x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 28.222

Prazo para liberação FGTS

Paula Paradellas

Paula Paradellas

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 18:58

Olá!

Queria tirar uma dúvida com vocês. Fui demitida em novembro (dia 30) e até hoje não consegui retirar todo o FGTS ao qual tenho direito. O que aconteceu foi o seguinte: em agosto de 2011 eu e outros funcionários fomos migrados de um CNPJ pra outro (da mesma empresa). E o primeiro CNPJ, ao qual estava vinculada de março a julho, não está liberado na Caixa Econômica para saque.

O valor referente a agosto/ novembro + multa eu já consegui, mas esse outro não. A Caixa diz que a empresa tem que dar entrada num pedido de vinculação de contas ou algo assim. Eles me deram o formulário (a empresa) e a Caixa disse que não era aquele, era um outro. Enfim, resumindo a ópera: já fazem quase dois meses que não consigo sacar todo o FGTS ao qual tenho direito.

Aí fica a minha pergunta: qual o prazo legal pra empresa liberar todos os valores que temos de direito com a demissão sem justa causa? O que eu posso fazer a respeito além de cobrar da empresa que regularize essa situação?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2012 | 20:22

Boa noite, Paula Paradellas


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Em geral o prazo de liberação do FGTS é de acordo com as normas internas da CEF, e se empresa estivesse com os cadastros em dia, certamente a conta anterior já teria sido aglutinada pela conta nova (que já foi sacada por você).

Infelizmente, como você não tem poderes para resolver esta situação sozinha porque isto é de responsabilidade única e exclusiva da empresa, recomendo-lhe enviar-lhes uma carta registrada e com aviso de recebimento, dando-lhes o prazo de 5 (cinco) dias úteis após o recebimento da comunicação para lhe apresentarem o protocolo da regularização das contas de depósito junto ao banco.

Ao fim, se isto não for efetuado, com a cópia da carta você já terá documento hábil para procurar seus direitos na justiça.


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Carla Tauil da Silva

Carla Tauil da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Sábado | 30 junho 2012 | 22:15

Boa Noite,

Tem um funcionário que foi demitido sem justa causa no dia 24/05/12, após 10 dias foi depositado em sua conta o valor das verbas rescisórias, mas até a data de hoje ele ainda não foi homologado. Gostaria de ter certeza do prazo para a homologação, saque do FGTS e entrada no seguro desemprego. Na empresa na qual ele trabalhou informaram que não tem prazo para se homologar. Se alguém puder me ajudar a tirar estas dúvidas agradeço muito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.