x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 1.325

Atuação de pessoas não contadores da area?

ANA PAULA DOS SANTOS CORDEIRO

Ana Paula dos Santos Cordeiro

Bronze DIVISÃO 5, Cortador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 10:55

Bom dia!!

Se alguém puder me orientar.

No setor contabil, temos o ativo fixo na empresa onde lançamos as notas fiscais de imobilizado e o caclulo da depreciação.
Pergunto a pessoa habilitada para execução desse serviço seria uma pessoa formada da area contabil?

Pois aqui na empresa insistiram e colocaram uma pessoa de formação em logistica para fazer esse trabalho, isso é correto, viável?

ANA PAULA DOS SANTOS CORDEIRO

Ana Paula dos Santos Cordeiro

Bronze DIVISÃO 5, Cortador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 11:35

Pelo que estou vendo vários acessos e os colegas nao maninfestão sua opinão.
acredito que isso deveria ter fiscalização CFC ou CRC pois perdemos nosso espaço quando pessoas de outra formação, atuem em nossa area.
Por exemplo advogados, nao vemos contadores advogando, na medicina so medicos prescrevem medicamentos e assim vai.

mais na nossa area qualquer pessoa sem nenhuma experiencia executa trabalho e fica por isso mesmo.

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 14:51

Se a pessoa está exercendo um cargo que é exclusivamente de contabilista, pode-se inclusive denunciar. A questão é que não deu pra entender sua dúvida ou ao menos o que a pessoa de fato exerce. Se a pessoa trabalha está trabalhando com cálculos de depreciação e ajustes de ativo fixo ele deveria estar pelo menos cursando Ciências contábeis e entrar como estagiário desde que supervisionado por um profissional da área. Porém isso depende de como assinaram a carteira dele. De todo modo, você está correta ao indagar tal atitude da empresa.

ANA PAULA DOS SANTOS CORDEIRO

Ana Paula dos Santos Cordeiro

Bronze DIVISÃO 5, Cortador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 15:16

Felippe B. Nascimento

A pessoa foi contrata para tomar conta ativo fixo da empresa, sem nunca ter estado em setor contabil. E a sua formação é de tecnologo de qualidade, pode!

Assim, para entender melhor estou situação delicada por isso postei aqui para ver as opniões de outras pessoas na area.

Na empresa que estou, temos a Contadora, eu supervisora, e os analistas, precisavamos de alguem de preferencia homem para trabalhar fazendo levantamento dos ativos da empresa, so que ao contratar, a Contadora chamou amiga dela desempregada com formação em qualidade. E colocou na nossa equipe, eu me recuso a ensinar calculos, pois acho falta de respeito com nossa profissão colocar pessoa totalmente fora area.

Nem sei o que fazer, queria que tivesse algum apoio em lei p me respaldar.

o que voce me diz?

Obrigada

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 16:06

Boa tarde Ana Paula !

Todo trabalho executado na área contábil e fiscal é de responsabilidade do Contador e cabe à ele orientar sua equipe sobre a forma correta de execução.

O problema aí na sua empresa é mais administrativo, pois a própria contadora contratou esta pessoa para o setor, e cabe à ela a reaponsabilidade profissional do trabalho executado.

Na empresa pode haver pessoas que executam os trabalhos de contabilidade, escrituração fiscal, folha de pagamento, entre outros, mas sempre haverá o Contador responsável pelos resultados finais destes trabalhos, que estará assinando os Balanços Contábeis e Livros Fiscais.

Mas fica tranquila, uma pessoa com a formação profissional nunca perderá seu valor perante suas atribuições.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ANA PAULA DOS SANTOS CORDEIRO

Ana Paula dos Santos Cordeiro

Bronze DIVISÃO 5, Cortador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 16:12

Gilberto C. Olgado Obrigada sábias colocações.

Ainda há mais um porém, ela quer que eu ensine contabilidade a pessoa, isto que eu já disse que nao concordo.

O que tenho observado que ao impor minha posição, ela estar passando meu trabalho pausadamente para pessoa, estou aqui so observando.

Estou pensando em chamar ela e nosso controller para uma séria conversar.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 16:26

Ana Paula, mesmo que esta pessoa aprenda os procedimentos da execução do trabalho, os conhecimentos e embasamentos que você possui ela não poderá alcançar, pois somente a formação profissional e a experiência de trabalho pode qualificar a pessoa.

É dificil falar sobre a forma administrativa de uma empresa sem à conhecer, bem como a hierarquia de cargos dentro da empresa, mas acredito que pela sua qualificação, suas atribuições não podem ser alcançadas por uma pessoa não qualificada profissionalmente.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ANA PAULA DOS SANTOS CORDEIRO

Ana Paula dos Santos Cordeiro

Bronze DIVISÃO 5, Cortador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 16:41

Gilberto C. Olgado

Concerteza, mais acreditro isso ser uma falta de respeito com nossa profissão, se fosse academica curso contabil, entenderia, mais esse tipo de ' camaradagem' é demais, dificil de engolir.

Obrigada pela troca de idéias

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 18:06

Ana, infelizmente acontece muita coisas da qual não concordamos, a prática de sua empresa realmente desestimula quem se qualifica para prestar o melhor serviço dentro da área, ainda assim, caso seja um escritório contábil, você precisaria saber como foi assinada a carteira desta pessoa, com que função, e se fosse de uma função contábil, ligar para o conselho regional de seu estado para pedir apuração dos fatos. Porém, desculpe se vou acionar um pouco de minha opinião ao texto, por mais que eu acredite que esteja certa, eu acho que na vida, nunca vivemos só, sempre precisamos de alguém, se hoje essa pessoa se tornou algum tipo de ameaça a você, lembre-se que um dia você foi ou será ameaça para alguém. Na minha linha de raciocínio acredito que as pessoas devem somar, e por mais que você esteja estarrecida com tal fato, a pessoa que entrou para desempenhar a função, seja ela quem for, é a que menos tem culpa. Proponha-se a conhece-la melhor e por que não ajuda-la? Como nosso amigo Gilberto disse o seu conhecimento e experiencia na área ninguém conseguirá tirar.

ANA PAULA DOS SANTOS CORDEIRO

Ana Paula dos Santos Cordeiro

Bronze DIVISÃO 5, Cortador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 22:27

Felippe B. Nascimento certamente, não representa ameaça alguma, o que me deixa triste com isso e como vc mencionou desistimula esse tipo de coisa, na minha pequena carreira ja ensinei muitos aprendizes e estagiarios a virarem analistas,é faço com maior prazer desde que a pessoa esteja estudando na area e também para quem participa de um processo de vaga transparente, nao aceito e nem vejo com bons olhos quem entra pela janela onde quer que seja.
somo capazes e ralamos muito.. e vem alguem sem qualificação, sem processo competitivo a barganhar uma vaga dessas.

Infelizmente esse nosso Brasil.Agradeço a voces dois pela troca de idéias, a luta continua..



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.