x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 14.971

Contabilidade de uma sociedade civil simples pura

Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Terça-Feira | 31 julho 2007 | 13:27

Caro amigos,

Estou terminando de abrir uma empresa (prestação de serviços de consultoria) no municípo do Rio de Janeiro do tipo sociedade simples pura, não confundir com simples federal na questão de recolhimento de impostos.

Já andei pesquisando sobre o assunto de contabilidade em uma empresa deste tipo e o melhor regime a ser adotado é o de lucro presumido, devido ao fato de quase todo valor recebido pela empresa ser lucro, estou certo?

As minha dúvidas são quanto a escrituração contábil, como devo fazer e o que fazer. Sei que por ser sociedade simples pura a escrituração contábil é simplificada mas o que devo contabilizar e como. Inicialmente terei somente um entrada mensal e de valor fixo, ou seja, somente emitirei uma nota por mês. Como realizar a contabilidade? Quais livros?

No contrato da empresa não foi atribuido pró-labore para nenhum dos sócio e/ou adiministradores. Sendo assim as retiradas serão feitas por antecipação de lucros. Como fazer? Em que livro?

Abraços.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 31 julho 2007 | 14:25

Amigo, boa tarde.

A princípio de tudo você deverá fazer os seguintes lançamentos:

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL - Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou natureza jurídica, necessita manter escrituração contábil completa, inclusive do Livro Diário, para controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os seus negócios.

Entretanto, não se trata, exclusivamente, de uma necessidade gerencial, o que já seria uma importante justificativa.

A escrituração contábil completa está contida como exigência expressa em diversas legislações vigentes, dessa forma, favor notar que inicialmente deverá proceder com a devida abertura da escrita contábil, que neste caso seria o seguinte:

ABERTURA DA ESCRITURAÇÃO
Empresa Nova ou em Implantação
O início da Escrituração Contábil terá por base o instrumento de constituição da empresa que, dependendo de sua natureza jurídica, poderá ser:

a) Empresário individual;
b) o Contrato Social;
c) a Ata da Assembléia de Constituição.

O Capital Social subscrito ou comprometido pelos sócios é que dá origem ao patrimônio da sociedade, nascendo ali um direito da empresa em relação aos seus participantes.

A integralização do Capital, ou seja, o cumprimento da obrigação pelos sócios, pode se dar de várias formas, sendo mais comum com dinheiro, com bens e/ou com direitos.

O correto é registrar, com a data da assinatura do instrumento de constituição, o compromisso assumido através do seguinte lançamento no diário:

D - Capital a Realizar Sócio "fulano de tal"
C - Capital Subscrito - Capital Social
Valor do capital subscrito......................R$ xxxx

Por sua vez, na data da integralização, pelos sócios, proceder-se-ia ao seguinte registro:

Observe-se que a conta a ser debitada vai variar em função da forma de integralização.

No exemplo, a integralização ocorre em dinheiro, porém, se fosse com um prédio, debitaríamos "Imóveis" e assim por diante.

D - Caixa
C - Capital a Realizar Sócio "fulano de tal"
Recebido para integralização do capital subscrito...........R$

Eis ai os primeiros lançamentos da empresa, obviamente que o amigo deverá contabilizar as taxas pagas na JUCERJ ou RCPJ, os lançamentos ficariam assim:

Pelo pagamento de taxas na JUCERJ ou RCPJ

D = Impostos e taxas municipais/estaduais
C= caixa ou Bancos.
Pgto ao XXXXX cf guia n/mes.............. R$ XXXX

Quanto aos recebimentos que voce disse ter:
Inicialmente terei somente um entrada mensal e de valor fixo, ou seja, somente emitirei uma nota por mês. Como realizar a contabilidade? Quais livros?((no aspecto de escrituração fiscal, verifique junto a prefeitura do seu munícipio))

NOTA IMPORTANTE: Verifique as retenções cabíveis para as devidas apropriações.

Contabilmente o registro far-se-á da seguinte maneira:(usei esse exemplo sem nenhuma retenção)

C = Serviços Prestados(CR)
D = Cliente ou Duplicatas a receber(AC)
Ps. caso o recebimento seja no mês posterior ao da prestação do serviços.

ou

C = Serviços Prestados(CR)
D = Caixa ou Banco (AC)
Ps. caso o recebiento seja a vista.

Vale lembrar meu caro Marcelo que este pequenino exemplo não esgota as diversas formas de classificação contábil, mas servirá de base para que o amigo prossiga a boa prática contábil de sua empresa, não equecendo de verificar cada acontecimento que advenha da atividade de sua empresa. ok? precisando do forum, disponha sempre.

