderá, a qualquer tempo, criar,alterar ou extinguir estabelecimentos filiais, agências, sucursais em qualquer parte do território nacional ou fora dele, mediante alteração contratual devidamente arquivada na Junta Comercial.

Cláusula 2ª – Constituirá objeto da sociedade, a exploração do ramo da construção civil em todas as suas modalidades, bem como, o comércio varejista de materiais de construção em geral.

Cláusula 3ª – O capital social será representado pela importância de R$ 62.200,00 ( ) totalmente integralizado neste ato em moeda corrente do País, detido, em sua totalidade, pelo Titular Jose da Silva Araujo.

§ ÚNICO - A responsabilidade do Titular é limitada à importância total do capital Social integralizado.

Cláusula 4ª – A Empresa iniciará suas atividades na data de registro do seu ato constitutivo na Junta Comercial do Estado de Alagoas e seu prazo de duração é por tempo indeterminado.

Cláusula 5ª – A administração da Empresa será exercida por seu titular Jose da Silva Araujo que ficará incumbido de exercer todos os atos pertinentes e necessários ao exercício das atividades ora assumidas, bem como, de representá-la judicial e extra-judicialmente, ativa a passivamente perante todas repartições e instituições financeiras, vedado, no entanto, o uso do nome empresarial em atividades estranhas ao interesse social.

Cláusula 6ª – Ao término de cada exercício social, em 31 de dezembro, o administrador procederá a eleboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico , cabendo-lhe os lucros ou perdas apurados.

Cláusula 7ª – O Titular- Administrador Jose da Silva Araujo declara, sob as penas da Lei:
§ Primeiro - Não possuir ou ter sob sua titularidade, nenhuma outra empresa nos moldes do EIRELI, em qualquer parte do território nacional;
§ Segundo - Não estar impedido de exercer a administração da empresa, por lei especial ou em virtude de condenação criminal ou por se encontrar sob os efeitos dela, a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos, ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, fé pública ou à propriedade.

Local e data

…..........................................................
JOSE DA SILVA ARAUJO
Titular - Administrador


É o que está circulando aqui. Atente que é super básico e que a administração - no modelo em questão - será exercida pelo próprio Titular; sabe-se que esta poderá também ser de um "administrador designado" que poderá ser informado na cláusula que versa sobre, e que deverá, além de ser qualificado e identificado, assinar o ato.

Recomendações


ver Anexos (2)

Thyago Antonio de Souza

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 9 de janeiro de 2012 às 17:33:06
Obrigado...
Vou verificar se o mesmo pode ser utilizado em nosso Estado.....

CONTATO: (62) 8162-7039
GOIANIA - GO
CONTABILISTA

ver Anexos (2)

Jacyara Alves da Silva

Usuário Estrela Dourada

postada em: Segunda-Feira, 9 de janeiro de 2012 às 20:24:52
Thyago,

Na cláusula 2ª (das atividades) substitua a palavra "sociedade" por "empresa".

Recomendações.

ver Anexos (2)

Thyago Antonio de Souza

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 10 de janeiro de 2012 às 08:28:46
Sim obrigado.....

CONTATO: (62) 8162-7039
GOIANIA - GO
CONTABILISTA

ver Anexos (2)

Danilo Fernandes Silva

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 10 de janeiro de 2012 às 15:38:38
Boa tarde Srs,

E um modelo de alteração da Sociedade Unipessoal em EIRELI, sabem se é possível..ou terei mesmo que transformá-la em Empresário,haja vista que o prazo de 180 dias como Unipessoal está se esgotando.

Desde já agradeço

ver Anexos (2)

Jacyara Alves da Silva

Usuário Estrela Dourada

postada em: Terça-Feira, 10 de janeiro de 2012 às 16:55:05
Danilo,

Veja o que estabelece o ítem 3.2.14 do manual aprovado pela IN 117/2011-DNRC:


3.2.14 -
TRANSFORMAÇÃO DO REGISTRO DE SOCIEDADE CONTRATUAL PARA EMPRESA
INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI
O sócio remanescente, inclusive na hipótese de concentração de todas as cotas da
sociedade sob sua titularidade, poderá requerer, no Registro Público de Empresas Mercantis, a transformação do registro da sociedade para empresa individual de responsabilidade limitada.
A transformação do registro poderá ser requerida independentemente do decurso do prazo de cento e oitenta dias, desde que não tenha sido registrado ato de liquidação da sociedade.



Portanto, independentemente do prazo de 180 dias que se tem p/recompor o Q.Societário ter expirado ou não, vc pode sim, transformar a sociedade(unipessoal) em EIRELI.

