Contábeis o portal da profissão contábil

28
Ago 2014
12:18

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Baixa MEI

10respostas
4.975acessos

POSTS RELACIONADOS

Danilo Paiva

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Administrativo
mensagens21
pontos392
membro desde02/02/2007
cidadeSorocaba - SP
Postada:Quinta-Feira, 26 de janeiro de 2012 às 17:11:08
Tópico Movido para esta sala por Hugo Ribeiro em 26/01/2012 19:49:10
(Regra 8) Postagem postada em sala ou tópico indevidos. por Hugo Ribeiro em 26/01/2012 19:49:10
Boa tarde a todos do Forum,

1. Para dar baixa num MEI, o empresario precisa estar em dia com o pagamento do DAS?
2. Há possibilidade de deixar essa empresa (MEI) "inativa" sem que seja cobrado o DAS?
Desde já agradeço a atenção de todos.

Adilson Rodrigues

Usuário Frequente

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens63
pontos475
membro desde24/05/2011
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 26 de janeiro de 2012 às 20:39:16
Danilo.

Conforme regra do artigo 9°, parágrafo 1°, inciso II da Lei Federal 123/2006, todas as empresas enquadradas como ME ou EPP estão dispensadas da exigência de apresentar prova de quitação, regularidade ou inexistência de débito referente a tributo ou contribuição de qualquer natureza (certidões negativas).

Então, conclui-se que você poderá baixar o MEI a qualquer momento sem impedimento algum.

Quanto ao tratamento do DAS que não foram recolhidos, eu desconheço o procedimento de cobrança pelos órgãos envolvidos.

Deixar o MEI inativado é possível, somente na questão de faturamento, pois ele é obrigado a informar mensalmente (em relatório próprio) o valor de suas vendas ou prestação de serviços. No seu caso seria ZERO.

Mas devemos levar em consideração que, pelo fato de já estar na condição de MEI o recolhimento do DAS se torna obrigatório independentemente de estar ativo ou inativo (se teve receita ou não), visto que o valor das parcelas são iguais.

Então, aconselho a CANCELAR o MEI e recolher a parcela até o mês da desta baixa.

Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Adilson Rodrigues
adilson@aminoassessoria.cnt.br
http://www.aminoassessoria.cnt.br
São Paulo - SP
Gilmar Pereira Mota

Usuário Novo

profissãoEncarregado(a) Adm. Financeiro
mensagens1
pontos9
membro desde13/03/2012
cidadeSalvador - BA
Postada:Terça-Feira, 20 de março de 2012 às 08:14:23
Prezado Danilo,

Como o MEI é empresário individual, as dividas que ficarem serão cobradas no CPF do titular do MEI.
Valquiria M. Franco

Usuário Frequente

profissãoContador(a)
mensagens63
pontos902
membro desde06/11/2010
cidadePalmital - SP
Postada:Sexta-Feira, 27 de abril de 2012 às 14:03:59
Boa tarde colegas..

Estou com uma dúvida: preciso gerar a DAS de 2011 de um cliente MEI que se encontra inativo devo fazer a DASPJ de inativa ou gerar as guias no PGDMEI e transmitir.

E com relação ao débitos gerados? o empresario tem q pagar para fechar a empresa???

att

Valquiria

Usuário Frequente

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens63
pontos475
membro desde24/05/2011
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 27 de abril de 2012 às 15:08:36
Olá Valquiria!

Se o microempreendedor não entregou a DECLARAÇÃO DASN-SIMEI, deverá fazê-lo, pois o sistema só permitirá gerar as guias após a entrega.

O microempreendedor poderá encerrar suas atividades sem apresentar certidões negativas, no entanto, como foi lembrado pelo colega Gimar (acima), a cobrança será efetuada via CPF do empresário.

Esperamos ter ajudado.

Adilson Rodrigues
adilson@aminoassessoria.cnt.br
http://www.aminoassessoria.cnt.br
São Paulo - SP
Aracele Queiroz

Usuário Novo

profissãoAssistente Contabilidade
mensagens1
pontos52
membro desde27/04/2012
cidadeRio de Janeiro - RJ
Postada:Sexta-Feira, 27 de abril de 2012 às 15:25:14
Boa Tarde,
Preciso dar baixa em um MEI. Alguém sabe me informar quanto custa para fazer isso aqui no Rio de Janeiro? e quanto tempo demora? Depois de dar baixa terá alguma dificuldade de abrir outra MEI no mesmo endereço?
Roberta Barbosa Oazem

Usuário Novo

profissãoAssistente Administrativo
mensagens2
pontos8
membro desde03/10/2012
cidadeRio de Janeiro - RJ
Postada:Quarta-Feira, 3 de outubro de 2012 às 17:03:14
boa tarde! eu dei entrada para fazer baixa do MEI, fiz tudo conforme esta n site da receita... dei entrada na junta e levei os documentos na receita pra cancela o cnpj. .. só que hoje eu estava consultando o CNPJ no site e consta ainda ativo... alguem pode me ajudar???

Roberta Barbosa
Phillipe Gambôa

Consultor Especial

profissãoAnalista Contabilidade
mensagens2.792
pontos19.118
membro desde28/04/2010
cidadeRecife - PE
Postada:Quinta-Feira, 4 de outubro de 2012 às 09:28:03
Roberta Barbosa Oazem

Demora um pouco, a consulta é feita pelo site da RFB usando o número de transmissão do DBE.

Abertura, alterações e baixa de empresas em todo Brasil.
Escrituração contábil, fiscal, Recursos Humanos.
Atendimento trabalhista a MEI

Av. Eng. Domingos Ferreira, 890, Edf.Domingos Ferreira, Pina, Recife
phillgamboa@gmail.com
(81) 4102.0743
profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens22
pontos187
membro desde24/09/2012
cidadeSao Carlos - SP
Postada:Terça-Feira, 9 de outubro de 2012 às 11:40:25
bom dia!

Estou encerrando uma empresa no mei, já dei entrada na junta e fiz o dbe, mas agora estou em duvida quais documentos apresento na receita federal, eu deixei de fazer a declaração anual 2010/2010 e foi gerado uma multa de 50,00 reais, já recolhi essa multa.

minha dúvida é quais documentos apresento? tenho que dar encerramento na prefeitura?

Pedro Henrique
Paulo R. Schafer

Moderador

profissãoContador(a)
mensagens5.792
pontos74.243
membro desde16/12/2011
cidadeBrusque - SC
Postada:Terça-Feira, 9 de outubro de 2012 às 11:44:20
Pedro Henrique Tavares Ferreira,
Bom dia!

Deverá providenciar a Baixa em todos os orgãos que a empresa estava inscrita, além de efetuar a entrega da Declaração de Extinção (DASN SIMEI)

Sds...

"Se pensarmos no pássaro garantido em nossa mão, perdemos uma revoada de oportunidades..."
Marcelo Mendes

Usuário Novo

profissãoAssistente Contabilidade
mensagens5
pontos71
membro desde05/09/2011
cidadeBelo Horizonte - MG
Postada:Quarta-Feira, 23 de janeiro de 2013 às 23:54:46
Boa noite amigos,

O procedimento da baixa do MEI pode ser feito pelo próprio portal do Micro Emprendedor Individual a qualquer momento que for desejado a baixa da empresa.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

Facebook

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.53 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César