Legendas:
CR = conta de resultado
AC = Ativo Circulante

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
 Wilian Moraes

Wilian Moraes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2007 | 14:40

Boa tarde !!!

Gostaria de lhe da uma dica para vc ter uma boa econimia tributária:

No seu caso que e uma empresa prestadora de serviços de consultoria vc pode transferir sua empresa para cidades de que tenha inscentivos fiscais.

Exemplo:

Se vc tem uma receita de R$ 50.000,00 , hoje deve estra pagando R$ 2.500,00 de ISS, em Municipios como Rio Bonito vc pagaria R$ 500,00, Deixaria de gastar R$ 2000,00 mensais, que dá uma média de anual de R$ 24.000,00

att,

Qualquer coisa estamos ai !!!

Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2007 | 15:54

Caro amigos,

Inicialmente obrigado pelas prontas respostas. Caro Wilson obrigado pela dica, já conhecia este tipo de artifício para diminuir a carga tributária, contudo na minha opinião eu não acho isso certo. No fundo isto é uma evasão de tributos municipais.

Quanto a escrituração contábil ainda tenho a necessidade de saber como proceder no seguinte caso. Como disse anteriormente terei somente uma entrada mensal e de valor fixo, contudo ao término da contabilização dos impostos a pagar irei repartir o lucro líquido entre os sócio nas devidas proporções. Como devo fazer isso mensalmente na contabilidade? Ao final do execício fiscal estas retiradas mensais devem bater com o lucro líquido apurado, estou certo?

Poderiam me fazer um exemplo deste procedimento?

Obrigado.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2007 | 14:26

Caro amigos,

Quanto a escrituração contábil ainda tenho a necessidade de saber como proceder no seguinte caso. Como disse anteriormente terei somente uma entrada mensal e de valor fixo, contudo ao término da contabilização dos impostos a pagar irei repartir o lucro líquido entre os sócio nas devidas proporções. Como devo fazer isso mensalmente na contabilidade? Ao final do execício fiscal estas retiradas mensais devem bater com o lucro líquido apurado, estou certo?

Poderiam me fazer um exemplo deste procedimento?

Obrigado.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Ulisses Barbosa Carrijo

Ulisses Barbosa Carrijo

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2007 | 16:14

Caro amigo,

como sua empresa é optante pelo Lucro Presumido, você poderá sim fazer a distribuição do seu lucro líquido (receita - impostos - despesas) proporcionalmente aos sócios, para tanto você deverá manter a escrituração contábil regular para dar suporte ao adiantamento de lucros, e sua distribuição nunca poderá ultrapassar o Lucro Líquido no encerramento do exercício fiscal, caso contrário o fisco pode entender como retirada de pro-labore disfarçada e tributá-lo.

O lançamento contábil é simples, e de várias maneiras, eu uso o seguinte:

Débito: Distribuição de Lucros (Patrimônio Líquido)
Crédito: Caixa

Assim quando se fizer o encerramento do exercício e lançado o lucro na conta de Lucros do Exercício, este anulará com a conta de Distribuição.

Espero ter ajudado.
Abraço.

UBC

VANDREGESILO CARLOS FERNANDES

Vandregesilo Carlos Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Economista
há 16 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2007 | 17:10

boa tarde, cláudio rufino!

gostei muito da sua explanação, pois vivo coisa quase semelhante, tendo em vista que peguei de uma mesma empresa exposta acima, mas já em funcionamento a dois anos e lançamentos só no livro caixa. gostaria de ter um exemplo desse procedimento para iniciar contabilizando de forma normal, sem ser só no livro caixa. como iniciar esses lançamentos de transferência?
vandregesilo

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2007 | 17:26

Vandregesilo, obrigado pela atenção.

Vamos por parte ok? ja que a empresa possui escrituração no livro caixa como voce mesmo disse, é mister que voce faça um levantamento do saldo das contas "patrimoniais": CAIXA, BANCOS insclusive APLICAÇÃO(se tiver), DAS CONTAS DO ATIVO IMOBILIZADO, SALDO DE FORNECEDORES, SALARIOS A PAGAR EM FIM. um levantamento geral de todos os saldos, a partir dai, será possivel iniciar a escrituração contabil, trnsferindo o saldo de cada conta, ok? na oportunidade dê uma olhada nesse link que o levará para os lançamentos de transferencia ou seja, o inicio de como voce deverá proceder.

https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=6337

Na dúvida volte a postar.
CR

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.