x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.084

Registro de atos contabeis

LUCIENE PEREIRA

Luciene Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 14:17

Bom dia, trabalho para uma empresa que fez uma alteração de capital com maquinas em 26/12/2011 essa alteração so saiu da Junta em 04/01/2012. Minha pergunta é: O lançamento das notas fiscais da compra dessas maquinas entrarão no balanço de 2011 ou 2012? E se for em 2011, existe alguma previsao legal para isso??/ por favor me ajudem!!!!

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 14:38

boa tarde,

A integralização deverá ser em conformidade com a data que consta na alteração contratual. Deverá ter uma clausula que fala da data de pagamento dessa alteração.
Mas essa alteração de capital se deu em função de entrada de sócio, capitalização de sócios, integralizaçã ode lucros acumulados...?

Atenc.

LUCIENE PEREIRA

Luciene Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 14:44

Oi, a alteração se deu por meio de capitalização de sócios. Eu penso assim o ato aconteceu em 2011 afinal os socios assinaram a alteração e mandaram para a Junta. Mas o fato só se deu em 2012 que foi quando o ato foi legalmente registrado. No meu vê eu só registraria em 2012. Mas não sei estou com essa duvida!!!

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 15:25

boa tarde,
A integralização ou a intenção de integralizar deve ocorrer na data de assinatura do contrato entre os sócios, independente da aprovação da junta comercial. Ocorrendo um fato que desfaça a negociação o valor deverá ser devolvido aos sócios.
Integralizado
D-caixa
C-capital integralizado

a integralizar
D-Capital a integralizar
C-Capital Subscrito

Se for integralizado em maquinas ou equipamentos basta substituir a conta caixa pela conta correspondente.

atenc.

LUCIENE PEREIRA

Luciene Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 15:34

Ok obrigada!! Na verdade eu fui questionada junto á SEFAZ aqui do acre, porque coloquei no balanço de 2011 o valor á integralizar de acordo com o lançamento que o senhor mesmo destacou acima. E o registro da integralização somente em 2012.

2011
D-Capital a integralizar
C-Capital Subscrito

2012
D-Maquinas e Equipamentos
C-Capital a integralizar

O senhor acha que fiz errado?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.