x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 27

acessos 63.591

Lançamento Extrato Bancario

ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 10:31

Bom dia
Estou aprendendo a fazer a contabilidade corretamente, inclusive com voces, estou fazendo varias anotaçoes para nao esquecer...
A minha pergunta é??
Como faço os lançamentos bancarios?? porque a empresa me envia as despesas e faço os lançamentos normalmente...agora ela quer que eu lance o extrato bancario, eu tenho que conferir se os lançamentos que foram enviados estao no extrato?? e se caso nao estiver eu terei que cobrar o documento do cliente??? e lançar os pagamentos a banco??? seria isto?? ou lanço apenas o saldo da conta corrente???

Fico aguardando um ajuda de voces. obrigada

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 10:54

bom dia Monica,
O lançamento do extrato de banco é similar ao lançamento de caixa. Você lança os pagamentos, recebimentos e despesas bancárias. Em seguida confere se o saldo diário e final do mês está conforme extrato da conta corrente. A dificuldade que todos enfrentamos na contabilidade é a falta de documentação por parte das empresas que demoram a enviar, às vezes não enviam, misturam movimentações financeiras dos sócios nas contas da empresa, etc. Isso é realmente uma das piores coisas da contabilidade hoje em dia.
Não pode ser lançado apenas o saldo, até porque vc não teria uma contrapartida a credito para este lançamento.

Atenc.

Marcelo Anhaia de Araujo

Marcelo Anhaia de Araujo

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 11:14

Minha dúvida é a seguinte: tenho uma empresa que teve um processo ganho na justiça (transito em julgado) e a Receita Federal permitiu a compensação dos tributos federais, já fiz Perdcomp, porem não estou conseguindo fazer os lançamentos contábeis destas compensações na contabilidade. Tenho um credito de R$ 491.000,00 a compensar Pis, Cofins, Csll e Irpj, eu não sei quais as contas corretas para fazer os lançamentos destas compensações. A empresa é tributada pelo Lucro Presumido.
Eu li alguma coisa a respeito das compensações mas não entendi, principalmente em relação a este trecho “ Na hipótese de recuperação de valores vultuosos ( que é meu caso) há de se considerar a necessidade de creditar a conta de Lucro ou Prejuízos Acumulados, com histórico de ajustes de exercícios anteriores.”.
Na escrita fiscal eu estou dando baixa nos impostos (Pis, Cofins, Csll e Irpj) como pagos onde estão sendo creditado do caixa e debitado da contas de cada imposto, na qual eu faço a integralização da escrita com a contabilidade portanto estes impostos estão na contabilidade como pagos, sendo assim não sei o que fazer para compensar já que estes valores dos impostos tem que voltar para o caixa e sair da compensação.

Espero que eu tenha conseguido ser claro na minha duvida que em resumo é como fazer compensação de impostos na qual tenho um credito de 491.000,00 da qual irei compensar com os tributos federais.

Desde ja agradeço a ajuda.

Abraço

Att.

Marcelo

ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 11:51

Tenho outra duvida: A empresa venho de outra contabilidade, e tem no livro razao um saldo inicial negativo em 01/2011 de 41.549,84 sendo que no periodo de 01 a 08/2011 nao foi lançado o extrato bancario, acredito que este saldo seja de 2010, e agora o cliente quer que façamos o lançamento dos extratos, o que eu faço com este saldo? pois o saldo inicial em 09/2011 que é o periodo que vamos iniciar é de 46.799,73 (negativo), o que eu faço nesta situaçao??? porque eu preciso eliminar esta saldo inicial???
Fico no aguardo.

Sergio Cesar de Oliveira Branco

Sergio Cesar de Oliveira Branco

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 12:17

Mônica, se entendi bem sua duvida, esta empresa que você está movimentando veio de outra contabilidade. Os registros iniciais (Saldos) quando do seu ingresso em sua contabilidade, você teria que iniciar com um Balanço de Abertura. Oriento você se interar sobre o assunto, pois existem vários exemplos nos sites de pesquisas sobre isso, inclusivre com exemplos de lançamentos contábeis.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 12:24

boa tarde Monica,
O correto seria fazer lançamentos de ajutes de exercicios anteriores para compor o saldo correto da conta banco pra ficar "batendo" com o extrato. No entanto, como a contabilidade foi feita por terceiro a responsabilidade é deles. Faça o seguinte:
1-Faça a implantação do saldo de todas as contas, tanto patrimoniais, quanto das de resultado;
2-Verifique todas as contas que estão com saldo invertidos ou sem lançamentos;
3-faça os lançamentos com data a partir de 01/09 de ajuste de exercicios anteriores ate fechar o saldo correto do extrato.