Vencido o tal prazo, o que não se pode é recompor a pluralidade do quadro societário admitindo um novo sócio, MAS, transformar a sociedade em EIRELI ou Empresário, fica a critério da parte.

Recomendações

ver Anexos (2)

Danilo Fernandes Silva

Usuário Frequente

postada em: Terça-Feira, 10 de janeiro de 2012 às 17:53:51
Obrigado pelas informações Jacyara.

Você não teria nenhum modelo para tal transformação em EIRELI?

Obrigado pela atenção.

ver Anexos (2)

Anderson Silva

Usuário 5 Estrelas Novas

postada em: Quarta-Feira, 11 de janeiro de 2012 às 08:54:52
Também estou em busca de uma luz nesses casos de transformação de Ltda em EIRELI, sem necessariamente aguardar os 180 dias.

ver Anexos (2)

Rogério César

Administrador

postada em: Quarta-Feira, 11 de janeiro de 2012 às 13:54:01
Boa tarde

Modelo de contrato EIRELI extraido do site da Junta Comercial do Estado do Sergipe, anexado a este tópico, postado gentilmente por André Oliveira.

Obrigado André

Obrigado

Rogério César
Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum

ver Anexos (2)

@clesiomelo

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 11 de janeiro de 2012 às 14:03:18
Obriagdo!!!

Nome: Clesio Melo
Msn: clesiomelo@msn.com
Skype: clesiomelo
ciccontabilidade
Fone: 62 92564075

ver Anexos (2)

Jacyara Alves da Silva

Usuário Estrela Dourada

postada em: Quarta-Feira, 11 de janeiro de 2012 às 17:14:05
Danilo e Anderson,


Nos anexos da IN 118/2011 do DNRC que versa sobre Transformação do EIRELI vc não acha nada específico; tem um "esboço" qdº envolve Empresário/EIRELI e vice versa, MAS, sobre Sociedade Empresária/EIRELI, só um "vice-versa", ENTÃO, plagiando e adaptando o preâmbulo da transformação da SEmpresária em Empresário, veja o que resultou:


ALTERAÇÃO CONTRATUAL Nº _____ DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA ….... …....DE
TRANSFORMAÇÃO EM EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI


(Nome civil por extenso, do sócio), nacionalidade, estado civil, data de nascimento (se solteiro), profissão, identidade (no, órgão expedidor e UF), CPF no ___________, residente e domiciliado(a) na _______________________, único sócio da sociedade empresária limitada______________ (nome empresarial completo), com sede na _____________ (endereço completo), com contrato social arquivado na Junta Comercial ______________ sob o NIRE __________, inscrita no CNPJ sob nº _________, consoante a faculdade prevista em decorrência do disposto no art. 10 da Lei Complementar no 128, de 19 de dezembro de 2008, que acrescenta § 3o ao art. 968 e parágrafo único ao art. 1.033 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 e do disposto no art. 2o da Lei no 12.441, de 11 de julho de 2011, que altera o parágrafo único do art. 1.033 da Lei no 10.406, de 2002. (Código Civil), resolve,

CLÁUSULA PRIMEIRA
Fica transformada esta Sociedade Limitada em Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, sob o nome empresarial de _______________________ (nome completo), com sub-rogação de todos os direitos e obrigações pertinentes.

CLÁUSULA SEGUNDA
O acervo desta sociedade, no valor de R$ 62.200,00 (valor mínimo – por extenso)___________, passa a constituir o capital da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada mencionado na cláusula anterior. Para tanto, firma nesta mesma data, em documento separado, a solicitação de sua inscrição como EIRELI, mediante Ato Constitutivo por Transformação.

____________________
Local e data
_______________________
Assinatura


Há de se considerar que a JComercial deverá aprovar ou não tal modelo. Quem se habilita?

No aguardo,

Recomendações



ver Anexos (2)

Jacyara Alves da Silva

Usuário Estrela Dourada

postada em: Quarta-Feira, 11 de janeiro de 2012 às 17:15:56
...ou esperemos, pacientemente, que alguma JComercial poste o modelo... como fez a de Sergipe.

ver Anexos (2)

Rogério César

Administrador

postada em: Quarta-Feira, 11 de janeiro de 2012 às 17:53:15
Boa tarde

Enviei um roteiro preparado pela JUCESP - Noções Gerais sobre EIRELI

Acesse os arquivos de download deste tópico.

Obrigado

Rogério César
Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum

ver Anexos (2)

Adriano Henrique Favaro Ucles

Usuário Frequente

postada em: Quinta-Feira, 12 de janeiro de 2012 às 10:46:51
É possível constituir EIRELI de advogado? Visto que os mesmo tem que ser sociedade simples pura...

