x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 11.351

Preço de venda de mercadoria

Djeini

Djeini

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 16:16

Oi Boa Tarde,quando compro ,mercadorias de uma distribuidora para revender para o consumidor fim no comercio,as mercaodrias ja ven com ICMS/PIS e COFINS incorporados ao valor da nota,sei que são impostos recuperaveis,então não posso acresentalos no preço de venda destes prdutos?
vamos supor que eu queira ganhar 30% em cima de cada mercadoria,eu tenho que fazer o calculo pra achar o custo de aquisição dela e depois é so acresentar a margem de lucro? ou não? se alguem tiver como me explicar certinho isto,ou tiver uma formula pronta pra se calcular isto...
Grata desde já.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 17:04

Ola Djeni,

Esse modelo de sistema chama-se Substituição Tributaria.
Ao contrario que voce disse, esses impostos não são recuperaveis e tambem não precisam ser recolhidos apos voce vende-los, então para o seu custo, considere o valor da nota fiscal, exemplo, se voce comprou 100 pecas no valor total da nf de 5000,00, então cada peça custou para voce 50,00. Caso persistir duvidas volte a postar. abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 17:31

boa tarde,
Primeiramente devemos ter a informação de qual enquadramento tributário da sua empresa, pois se for lucro real haverá sim o credito do Pis e Cofins a ser recuperado. Na verdade esses impostos que você citou não são substituição tributária, até poderia ser, mas você não citou no texto que é este caso.
O icms (credito) embutido no valor da mercadoria que vc citou é chamado comumente por "imposto po dentro".

Informe seu regime tributario que nossos colegas poderão complementar a resposta que você espera.

Atenc.

Djeini

Djeini

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 17:57

bom trabalhamos no regime simples nacional, gostaria de saber a forma correta de calcular preço de vendas das minhas mercadorias,pois sei que tem impostos e não quero sair no prejuizo,andei pesquisando e li que não se pode acresentar ICMS, PIS E COFINS ao preço fim da mercadoria,pois são impostos recuperaveis,tenho uma formula para calcular o custo de aquisição das mercadorias...so que não sei se calculo em cima do valor total da nota o margem de lucro que quero ganhar...sou nova e não quero ter prejuizo nas minhas vendas.
então pra calcular meu preço de venda,é pelo total da nota fazer a divisão ver quanto elas me custaram e acrsentar a margem de lucro?está é a melhor forma?
gostaria de saber tbm mais especificamente o que seria o imposto por dentro?

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 18:42

boa tarde,
No simples nacional, a aliquota já inclui vários impostos, como Pis, cofins, csll, irpj, icms, iss etc. Portanto, não há que se preocupar com os mesmos na venda.
Primeiramente você encontra o custo de aquisição da mercadoria para revenda, depois você deverá apurar as despesas fixas e variáveis em determinado período e verificar o quanto elas representam em relação à receita (bom fazer com no minimo um ano), depois aliquota do simples nacional e a sua margem de lucro desejada. Exemplo:

1-vr aquisicao mercadoria (valor do produto+frete+impostos+outras despesas na nota fiscal) = 100,00
2-percentual despesas em relação à receita: 40%
3-aliquota simples nacional: 6%
4-margem de lucro desejada 10%

Apuração do preço de venda 100/((1-(0,40+0,06+0,10))=227,27

Ou seja: para você ter um lucro de 10%, com despesas de 40% sobre receita, e aliquota de 6% no simples nacional uma mercadoria comprada por R$100,00 deverá ser vendida por R$227,27
Prova: 227,27 -56%=100,00

Mark up multiplicador: 227,27/100=2,27

A apuração de custo e preço de venda exige observação detalhada da empresa e dos produtos por um periodo de pelo menos 12 meses. O sebrae tem varios materiais sobre isso, além de ter cursos que podem te ajudar. Entre e faça o curso on line: Sebrae - Cursos on line.

Atenc e espero ter ajudado

Djeini

Djeini

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2012 | 18:01

nosso,como sobe o preço de uma mercadoria para ganhar uma margem de lucro tão baixa...gostaria de entender melhor o que seria o percentual de despesas em relação a receita e o que seria esta aliquota do simples?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 10:10

Ola Djeini,

A Aliquota do simples é o percentual aplicado em cima do seu faturamento para recolher o IR para a RFB.

O Nosso colega acima deu um exemplo de calculo de valor do custo de mercadorias, que necessariamente não precisa ser o seu, pq cada atividade tem seus proprios custos e despesas. Caso persistir duvida volte a postar. Abçs

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 10:34

bom dia Djeini,
o percentual de despesa em relação à receita é quanto porcento gasto da minha receita para pagar as despesas fixas e variaveis. Ex. vc fatura 100,00 e gasta 40,00 com tais despesas, então vc já deve considerar no calculo de preço de venda um compromisso de 40% para pagar despesas. A alíquota do simples nacional é o percentual de imposto federal conforme tabelas do simples nacional. Você pode pegar essa informação na sua contabilidade.
Conforme salientou nosso colega Jose Cisso, citei apenas um exemplo, e, portanto, que pode não ilustrar a realidade da sua empresa. Existem inúmeros métodos de apuração de custos e formação de preço de venda.

abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.