Nota: atente para o fato de que existem ajustes apenas patrimoniais e outros que são de resultados.

Atenc.

ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 13:15

Boa Tarde
Francisco
Agradecida pela informaçao, mas vou te pertubar mais um pouco, como nao tenho contato com a contabilidade anterior para saber de quando é este saldo eu poderia fazer um lançamento com a diferença dos valores assim o meu saldo inicial ficaria certo com o de 09/2011 pois o saldo que tem nao sei de que ano é. Seria assim:

D OUTRAS DESPESAS
C BANCO...........................5.249,89

SALDO INICIAL EM 01/2011 É DE 41.549,84 (NEGATIVO)
SALDO INICIAL EM 09/2011 É DE 46.799,73 (NEGATIVO)

Fico no aguardo.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 14:16

boa tarde,
A questão não é somente o saldo estar de acordo com o extrato. Os lançamentos devem refletir o fato (despesas/receita) acobertado de documentação contabil hábil perante a legislação do RIR/99.
Exemplo: este lançamento que vc fez realmente é de despesa?

Outra coisa: se o saldo da conta banco ficar negativa vc deverá fazer um lançamento de transferência desse saldo para uma conta do passivo, pois saldo negativo representa uma dívida perante o banco.

transferencia
D-Cheque especial (PC)
C-banco xxxx.......................46.799,73

O saldo do banco deverá ser zero.

Atenc.

ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 14:45

boa tarde
no caso o saldo esta negativo mesmo e como o saldo de 09/2011 tambem é negativo creio que seja uma despesa porque aumentou o saldo devedor na conta

outra coisa..
quando pago ou deposito algo no banco eu utilizo a conta banco certo??? no extrato que estou lançando a empresa esta utilizando o especial e esta fechando o mes com saldo negativo, ou seja, nao pago o especial. a minha pergunta e? como lanço os gastos e despesas como banco ou como cheque especial???

fico no aguardo.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 15:36

boa tarde,
O saldo negativo não é uma despesa, é um passivo. A despesa é somente os juros que serão pagos em virtude de a empresa estar no ''cheque especial".
Todo dia em que a conta banco ficar negativa você irá fazer aquele lançamento de transferencia para a conta cheque especial no passivo. As despesas de juros do cheque especial aparecerão no extrato quando a empresa pagar o emprestimo ou parte dele.
Se a empresa tiver mais de uma conta com saldo negatigo é importante você individualiza-las no passivo criando saldo para cada uma delas para facilitar a conciliação e fechamento de saldos com os extratos.

atenc e espero ter ajudado.

ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2012 | 14:30

Boa Tarde
Estou com uma duvida:

Tenho um cliente que tem duas clinicas medicas e no extrato bancario da clinica A esta pagando um fgts da clinica B, como faço o lançamento? As duas clinicas tem os mesmos socios.

Fico no aguardo.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 11:32

Olá Monica !

Esta é uma situação que o empresário deve ficar atento para não ocorrer esta mistura de caixa com troca de pagamento de despesas, oriente eles para que mantenham um livro caixa separadamente.

Mesmo sendo os mesmos sócios, cada empresa tem suas obrigações e são independentes.

Para se concertar este erro, você pode contabilizar este pagamento com saida de caixa na empresa B, e este dinheiro da empresa B deve ser depositado na conta corrente da empresa A.

Na empresa A, pode lançar este débito como empréstimo ao sócio, e a baixa com o depósito do dinheiro da empresa B.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 17:38

Boa tarde,
Isso é terrivel no Brasil, acho que acontece com todos. Geralmente os empresários tem mais de uma empresa e coloca apenas uma pessoa no financeiro que acaba misturando as empresas pagando e recebendo em contas erradas. Isso acontece comigo e às vezes não sei o que fazer. Estou estudando continuamente a melhor forma de agir nesses situações.
E o pior é que esses não são notados pela própria empresa, que acha isso normal, pois entendem as peculiaridades fiscais e contábeis, e, por conseguinte, não fazem o estorno. Ou seja, esses erros aparecem apenas na conciliação da contabilidade, fazendo com que os erros passem de em período para o outro.

Atenc.

ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2012 | 16:59

Oi Pessoal, boa tarde a todos

Continuando sobre meu cliente que tem duas clinicas, preciso de um esclarecimento.

A Clinica A transferiu 2.000,00 para a Clinica B, como faria este lançamento, pois a conta banco da Clinica A esta no ativo certo? como faço a contrapartida, eu tenho que cadastrar uma conta tipo assim Banco Clinica B no passivo nao circulante??, pensei em lançar como emprestimo mas este dinheiro provavelmente nao ira retornar para a conta da Clinica A. O que faço???