Como seria os passos na OAB, algum membro já o fez?

ver Anexos (2)

Leirineia da Silva

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 13 de janeiro de 2012 às 15:54:03
É possivel transformar empresário individual em eireli tambem? se sim alguem tem modelo do contrato de transformação e os demais procedimentos?

ver Anexos (2)

Phillipe Gambôa

Consultor Especial

postada em: Sexta-Feira, 13 de janeiro de 2012 às 16:02:01
Podiam fixar o tópico...

Abertura, alterações no Brasil
Baixa de empresas no Brasil
Escrituração contábil, fiscal, Recursos Humanos.
Desenquadramento e assessoria ao MEI

Av. Eng. Domingos Ferreira, 890, Edf.Domingos Ferreira, Recife
phillgamboa@gmail.com
(81) 4102.0743

ver Anexos (2)

Francisco Ferreira Paz

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 16 de janeiro de 2012 às 11:38:44
Bom dia!

Gostaria de saber se alguém já possui um Modelo do Contrato de Transformação de Sociedade empresária em EIRELI. A empresa possui 2 sócios.

Grato

Francisco Paz

Olá pessoal!

Preciso transformar uma sociedade empresária em EIRELI.
Alguém já teve acesso a algum modelo do Ato que pudesse me passar?
Grato
Francisco Paz

ver Anexos (2)

Francisco Ferreira Paz

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 16 de janeiro de 2012 às 11:51:43

Bom dia!

Agradeço pelo anexado ao tópico. Mas ainda tenho dúvida, visto que a empresa possui 2 sócios e o modelo do contrato de transformação cita um único sócio.

Grato


Francisco Ferreira Paz

Olá pessoal!

Preciso transformar uma sociedade empresária em EIRELI.
Alguém já teve acesso a algum modelo do Ato que pudesse me passar?
Grato
Francisco Paz

ver Anexos (2)

Jacyara Alves da Silva

Usuário Estrela Dourada

postada em: Segunda-Feira, 16 de janeiro de 2012 às 18:44:05
Francisco,

O modelo da transformação cita um único sócio, porque, ANTES da efetivação do ato (de transformação), a sociedade DEVE estar "unipessoal", ou seja, vc promove uma Alteração Contratual na qual um dos sócios retira-se da sociedade e o capital desta, passa a ser detido, em sua integralidade, por um único sócio - o futuro Emresário.

Sobre este assunto, especificamente, vc encontrará orientações no site da JUCEPE - JComercial de Pernambuco - eles disponibilizam um modelo da tal alteração. Em relação à transformação - a sociedade já na condição de unipessoal - vc encontra modelo aqui mesmo - logo acima. É tentar ter aprovação da JComercial do seu Estado - faça um esboço e leve antes, quem sabe consegue que algum Analista o examine.

Boa sorte e

Recomendações

ver Anexos (2)

Francisco Ferreira Paz

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 17 de janeiro de 2012 às 09:25:58
Bom dia Jacyara!

Grato pela ajuda.

At. Francisco Paz

Olá pessoal!

Preciso transformar uma sociedade empresária em EIRELI.
Alguém já teve acesso a algum modelo do Ato que pudesse me passar?
Grato
Francisco Paz

ver Anexos (2)

Alexandre Veloso

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 18 de janeiro de 2012 às 08:45:25
Por favor, alguem tem o modelo completo de transformação de empresa unipessoal para eireli? Deve ser feito um contrato de alteração e outro de constituição ou apenas uma alteração?
Grato

ver Anexos (2)

Danilo Fernandes Silva

Usuário Frequente

postada em: Quarta-Feira, 18 de janeiro de 2012 às 09:30:09
Também estou precisando deste modelo cujo o amigo Alexandre Veloso citou....pois tenho algumas empresas que estão na condição de Unipessoal e temos a intenção de transformá-las em Eireli.

Desde já agradeço.

ver Anexos (2)

postada em: Quarta-Feira, 18 de janeiro de 2012 às 14:38:56
Olá, pessoal, esse assunto ainda deixa muitas duvidas, preciso transformar uma sociedade em Eirelli e baixar uma filial isso pode ser feito de uma só vez.