RAFAEL CARVALHO

Rafael Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 12:24

A Forma correta de se contabilizar esse tipo de procedimento é criando a conta de empréstimos.
O fato de que provavelmente o valor não vir a retornar não significa que você contabilizará de forma incorreta.
Sugiro você passar a situação para seu cliente.

Rafael Carvalho - Contador

Avancce Consultoria Contábil e Escritório Virtual Ltda
Administração de Ativos Financeiros e Imóveis
E-mail: [email protected]
https://www.instagram.com/avancce.cont/?hl=pt-br

Salvador-Bahia-Brasil
ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 14:06

Boa Tarde
Colegas
Outra duvida:

O meu cliente que é uma clinica medica repassa aos medicos e laboratorios que alugam as salas os valores de consultas e exames que estao saindo do extrato bancario da clinica ? Eu poderia criar uma conta de Consultas e Exames nas Despesas (CR) e tambem precisaria de ter um recibo deste pagamento correto??

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 08:08

Bom dia Mônica !

Pelo que você esta dizendo, a receita das consultas e exames não são da clinica, mas dos médicos que tem salas alugadas, sendo assim o que a clínica faz é apenas receber através da conta corrente e repassar para os médicos.

Sendo assim, teria que abrir uma conta no passivo circulante e não em contas de resultado.

O que precisa ser definido nesta empresa; o que são receitas da clínica e o que são receitas dos médicos que trabalham na clínica.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 08:40

Bom Dia
Gilberto
Agradecida pelo retorno, mas este valor que a clinica recebe tambem é receita dela, vou te dar um exemplo:

A Clinica recebeu de um plano de saude 30.000,00 emitiu a nota fiscal e pagou os impostos que incidem sobre ela, a mesma repassa 50% para os medicos que alugam as salas porque eles atendem o plano da clinica (é um acordo com os medicos), eu posso neste caso criar a conta no Passivo ou Conta de Resultado?? pensei em colocar como Despesas com Repasse, o que voce acha??? Espero que tenha me explicado melhor.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 09:28

Oi Mônica !

Olha Mõnica, na verdade o que se configura pelo que você relata, esta Clínica é contratada à prestar serviços para esta empresa de Plano de Saúde, pois els recebe toda a receita e tributa, e depois contrata os médicos para trabalharem no atendimento, portando é uma despesa de prestação de serviços de terceiros e não um "repasse", porque repasse é quando a receita não pertence à empresa.

Esta questão dos 50%, é apenas um valor contratado pela clínica como sendo o valor dos serviços prestados pelos médicos que atendem as consultas do plano de saúde.

A conta que você tem que lançar é:

- Na fatura dos serviços dos médicos (observar a traibutação na PF):
D - Prestação de Serviços de Terceiros (CR)
C - Fornecedor ou C/C médico Fulano de tal (PC)

- Pelo pagamento:
D - Fornecedor ou C/C médico Fulano de tal (PC)
C - Bco Tal ou Caixa (AC)

Você pode até criar uma sub conta; Plano de Saúde.... e nesta sub conta contas individuais para cada médico.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ZELIA NUNES PONTES

Zelia Nunes Pontes

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 10:02

Bom Dia
Gilberto
Vou te explicar melhor

Os meidicos nao sao contratados pela Clincia e nem pelo Plano de Saude, eles apenas alugaram salas nesta Clinica e ao inves dos pacientes pagar diretamente aos medicos eles pagam para a Clinica por isso que digo que seria um repasse, a Clinica recebe tudo e depois repassa aos medicos sendo atendimento particular ou por plano de saude e esta valor repassado nao tem recibo.

Espero ter conseguido me explicar melhor.
Obrigada

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 10:19

Mônica, você foi clara ao dizer que a a clínica recebe 30 mil do plano de saúde, paga impostos sobre este faturamento e "repassa aos médicos".

Como eu te disse, a empresa tem que definir: o que é faturamento.

Esta segunda situação que você citou agora, o que há de receita para a clínica é a locação do imóvel e ponto final.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 10:23

Mônica, você foi clara ao dizer que a a clínica recebe 30 mil do plano de saúde, paga impostos sobre este faturamento e "repassa aos médicos".

Como eu te disse, a empresa tem que definir: o que é faturamento.

Esta segunda situação que você citou agora, o que há de receita para a clínica é a locação do imóvel e ponto final.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Aline Marques

Aline Marques

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 29 junho 2012 | 10:26

Bom Dia,
Estou com dúvida de como fazer o lançamento do extrato bancário no livro caixa?

Eu estou colocando o valor do saldo total em recebimento quando ele é positivo , claro! Isso é correto?
E estou separando só as tarifas?
Isso é correto?

Att,
Aline Marques

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.