Alguem pode me ajudar

Desde já agradeço.

ver Anexos (2)

Elenice Rodrigues

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 18 de janeiro de 2012 às 15:27:57
Olá pessoal

Estou com as mesmas dúvidas do Alexandre Veloso, tentei tirar informações na Junta de São Paulo mas parece q estão mais perdidos do que o normal.
Alguém pode ajudar?

ver Anexos (2)

Jacyara Alves da Silva

Usuário Estrela Dourada

postada em: Quarta-Feira, 18 de janeiro de 2012 às 19:51:07
Alexandre, Danilo, Regina e Elenice,

Neste mesmo tópico está disponibilizado um modelo de transformação de Sociedade Empresária em EIRELI - condicionado à aprovação da JComercial do Estado de cada um de vcs.

Obtida a aprovação, a transformação - como estabelece o DNRC - poderá acontecer em 01 ou 2 processos:


3.2.14 - TRANSFORMAÇÃO DO REGISTRO DE SOCIEDADE CONTRATUAL PARA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI
O sócio remanescente, inclusive na hipótese de concentração de todas as cotas da
sociedade sob sua titularidade, poderá requerer, no Registro Público de Empresas Mercantis, a transformação do registro da sociedade para empresa individual de responsabilidade limitada.
A transformação do registro poderá ser requerida independentemente do decurso do prazo de cento e oitenta dias, desde que não tenha sido registrado ato de liquidação da sociedade.
A transformação do registro de sociedade contratual para EIRELI poderá ser formalizada em um ou dois processos:
a) formalização em um processo:
1 – a formalização deverá ser efetuada por meio de um processo que conterá a alteração do ato constitutivo da natureza jurídica em transformação, assim como o ato constitutivo da natureza jurídica transformada (EIRELI) , transcrito na própria alteração ou em instrumento separado;
2 - para o arquivamento do ato de transformação na Junta Comercial, além dos demais
documentos formalmente exigidos, são necessários:
2.1 - Capa de processo/Requerimento, contendo:
- Código e descrição do ato: 002 - Alteração;
- Código e descrição do evento: 046 – Transformação;
2.2 - alteração contratual contendo a resolução pela transformação;
2.3 – ato constitutivo, se não transcrito no instrumento de transformação, que atenderá ao disposto no Capítulo 1 deste Manual (Constituição);
3 - caso a natureza jurídica em transformação não esteja enquadrada na condição de ME ou EPP, devem ser exigidas certidões negativas, conforme o disposto na Instrução Normativa DNRC n° 115, de 30/09/2011.
4 – na hipótese de ser do interesse da natureza jurídica transformada (EIRELI) , observados os requisitos necessários, essa poderá protocolar processo de seu enquadramento na condição de ME ou EPP, o qual será vinculado ao processo de arquivamento da transformação. A Declaração de Enquadramento será assinada pelo titular pessoa física.
5 – preço do serviço: cobrar-se-á pela natureza do tipo jurídico anterior.
b) formalização em dois processos:
1 – a formalização deverá ser efetuada por meio de um processo de alteração do ato constitutivo da natureza jurídica em transformação e outro processo do qual constará o ato constitutivo da natureza jurídica transformada (EIRELI) .
1.1 - para o arquivamento do ato de transformação, além dos demais documentos formalmente exigidos, são necessários:
1.1.1 - Capa de processo/Requerimento, contendo:
- Código e descrição do ato: 002 - Alteração;
- Código e descrição do evento: 046 – Transformação;
1.1.2 - alteração do ato constitutivo contendo a resolução pela transformação;
2 – para o arquivamento do ato constitutivo da natureza jurídica transformada (EIRELI) , além dos demais documentos formalmente exigidos, são necessários:
1.1.1 - Capa de processo/Requerimento, contendo:
- Código e descrição do ato: 091 – Ato Constitutivo;
- Código e descrição do evento: 046 – Transformação;
1.1.2 – ato constitutivo, que atenderá ao disposto no Capítulo 1 deste Manual (Constituição).


Espero ter ajudado,

Recomendações a todos

ver Anexos (2)

Alexandre Stevens Jacobs

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 19 de janeiro de 2012 às 10:20:48
Bom dia, quanto a transformação de Empresario Individual em EIRELI, alguem ja tem em mãos algum modelo de contrato de transformação?

ver Anexos (2)

Danilo Fernandes Silva

Usuário Frequente

postada em: Quinta-Feira, 19 de janeiro de 2012 às 11:35:59
Grato pelas informações Jacyara!!!

ver Anexos (2)

postada em: Quinta-Feira, 19 de janeiro de 2012 às 15:22:20
Muito Obrigado, as informações contidas neste fórum serão de suma importância para os trabalhos futuros.

ver Anexos (2)

Marcelo Guiné

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 23 de janeiro de 2012 às 11:56:38
Obrigado pelas informações deste tópico

ver Anexos (2)


mostrando página 1 de 7

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades


Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.58 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César